TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão da Qualidade Cervejaria

Por:   •  27/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.941 Palavras (8 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 8

Sumário

1)  O negócio......................................................................................................4

2) Fatores de competitividade............................................................................5

3) Diferencial competitivo...................................................................................6

4) Característica do produto...............................................................................7

5) Macro-Processo.............................................................................................8

6) Fatores críticos de sucesso..........................................................................10

7) Processos que podem comprometer a proposta da qualidade.....................11

8) Conclusão.....................................................................................................13

  1. O NEGÓCIO

Ao fazer a análise de mercado vimos a grande oportunidade de uma produção de bebidas artesanais, mesmo sabendo a grande sazonalidade desse negócio. Com o crescimento do mercado, as cervejarias artesanais começaram a ganhar espaço no Brasil e a despertar o interesse das grandes empresas. Como o Brasil é um dos maiores consumidores no mundo, o número anual de litros consumidos por habitante cresce a cada ano.

De acordo com os dados da Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe, 2016), seu consumo é maritalmente masculino, na faixa etária dos18 aos 65 anos, mas mulheres de 30 a 65 também gostam de apreciar o sabor desse tipo de bebida. As microcervejarias se caracterizam, na maior parte das vezes, pela produção de pequenas quantidades de cerveja, desenvolvidas com ingredientes especiais, maior quantidade de malte por hectolitro e em micro indústrias de origem familiar.

O fato de conhecer bem o público que consome ou consumirá a cerveja, bem como monitorar a concorrência, nos dá uma vantagem competitiva. Oferecer um produto ou serviço diferenciado será determinante na preferência do cliente e em sua disposição em pagar a mais pelo valor agregado percebido. A proposta será fundamentada em oferecer produtos com formulações únicas, que é o grande apelo das cervejas artesanais.

Destaca-se como um diferencial com forte valor agregado a utilização de matérias-primas (insumos) de alta qualidade, respeitando os processos de fabricação minuciosos.

  1. FATORES DE COMPETITIVIDADE

O principal objetivo da gestão de qualidade é promover melhorias contínuas no processo produtivo para melhor atender ao cliente, logo o processo de decisão vai muito além da simples comparação entre preço e o benefício que o produto trará para o consumidor. A escolha de um produto depende de um conjunto de variáveis tais como: emoções, sentimentos, lembranças, cultura, grupos de convivência, entre outros. O que vai nos diferenciar, então, é o fato de conhecer bem o público que consome ou consumirá sua cerveja, bem como monitorar o que a concorrência dispõe.

Oferecer um produto ou serviço de qualidade será determinante na preferência do cliente e em sua disposição em pagar a mais pelo valor agregado percebido. Nossa será fundamentada em oferecer produtos com formulações únicas, que é o grande apelo das cervejas artesanais. Destaca-se como um diferencial com forte valor agregado a utilização de matérias-primas de alta qualidade no processo produtivo.

Quando o produto não se diferencia de seus concorrentes, as empresas buscam outros meios de distinguir seu produto e outros modos de atrair a atenção dos consumidores.  Com isso, outro fator é a propaganda, que destacará atributos objetivos, mas também recorrerá a fatores subjetivos para atrair a decisão de compra do consumidor. Esperamos que a propaganda seja mais eficaz, utilizando as redes sociais para compartilhamento de informações do produto. Deve-se entender como e porque as decisões são tomadas, e com base em que informações e expectativas. Assim, a nossa empresa pode direcionar melhor suas ações com o objetivo de aumentar sua parcela no mercado. Um dos objetivos da propaganda é mostrar que a nossa marca poderá satisfazer melhor as necessidades do que o fará as concorrentes.

Após pesquisas realizadas, foi notado que o público consumidor de bebidas artesanais se preocupa mais com o sabor, qualidade e status do que o valor da bebida. Com o aumento da popularidade das cervejas artesanais, mais consumidores estão procurando essa opção para presentear ou apenas para consumir em locais públicos, ou até mesmo em casa publicando fotos em rede sociais e fazendo assim a propaganda da mesma. As empresas investem em qualidade e na construção e fixação da marca na mente dos consumidores.

  1. DIFERENCIAL COMPETITIVO

Maslow (1970) acredita que o consumidor está sempre predisposto a consumir mais e mais, desenvolvendo novas necessidades, muitas vezes com o incentivo da propaganda ou sendo estimulado pela família, amigos ou outros grupos.

 O consumidor tem como motivação o alcance de metas particulares para a satisfação de seus desejos e necessidades. Quando um produto é escolhido ele acredita que o mesmo trará um pacote de benefícios.

No ambiente varejista, Mattar (2011), afirma que estratégia de diferenciação está baseada na diferenciação pelo mix (variedade) de produtos, qualidade dos serviços, localização, tecnologia, formato de varejo ou layout da loja. O esforço da empresa é no sentido de fixar os valores extrínsecos na mente de cada consumidor. Um bom exemplo, nesse caso, é fortalecer nossa a marca. Abaixo encontram-se fatores utilizados pela empresa.

  • Utilização de insumos legítimos
  • Qualidade da Cerveja
  • Diferenciação do Produto
  • Quadro de funcionários enxuto

Segundo Porter (2009), existem três tipos de posicionamentos, e o que se encaixa no nosso negócio é basear nas necessidades que foca em conhecer melhor um tipo de mercado e desenvolver estratégias para um tipo ou perfil de cliente.

  1. CARACTERÍSTICA PRINCIPAL DE QUALIDADE DO PRODUTO OU SERVIÇO

A característica principal da nossa cerveja é a presença marcante do lúpulo. Por isso, o seu amargor é esperado e muito apreciado. Esse ingrediente também é responsável por trazer aromas bastante acentuados. 

As cervejas também levam percentuais altos de maltes especiais. Combinados com o lúpulo, eles provocam um ligeiro sabor de caramelo torrado, além da adição de aromas suaves como o das frutas, atingindo um público mais feminino. Nas versões norte-americanas, essa manifestação no paladar é ainda mais suave que nas europeias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (257 Kb)   docx (216.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com