TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Pessoas Engenharia de Produção

Por:   •  31/3/2020  •  Abstract  •  851 Palavras (4 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 4

Nome do aluno: Janusz Douglas Lesniewski

Curso: Engenharia de Produção

Período: 7º

Professor: Jackeline de Sousa França

Disciplina: Gestão de Pessoas

Data:

Valor: 5

[pic 2]

Obs.*A prova deverá ser feita com caneta azul ou preta. A prova feita a lápis não terá direito à revisão de nota.**O tempo mínimo de permanência em sala de aula durante a prova é de 30 minutos. Devendo o aluno permanecer em silêncio. ***O tempo máximo de atraso para chegada no dia da prova é de 20 minutos.

1)Qual a mudança ocorrida com relação ao campo de conhecimento das Ciências Comportamentais?

2)        Que tipo de situações poderiam ser evitadas se as pessoas se conhecessem melhor?

3)        Qual é a preocupação da Psicologia Organizacional com relação ao ser humano em situação de trabalho?

A Psicologia do trabalho é uma disciplina ao mesmo tempo teórica e aplicada, que busca, mediante o uso de conceitos, modelos e métodos procedentes da Psicologia, descrever, compreender, predizer e explicar o comportamento laboral de indivíduos e grupos, assim como os processos subjacentes ao mesmo. Objetiva ainda a intervenção, tanto sobre a pessoa como sobre o trabalho, com o propósito de melhor satisfazer as necessidades dos trabalhadores, sem nunca esquecer de incrementar os benefícios e rendimentos da empresa.

4)        Quais as consequências psíquicas dos esforços feitos para resolver situações desagradáveis?

A exaustão emocional, ao contrário do que se pode pensar, não está atrelada às condições de uma tarefa em si, mas a situações desagradáveis que acabam levando a um estresse psicológico.

5)        Qual a diferença entre Ciências Exatas e Comportamentais com relação ao seu objeto de estudo?

Ciências Exatas utilizam a matemática e a lógica para resolver problemas, as humanas estudam a sociedade, o ser humano e os fenômenos sociais. Já as biológicas, estudam os seres vivos e sua origem, evolução, funcionamento e relação com o meio ambiente.

Ciências Comportamentais engloba as várias disciplinas que exploram os processos cognitivos dentro dos organismos e as interações comportamentais entre organismos no mundo natural. Exemplos de ciências comportamentais incluem psicologia, psicobiologia, antropologia e ciência cognitiva.

6)        Quais os dois requisitos básicos para um conhecimento ser considerado científico?

Objetividade e positividade

7)        Como o enfoque Taylorista concebia o comportamento humano?

Fica evidente, portanto, que o taylorismo se encontra inteiramente relacionado à psicologia organizacional, visto que seus estudos se completam por meio dos conhecimentos de linhas organizacionais no relacionamento de pessoas. Já que também se valia da obtenção de resultados por meio dos métodos da administração científica, que necessitava eliminar comportamentos supérfluos que prejudicassem o desenvolvimento produtivo.

8) Com relação à teoria de Taylor, qual a crítica que o texto faz com relação às soluções generalistas?

9) O que é Personalidade?

é o conjunto de características psicológicas que determinam os padrões de pensar, sentir e agir, ou seja, a individualidade pessoal e social de alguém.

10) Por que a descrição de uma personalidade é difícil?

11) O que é o processo de percepção?

Para a psicologia a percepção é o processo ou resultado de se tornar consciente de objetos, relacionamentos e eventos por meio dos sentidos, que inclui atividades como reconhecer, observar e discriminar. Essas atividades permitem que os organismos se organizem e interpretem os estímulos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (162.9 Kb)   docx (58.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com