TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Obras civis: funções, processo e produto

Por:   •  24/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.440 Palavras (6 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 6

Discente: Joana Pinheiro Fuchs Ramos

Matrícula: 15100526

 

  1. Túnel
  1. Análise funcional: Permitir a passagem de veículos e/ou pessoas sob grandes massas.
  2. Sistemas e subsistemas: Inicialmente é verificada a necessidade de passagem por determinada região, então são feitos estudos para identificar a situação mais viável e se esta for um túnel é preciso estudar o terreno por onde ele vai passar pois este é um ponto crucial na definição do método de perfuração. do se inicia com a definição do melhor. Definido que será realizado o túnel e sua localização é necessário verificar se os terrenos onde será construído estão livres de proteções ambientais/legais e a quem pertencem. Também deve ser analisado o entorno da construção, já que a abertura do canal pode interferir nas em outras estruturas.

A partir deste ponto inicia-se a perfuração, antes dela podem ser necessários serviços de terraplanagem nas imediações para que o terreno fique de acordo com o solicitado pelo projeto. A perfuração em si pode ser feita com diversas técnicas dependendo o tipo de substrato, a região e da geometria do túnel(se é uma linha reta, se tem curva, intersecções…). Logo após a perfuração é necessário começar a rede elétrica e de água, para alimentação de equipamentos e/ou uso dos funcionários que podem estar nas imediações.

A estruturação do túnel também admite muitas técnicas de acordo com todos os fatores já citados.

Então pode-se iniciar o processo de pavimentação da via e instalação de postes para iluminação interna que não é obrigatória em todos os tipos de túneis.

Por fim são finalizados os acessos e o túnel pode ser aberto ao público

  1. Muro de arrimo por flexão
  1. Análise Funcional: Impedir que deslizamento de terra causem desastres prejuízos a diversas partes.
  2. Etapas: Identificado o ponto de possível deslizamento deve-se identificar o melhor tipo de contenção, escolhendo o muro de arrimo por flexão o trabalho se inicia com escavação e lançamento de um lastro de brita para depois iniciar a execução da laje de fundo que é essencial para a estabilidade da estrutura. Esta laje precisa ser mais espessa que o usado em outras lajes, pois resiste a maior parte dos empuxos por flexão. A técnica mais comum é de concreto armado, onde são usadas formas para determinar a forma da peça, aço para garantir a resistência à tração e, finalmente, o concreto para resistir à compressão.

Antes da parte vertical é necessário montar o sistema de drenagem, pois o acúmulo de água pode ser prejudicial ao muro e a massa de terra que este segura, este sistema pode ser feito com pequenos tubos de pvc ao longo do muro ou com um tubo de drenagem envolto por uma manta geotêxtil é posicionado entre a parede e a encosta que conduzirá a água até a rede de drenagem.

A parte vertical deve ser inclinada para que a distribuição de esforços se concentre na base, que é a parte mais rígida da estrutura. Para garantir isso é muito importante garantir o engaste entre a parte vertical e a horizontal.

No método de concreto armado após a escavação é feito o lastro de brita, seguido da montagem das formas e posicionamento de armadura. O lançamento do concreto para a base é feito primeiro, é necessário prestar muita atenção nas juntas. Dependendo da altura do muro é necessário dividir a concretagem em duas ou mais etapas.

[pic 1]

  1. Edifício escolar
  1. Análise funcional: Abrigar pessoas durante o período de aula e entre estes, garantindo critérios básico de conforto térmico e acústico.
  2. Etapas: Antes da aquisição do terreno é necessário que se verifique o plano diretor da cidade conferir se é permitido a construção de uma escola na região, também é válido conhecer as dimensões mínimas de recuo, máxima de altura e outras características para analisar a viabilidade do empreendimento.

Se tudo estiver de acordo podemos iniciar a terraplanagem para deixar a superfície do terreno de acordo com o necessário e possíveis escavações para as fundações que irão ser a base de sustentação do edifício, caso seja necessária para o método de fundação escolhido.

Feitas as fundações é iniciado o processo de estrutura é o esqueleto do prédio suportando e dará forma ao mesmo. A estrutura pode ser feita por diversos métodos e o mais utilizado no Brasil é de concreto armado com vigas e pilares, o fechamento pode ser feito com blocos, drywall…

Ao mesmo tempo da realização do fechamento é necessário que sejam feitas as instalações elétrica e hidráulica do edifício, atendendo todas as necessidades de uso. O projeto de instalações deve ter sido compatibilizado anteriormente tal qual todos os outros para evitar retrabalho e desperdício.

Antes dos processos de finalização da obra é necessário isolar térmica e acusticamente todos os cômodos necessários.

Por final são feitos os trabalhos de revestimento e pintura para proteção e acabamento do edifício.

  1. Viaduto
  1. Análise funcional: Permitir que veículos e pessoas transitem sobre outra via.
  2. Etapas: Após conferir todos os trâmites legais do empreendimento, tudo estar de acordo com as normas do local e a aquisição do terreno (se necessário, já que é feito sobre outra via pré existente) é possível iniciar o projeto. Como em quase todos os projetos é iniciado deixando a superfície adequada a obra, chamada terraplanagem. Então pode ser iniciada a fundação que servirá como a base inicial de sustentação, em seguida são erguidos os pilares que servirão de sustentação para o tabuleiro.

Contudo, para acessar o tabuleiro são necessárias rampas de acesso já que este não se localiza no nível do terreno. O tabuleiro é onde passarão os veículos e pedestres, ainda é necessário fazer instalações elétrica (para alimentar postes e outros acessórios) e hidráulica (para possíveis acidentes ou necessidades). Outros tipos de estrutura de sustentação existem, eximindo a necessidade de pilares, como estruturas estaiadas.

Por fim é feita a pavimentação para fazer a rodagem mais fluida e a instalação os acessórios viários que servirão para auxiliar a utilização do viaduto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (112.7 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com