TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão ambiental

Por:   •  30/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.664 Palavras (7 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 7

3.1 Identificação dos aspectos ambientais e avaliação dos impactos associados.

A JBS também tem feito grandes investimentos para melhorar a qualidade ambiental de seus processos produtivos com objetivo de reduzir o consumo de energia, água, emissões atmosféricas (CO2) e geração de resíduos.

As operações de abate e processamento de carne da JBS no Brasil possuem um dos menores níveis de emissão de carbono do mundo. Do total de energia direta (geração própria) consumida pela empresa em 2012, 92% foram provenientes de fontes renováveis como madeira, resíduos de madeira, cavaco, briquete, resíduos do processamento, bagaço de cana e casca de castanha de caju.

Em 2010, a partir de um amplo diagnóstico ambiental realizado em todas as suas unidades frigoríficas de bovinos no Brasil, a JBS estabeleceu um plano de investimentos ambientais que contempla mais de 270 projetos, com investimento total em torno de R$ 48 milhões. Esse plano de investimento contempla projetos relacionados ao tratamento de efluentes, gerenciamento de resíduos sólidos, emissões atmosféricas e de gases de efeito estufa, projetos de otimização no uso de água e outros temas.

Em 2011 a empresa iniciou um processo de implementação do Sistema de Gestão Ambiental (SGA), com base na NBR ISO 14001:2004, em todas unidades frigoríficas do grupo. O Sistema de Gestão Ambiental (SGA) implementado e certificado na unidade de Campo Grande II em 2012 está sendo utilizado como modelo para as demais unidades da companhia.

Foram estabelecidas ainda diretrizes específicas para a gestão do consumo de água e gerenciamento de resíduos sólidos a partir do desenvolvimento de projetos de ecoeficiência. Um bom exemplo disto é o reaproveitamento energético (queima de biomassa dentro de caldeiras para geração de energia e calor) de resíduos sólidos provenientes do abate de bovinos, evitando que esses resíduos sejam destinados à aterros. Também foram realizados diversos projetos relacionados ao uso eficiente de água nos processos industriais e outros usos, que viabilizaram a redução no consumo de água em 6%, representando a economia de mais de 1,8 trilhão de litros de água. Atualmente todas as unidades frigoríficas possuem metas de consumo de água relativas aos volumes de produção.

Todo esses conjunto de projetos e investimentos reforça o compromisso da JBS em minimizar os impactos ambientais relacionados às suas atividades e estabelecer diretrizes, metas e objetivos para a melhoria contínua de seu desempenho operacional, tornando os processos produtivos cada mais eficientes e sustentáveis.

Na JBS Foods, a companhia desenvolve e implementa ações pioneiras e políticas abrangentes de responsabilidade socioambiental empresarial em sua cadeia produtiva, com objetivo de garantir a sustentabilidade de seus negócios no longo prazo.

Tabela do consumo de agua na unidade de Passo Fundo

[pic 1]

A media de consumo é de 17,17 e hoje é gasto 21,47, mas empresa esta trabalhando para que essa situação mude pois é cobrado de todos os colaboradores para que evitem desperdício de agua.

Sistema de tratamento de efluentes
A JBS Foods Alimentos orgulha-se em possuir em todas as suas unidades produtivas, avançados sistemas de tratamentos de efluentes líquidos, capazes de garantir excelentes resultados no tratamento de toda a água utilizada em seus processos de produção. Após ser tratada, a água que é lançada nos rios, apresenta melhores condições e qualidade do que a própria água deste manancial antes da sua captação. A JBS Foods segue como meta, atingir os resultados de lançamento dos seus efluentes perante os padrões mais rigorosos existentes entre as legislações vigentes no país, desta forma garante um rígido padrão de qualidade final dos seus efluentes, atendendo a todas as normativas vigentes e acima de tudo garantindo um meio ambiente equilibrado, contribuindo para manutenção da flora e fauna locais.

Todo esse trabalho é resultado de uma grande dedicação e monitoramento constante, de forma que além de garantir o atendimento à legislação, contribua também para uma diminuição da emissão de gases de efeito estufa e a diminuição da pegada hídrica das unidades fabris e demais plantas da companhia.

Programa de utilização de energia renovável
Em todas as suas unidades a JBS Foods desenvolve o Programa de geração energética mais limpa, que visa garantir o uso de combustíveis totalmente renováveis para a geração de energia em suas indústrias. O objetivo deste programa é evitar o uso de combustíveis fósseis, que além de serem recursos finitos são mais poluentes.

Em sua matriz energética, a JBS Foods utiliza como principal combustível a madeira comprovadamente de reflorestamento das espécies eucalipto, acácia ou outro exemplar classificado como exótica, além de óleo animal extraído dos seus efluentes líquidos e gás natural.

Ações como essa fazem com que a JBS Foods não seja responsável direta ou indiretamente por desmatamento, além de reduzir a emissão de gases de efeito estufa de seus processos e reduzir a utilização de recursos naturais.

Programa de Quantificação e Compensação de Emissões
Desde 2010 a JBS Foods quantifica as emissões de gases de efeito estufa de todas as suas operações, sendo auditadas por terceira parte desde 2011.

Essas informações tem sido utilizadas pela companhia para estabelecimento de metas, acompanhamento de performance, reportes corporativos, atendimento a investidores, parceiros e clientes, entre outros fins.

Em relação às emissões totais do grupo em 2012 (emissões neutras mais consideradas), 17% das emissões da companhia são emissões neutras, ou seja, de origem renovável. Isso demonstra um compromisso da JBS Foods em adquirir energia de fontes renováveis. E o compromisso da empresa é de aumentar esse percentual ao longo dos anos.

Quando comparada as emissões de forma relativa ao longo dos anos, é possível verificar uma melhora no desempenho da empresa, apresentando uma diminuição das emissões quando comparado com 2010. Porém, a empresa sabe que essa gestão deve continuar sendo realizada nos próximos anos, com o objetivo de melhorar ainda mais esse desempenho.

Além disso, a empresa deve caminhar para uma cultura de compensação de suas emissões, de forma a ter um impacto cada vez menor no ambiente. Ações pontuais de compensação são realizadas pela empresa, que também pretendem ampliar a abrangência de suas ações nesse aspecto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (202.4 Kb)   docx (154 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com