TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Projetos e Processos: Uma Estratégia no Desenvolvimento do Negócio e na Geração de Resultados

Por:   •  20/6/2019  •  Artigo  •  6.424 Palavras (26 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 26

Gestão de projetos e processos: uma estratégia no desenvolvimento do negócio e na geração de resultados

Antonio Lucas Marreiro Carlos

MBA em Gestão da Qualidade e Engenharia da Produção

Instituto de Pós-Graduação – IPOG

Fortaleza-Ceará-dezembro/2018

Resumo

O tema proposto é sobre a estratégia no desenvolvimento do negócio e na geração de resultados, desenvolvido com base nos conceitos e técnicas acerca da gestão de processos e gerenciamento de projetos, para que atenda às exigências do mercado. A proposta da pesquisa é a utilização de uma metodologia de gestão de processos como base de um novo processo de gerenciamento de projetos alinhado às estratégias organizacionais para uma gestão de resultados. No contexto atual, no mundo dos negócios, um dos adjetivos mais usados é a competitividade, por isso, os gestores, estão na constante procura por diferenciais que possam trazer maior vantagem competitiva. Nesse contexto, o objetivo é discutir a importância de uma gestão de processos e projetos integrada à gestão da estratégia da organização, pelo fato de que as mesmas têm encontrado dificuldades para manter a execução de seus projetos alinhada à estratégia da relação causa-efeito entre elas. Para tanto, o trabalho foi desenvolvido através de estudos bibliográficos na qual se aprofundou nas obras de alguns autores que colaboraram para aprofundar o referido assunto e pela pesquisa em sites da Internet com artigos acadêmicos, monografias entre outros. Pôde se constatar com os resultados da pesquisa que a gestão de processos e projetos demanda recursos de um mesmo departamento, sobretudo exige planejamento e controle adequados.

Palavras-chave: Gestão de Processos. Gerenciamento de Projeto. Gestão de resultados.

1. Introdução

Este artigo descreve um estudo sobre a administração de resultados organizacionais focando na gestão de processos e projetos, uma das partes fundamentais para que as empresas alcancem melhores frutos e sucesso em suas atividades. Gerir através da gestão de processos e projetos possibilitam ações que constroem a rotina e o funcionamento de uma organização por dar sustentação ao trabalho e o propósito da equipe.

Okumus (2001) citando Kronmeyer Filho; Kliemann Neto (2005), quando fundamentam seu modelo de estratégia discute que os projetos são conduzidos sem uma visão sistêmica coordenada sob os impactos na estratégia. Com isso diz ser necessário empregar uma metodologia que viabilize uma gestão sistêmica da estratégia com projetos, dentro da perspectiva global da estratégia, e estimular no gestor de projeto um comportamento sistêmico.

Segundo ainda este autor os projetos devem estar conectados e alinhados com a própria estratégia, concretizando a gestão proativa que identifica eventuais desvios de desempenho de projetos que eventualmente venha a contaminar o cumprimento da estratégia.

As organizações neste cenário competitivo buscam a excelência operacional e de qualidade para seus negócios. Neste contexto, Basgal et al. (2009) menciona que as empresas normalmente programam suas estratégias por meio de uma carteira de projetos alinhada ao planejamento estratégico. Por conta disso, buscou-se identificar possíveis oportunidades de melhoria no processo de gestão de projetos e assim prover suporte à sua melhoria.

Muitas empresas tendem a procurar meios de ganhar vantagem competitiva em relação à concorrência. Entretanto, de nada adianta se, dentro da própria empresa, as estratégias não estão integradas com o gerenciamento de projetos com visão sistêmica dos processos organizacionais, por exemplo. Portanto, é preciso atentar-se para os problemas de planejamento e como aperfeiçoar os próprios processos internos e externos de forma produtiva para todos os envolvidos.

Muitas informações são produzidas ou recebidas durante o ciclo de vida de um projeto, cabendo ao gerente identificar, administrar e distribuir essas informações. O gerenciamento de projetos requer do gerente habilidades e técnicas e um bom plano de comunicação pode ser a chave principal para que a execução e o controle do projeto tenha sucesso. Porém, muitos profissionais acreditam que tem habilidades de comunicação, e por esta razão, não se é dado à devida importância, enfim, um processo que coordena as atividades, as informações e decisões, precisa reunir critérios, planejamento bem como a arte de se comunicar (SAMAD, 2013).

Dessa forma, o gerenciamento de projetos tem sido tema presente na literatura e também na prática organizacional. Portanto, as empresas precisam identificar formas de gerenciamento que sejam capazes de gerar vantagem competitiva. O gerenciamento de projetos torna-se fundamental na busca para atender objetivos, cumprir prazos e custos, bem como proporcionar conhecimentos em diversas áreas e atender a um só objetivo.

Nesse sentido, a justificativa encontrada para esta pesquisa pode ser argumentada pela importância de investigar com base em estudos bibliográficos, as práticas de gerenciamento de projetos utilizadas pelas empresas. Surgindo assim, a intenção de conhecer melhor os pontos relevantes de uma boa gestão e a partir daí, poder interferir positivamente nos resultados alcançados. Nesse cenário, a escolha do tema partiu do princípio de que a gestão de processos e projetos têm papel relevante na sustentabilidade do negócio nas organizações.

Para tal, o trabalho tem por objetivo discutir a importância de uma gestão de projetos e processos integrada à gestão da estratégia da organização, pelo fato de que as mesmas têm encontrado dificuldades para manter a execução de seus projetos alinhada à estratégia da relação causa-efeito entre elas.

A metodologia utilizada consiste da pesquisa bibliográfica, por meio de livros, artigos científicos, trabalhos publicados, com a finalidade de obter maiores informações sobre o tema proposto. Para tanto, foram levantadas informações, utilizando-se as principais referências no tema. Encerrando esta introdução, o debate sobre o tema que se propôs, traz os autores bastantes questionamentos em que se pretende aprofundar.

2. Revisão bibliográfica

Na revisão bibliográfica o trabalho expõe as investigações obtidas durante a pesquisa e o aprimoramento do assunto na realização deste. Serão expostos assuntos relacionados à projetos e estratégia, gerenciamento de projetos, gestão de processos, gestão de resultados. Neste contexto, foram estudados alguns fundamentos utilizados na gestão de processos e no gerenciamento de projetos, bem como a aplicação de algumas destas metodologias.

2.1 Projetos e a realização da estratégia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.9 Kb)   pdf (372.6 Kb)   docx (975.2 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com