TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão da Tecnologia

Por:   •  28/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.873 Palavras (16 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

...............................................................................................................................

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO

ANTONIO CARLOS DO NASCIMENTO LEMOS – RA: 268052013

PORTFOLIO

Gestão da Tecnologia

...............................................................................................................................

Guarulhos

2016

ANTONIO CARLOS DO NASCIMENTO LEMOS

PORTFOLIO

Gestão da Tecnologia

Trabalho apresentado ao Curso engenharia de produção  da Faculdade ENIAC para a disciplina  Gestão da Tecnologia.

Prof. Daniel Mariano

Guarulhos

2016

[pic 2]

Resumo

Visão do conhecimento

Quando dizemos que a visão do conhecimento é uma importante fonte de vantagem competitiva para as organizações modernas, não estamos apenas justificando a existência deste livro nem sua boa escolha, leitor, ao adquiri-lo. de fato, a visão do conhecimento é a ignição que promove todo processo de criação e gestão de conhecimento. nas palavras de krogh, ichijo e nonaka (2001, p. 130): “[...] a visão do conhecimento enfatizará a importância da criação de conhecimento como função organizacional, inserindo-a na agenda a alta administração.”

Comprometimento com uma trajetória

A visão do conhecimento exige o comprometimento de toda a organização, sobretudo do alto escalão, tanto com o atual cenário de conhecimento no qual ela atua quanto com o futuro cenário no qual ela atuará e com o desenvolvimento dos conhecimentos que permitirão essa mudança. nesse caso, o comprometimento também está atrelado à estabilidade do processo. uma vez que a visão estratégica da organização é voltada para médio e longo prazos, uma alta frequência de mudanças na visão do conhecimento dificultaria o trabalho dos indivíduos envolvidos em processos de criação do conhecimento.

Fecundidade

Mais do que a criatividade, esse critério tem a imaginação como principal valor. ainda que muitas vezes ela seja compreendida, erroneamente, por um viés pueril, a imaginação pode e deve ser incentivada em nível organizacional. é papel da visão de conhecimento garantir um espaço para que as pessoas possam sonhar com o futuro.

Especificação do estilo

A relação com o desenvolvimento de mapas mentais não significa que a visão do conhecimento está restrita ao interior da cabeça das pessoas. pelo contrário! a visão do conhecimento deve ser expressa uniformemente para toda a organização, da mesma maneira que a visão estratégica. de fato, em muitos casos, acreditamos que a visão do conhecimento deve ser expressa na própria visão estratégica, já que, como gostamos de frisar, o conhecimento se mostra cada vez mais como o principal recurso das organizações modernas. o ponto crucial deste critério, contudo, é expressar a visão do conhecimento para a organização.

Foco na reestruturação do sistema de conhecimentos vigentes

Muitas vezes a visão do conhecimento não deve focar a manutenção, mas sim a inovação de conhecimentos. isso significa que ela deve mirar para além das experiências que resultaram em sucesso no passado. um dos valores da livraria cultura retrata bem essa ideia ao afirmar: “nossa premissa é que, se algo funciona, já está obsoleto”.

Foco na reestruturação do atual sistema de tarefas

Uma vez que a inovação ocorre no sistema de conhecimento da organização, é um tan- to óbvio que isso se reflita em suas atividades. afinal, se abandonamos os conhecimentos passados, devemos fazer o mesmo quanto às práticas relacionadas a eles. assim, as tarefas também devem ser reinterpretadas à luz dos novos conhecimentos.

Comunicação de valores externos

Ao falarmos sobre o critério de especificação do estilo, afirmamos que a visão de conhecimento não deve ficar apenas na mente dos estrategistas da organização, mas deve ser posta como uma declaração documentada.

Comprometimento com o desenvolvimento da competitividade

Você já deve ter notado que uma de nossas funções neste livro é lembrá-lo a todo o momento que a gestão do conhecimento tem como objetivo final a criação e o desenvolvimento da competitividade — que nada mais é do que a capacidade de uma organização em implantar com sucesso estratégias que lhe permitam manter ou ampliar sua posição no mercado. este critério apresenta-se como uma ocasião propícia para retificar tal proposta.

Construção de cenários

A visão de conhecimento é fruto de um processo de tomada de decisão, assim como orienta outras tomadas de decisões. paralelamente, ela pode indicar um processo de construção de cenários e orientar outras construções — lembre-se dos mapas mentais dos quais falamos no tópico anterior. o cenário de que falamos aqui é a descrição coerente de um futuro provável, feita com base em um conjunto de hipóteses, as quais essas formadas a partir da análise do desenrolar de acontecimentos presentes. compreender e aplicar a construção de cenários como prática estratégica é, portanto, essencial para o Desenvolvimento da visão do conhecimento.

Determinação de ambientes favoráveis à criação de conhecimento (contextos capacitantes) o desenvolvimento de contextos capacitantes, é um ponto relevante para a estratégia da organização. pensemos, por exemplo, que a elaboração da visão de conhecimento de uma organização é o produto de um longo processo baseado principalmente nas conversas e discussões entre os diretores ou gerentes seniores. seja por e-mail, telefone ou pessoalmente, essas conversas e discussões acontecem em uma base , que promove a criação de conhecimento — nesse caso, a visão do conhecimento.

Planejamento da “aprendizagem organizacional”

Para entendermos de forma simples o que é o planejamento da aprendizagem organizacional, vamos começar pensando em duas perguntas: quais conhecimentos precisamos criar para o futuro? como criar tais conhecimentos? como já dissemos anteriormente, a primeira pergunta diz respeito ao cerne da visão do conhecimento. a segunda trata diretamente do planejamento de aprendizagem — que não deixa de ser um planejamento estratégico.

Desenvolvimento de estratégias para gc a partir de pessoas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.3 Kb)   pdf (208.6 Kb)   docx (66.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com