TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao De Pessoas Introducao A Engenharia De Producao

Ensaios: Gestao De Pessoas Introducao A Engenharia De Producao. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Estadual de Maringá

Relatório-Introdução a Engenharia de Produção

Tema: Trabalho em equipe, gestão de pessoas e recursos.

Aluno: William Belini

Ênfase: Agroindústria

Introdução

Nas ultimas aulas de Introdução a Engenharia de Produção, a professora Olivia Toshie Oiko propôs aos alunos que formassem uma bancada de produção e avaliação de envelopes. Com três pseudo representantes de uma fábrica que deveria produzir os envelopes, e três pseudo clientes, quem deveriam avaliar o produto e dizer se está a seu gosto ou não.

Objetivos de desempenho

O objetivo geral foi o de proporcionar aos alunos do curso uma visão mais profunda do cotidiano de uma empresa.

O objetivo especifico foi o de criar um produto fiel ao modelo dado, colocando concorrência entre duas empresas, que no caso seriam os alunos do curso, visando uniformidade e redução de custo.

Teoricamente, os que fizessem o produto mais uniforme e fiel ao modelo dado, teria a preferência dos clientes, que no caso, também eram alunos do curso. Além é claro dos colaboradores, quem davam palpites e sugestões aos colegas que estavam na bancada.

Organização do trabalho

A organização do trabalho foi algo relativamente simples, alguns dos alunos imediatamente relacionaram o processo a uma linha de montagem, na qual cada um teria uma tarefa especifica. Como foram pegos de surpresa, realizaram sem um planejamento prévio, o que resultou em produtos desiguais, ou seja, não uniformes como sugerido pela professora, sendo o produto reprovado pelos clientes. Tinham em mãos, papel, tesoura, canetas, réguas, papel colorido e um modelo do projeto. Com os quais deveriam fazer da melhor forma possível. Os métodos são questionáveis, pois não seguiram qualquer padrão no início, porém, logo de serem julgados, aperfeiçoaram-se e, não perfeito, fizeram um trabalho “melhor”, ou seja, o produto (no caso o envelope) foi mais fiel ao modelo pré-estabelecido e agradou mais os clientes.

Sugestões de melhoria

Acredito que, se houvesse um planejamento mais objetivo de questões aplicáveis, que fossem utilizadas para manter o padrão no produto, tempo que não foi devidamente aproveitado pelos nossos colegas, quem se dispuseram a fabricar os envelopes. O uso dos recursos também ficou vago, pois poderiam agilizar o processo, caso cada um tivesse uma função independente a do outro na “fabrica”. No caso da fabricação em especial, as vezes havia até dois dos “funcionários” esperando pelo outro, deixando outros serviços que poderiam ser feitos neste tempo, para depois. Coisa que, afunilou o correr suave e ágil da produção. Acredito que se houvesse melhor distribuição de tarefas e instrumentos, e tivessem dedicado um tempo melhor aproveitado ao planejamento, o produto sairia de uma forma mais viável e agradável aos olhos dos clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com