TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão ambiental

Por:   •  18/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  363 Palavras (2 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 2

Para cada tipo de empreendimento/situação abaixo, elabore soluções em relação a geração de energia. Justifique tecnicamente, especialmente citando as vantagens do(s) tipo(s) frente a situação indicada.

- uma rede de supermercados distribuida por toda a cidade de são luís.

- uma vila de pescadores da região das ilhas de cururupu, de difícil acesso.

- uma cidade super-populosa com reduzido espaço geográfico, que atravessa uma grave crise energética.

O tipo de fonte de geração a ser utilizada depende da localidade. Para uma rede de supermercados onde a demanda de energia é muito grande pode-se pensar em soluções como a instalações de placas solares afim de reduzir os custos no pagamento de energia. Onde as mesmas podem ser instaladas na fachada, no estacionamento se o mesmo for coberto. A energia produzida por essa fonte poderia ser redirecionada para as câmeras de refrigeração e as torres de resfriamentos., obtendo dessa forma uma economia mensal na conta de energia.

As ilhas de Cururupu pode-se utilizar a geração de energia por meio solar e eólica, pois possuem aspectos favoráveis como bastante vento e sol. Onde a combinação é adequada porque a ilha se encontra próximo do Equador, com boa irradiação solar, e com um significativo potencial eólico, não esquecendo do uso de baterias como uma forma clássica de armazenar energia, para que se possa atender à demanda energética nos momentos de baixo potencial eólico e solar. Como resultados podemos citar a melhoria na qualidade de vida dos moradores da Ilha, proporcionando benefícios econômicos com a possibilidade de estocar o pescado, principal atividade econômica dos moradores, e também uma melhoria na educação devida ao fato da escola poder funcionar à noite para a educação de adultos.

Pensando-se em uma cidade super populosa com uma grave crise energética temos que pensar em uma fonte que produza resultados imediatos. Para a solução imediata do problema, podemos usar a energia termoelétrica pois em comparação com usinas hidrelétricas, são mais rápidas para se construir, podendo assim suprir carências de energia de forma mais rápida. Pode fornecer energia de modo que não haja falta. Pode ser instalado próximo de lugares onde a energia vai ser consumida, dispensando custos de instalação e prejuízo com perdas de energia sofridas durante o transporte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (64.3 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com