TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Estratégica nas empresas

Por:   •  26/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  987 Palavras (4 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 4

Matriz de atividade individual*

Módulo: Modelos Porter e planos de ação

Atividade: Estratégia de Empresas

Título:

Aluno: Rafael Moreira Estebanez

Disciplina: Gestão Estratégica

Turma: MBA Gerenciamento de Projetos

Introdução

  Analisar fatos e situações de algumas empresas nos requer bastante conhecimento sobre a mesma, do que é passado nela diariamente, qual a cultura da empresa e dos seus funcionários.

  Uma empresa passando por um momento não tão bom e anormal para seus funcionários faz com que os diretores se apressem a tomar decisões e medidas para solucionar esses problemas.

  Divergências, pontos de vista diferentes, aprovações e não aprovações são fatos comuns que acontecem na maioria das reuniões, ainda mais em uma situação não tão agradável que se apresenta a empresa.

  Se a meta dessa reunião é chegar a um denominador final que possa ajudar a empresa a passar por cima de todos os problemas, analisaremos os pontos fortes e fracos das recomendações feitas por um dos diretores presentes nesta reunião, e como potencializar os pontos fortes e neutralizar os fracos.

Situação da Grim Entretenimento S.A.

  A empresa Grim Entretenimento S.A. sempre fez seus funcionários se orgulharem de trabalharem na empresa por inúmeros motivos, mas o maior deles por serem a maior e melhor equipada empresa de entretenimento do país.

  Nos últimos 5 anos vem sendo combatida pela concorrência e nos 2 últimos vem sofrendo algumas derrotas para os mesmos, uma novidade para a empresa, na qual não se encontra preparada para enfrentar tais problemas, pois não foram treinados para isso.

  Com esse começo de turbulência, algumas demissões foram feitas, inclusive de funcionários antigos e muito respeitados por todos da empresa. Poderia ser pela inexperiência, talvez pela precipitação de alguns gerentes, mas o certo que os colaboradores não foram treinados para passarem por essa situação.

  Muitos gastos começaram a serem cortados, como gastos com pessoal, serviços de terceiros, refeições, presentes a fornecedores e clientes, decoração de escritórios, telefonia, entre outros, para isso contrataram 8 Auditores de contas para controlarem as despesas de cada setor. Esses fatos começaram a provocar brigas entre as áreas da empresa e ocasionou um ambiente de hostilidade entre diretores, funcionários e outros colaboradores da empresa.

  Então, foi proposta uma reunião de diretoria para a discussão do problema e para conseguirem buscar uma solução para os mesmos.

Posicionamento e recomendações do diretor escolhido

  O funcionário escolhido é o Salles, Diretor de Marketing muito competente que ajudou a empresa a ganhar 2 prêmios de Destaque do ano em Marketing.

  Ele acredita que a melhor forma de enfrentar um começo de crise é fazer investimentos em novos projetos, investimentos esses que os concorrentes, no seu modo de ver, estão fazendo muito bem e estão conseguindo crescer.

  Salles salienta que poucas campanhas promocionais estão sendo feitas, e as poucas que tem não estão obtendo o resultado esperado, por isso, ele deseja muito apresentar seu plano de Marketing aos diretores.

  Outra recomendação feita por ele é explorar um mercado potencial que ainda não foi explorado, que poderia significar um crescimento na receita de 100%, ressaltando que esse mercado ainda não foi visto pela concorrência. Acredita que um investimento de 30% da receita pode dar uma grande virada.

  Última sugestão do diretor e não menos importante, é realizar uma reunião ou conversa com os empregados para aliviar as tensões. Recreações, plano de incentivo com prêmios também são outras medidas que ele acha adequada para tornar o ambiente melhor.

  Através dos posicionamentos e recomendações descritas acima posso concluir que o diretor Salles possui muita coragem para lidar com os riscos que possuem um investimento em novos projetos no meio de uma crise, mas para quem quer vencer, esses riscos são comuns a qualquer projeto. Investindo no meio da crise pegaria seus concorrentes de surpresa, uma ótima estratégia de uma empresa com coragem e visionária.

Dois pontos fracos e dois pontos fortes para a Grim nas recomendações do diretor escolhido

Pontos Fortes:

 - Surpreender os concorrentes por investir em novos projetos no meio da crise, os deixando sem reação para competir.

- Tornar o ambiente mais agradável e leve após reuniões, confraternizações, planos de incentivo, tudo para que se unam e possam reagir a meio a crise.

Pontos Fracos:

- Riscos de o projeto não obter os resultados esperados e a crise na empresa aumentar.

- Acreditar que as discussões sobre as despesas são desnecessárias, apresentando assim um descuido com aspectos importantes para a saúde financeira da empresa.

Ações propostas, por esse diretor, para potencializar os pontos fortes e neutralizar os fracos

  Um dos pontos fortes da empresa é a promoção da sua marca, na área de Marketing, o diretor tenta potencializar tentando apresentar o seu plano de Marketing para os diretores e tentando aumentar e melhorar as campanhas  promocionais, que nos últimos tempos não vem obtendo os resultados esperados, mas sempre foi visto como um grande potencial da empresa que já obteve 2 prêmios na área.

  Uma das formas de neutralizar os pontos fracos, apresentado pelo Salles, foi a sugestão de reuniões com os empregados para aliviar as tensões, organizarem confraternizações, planos de incentivos com prêmios, entre outras coisas que faça com que o ambiente nebuloso fique mais aliviado, neutralizando o ponto fraco do momento da empresa.

Conclusão

  Embora o momento da Grim não seja muito animador, a empresa tem sua marca consolidada no mercado de entretenimento, e possui empregados competentes e que amam a empresa.

  Salles é um deles, um diretor de Marketing ambicioso, que acredita no poder de investimento da empresa em novos projetos para sair da crise, e que leva fé que uma equipe unida em um ambiente de trabalho leve e sem grandes tensões pode com toda certeza obter sucesso nesse grande desafio de voltar ao patamar de onde a Grim Entretenimento S. A. não deveria ter saído.  

Referências bibliográficas

Site: http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/a-melhor-estrategia-para-uma-empresa/72918

*Esta matriz serve para a apresentação de trabalhos a serem desenvolvidos segundo ambas as linhas de raciocínio: lógico-argumentativa ou lógico-matemática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (134.4 Kb)   docx (50.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com