TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão do processamento e resíduos do milho

Por:   •  24/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  848 Palavras (4 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 4

Gestão do processamento e resíduos do milho

Objetivo: A melhoria do processo de gestão dos resíduos desde o cultivo até a armazenagem do produto.

Justificativa: buscar a melhor solução para poder dar uma destinação correta aos resíduos gerados na produção do milho.

Resíduo gerado: agrotóxico, bagaço, sabugo ,agua em excesso , lâmpadas , papel, plástico, vidro, metal ,

Uso do resíduo: alimentação animal, produção de energia, adubação, cama de frango e bovinos confinados

Introdução

O milho é o cereal mais produzido no mundo. Estados Unidos, China, Brasil e Argentina são os maiores produtores, representando cerca de 70% da produção mundial. O Brasil é o terceiro maior produtor e segundo maior exportador mundial de milho.

O milho é utilizado para a produção de diversos produtos, porém, aproximadamente, dois terços são destinados a alimentação animal, a maior parte é colhida em grão para uso como ração animal.

Na safra 2015/16, o milho ganhou destaque mundial, em função das variações de estoque,onde o produto foi valorizado no mercado interno e externo. Com um grande aumento do rendimento de grãos de milho por área isso tem acontecido graças ao avanço tecnológico e informações .

A crescente demanda mundial, por alimentos e energia, vem gerando, cada dia mais, a necessidade da preservação ambiental associado as áreas agricultáveis, exigindo assim, o aprimoramento de tecnologias e do conhecimento, para que seja possível garantir o melhor manejo do uso de insumos, dos recursos ambientais e dos meios de produção, tendo como objetivo alcançar a sustentabilidade econômica, ambiental e social.

No presente trabalho, visamos aplicar na empresa Santa Helena um projeto de gestão de resíduos no processo de beneficiamento do milho, buscando alternativas que erradiquem ou minimizem os impactos gerados pelos rejeitos, tornado possível a otimização dos processos empregados na empresa.

Caracterização do problema e justificativa: Destinação dos resíduos que são armazenados em um local inadequado, onde devemos executar esse projeto para poder atender as demandas da empresa sem prejudicar o meio ambiente visando o lado social e econômico.

Meta : Foram estabelecidas metas para, no prazo de 2 anos, reduzir gradativamente a geração de resíduos, em especial os perigosos, que representam maior risco ao ambiente e maior custo para destinação

Objetivo geral:

Apresentar o modelo atual de gerenciamento de resíduo gerado no plantio do milho, e posteriormente na sua colheita e armazenagem.

Objetivo especifico: Implementar com inovações, novas medidas pra redução da água, aplicar a destinação corretas de descarte de vasilhames de agrotóxico utilizado no plantio do milho de acordo com a lei nº 9.974, de junho de 2000 Art 6º, § 2º.

Atividade : ? ( esta relacionada com os objetivos específicos).

Benefícios e Beneficiários: Para cada tipo de resíduo inventariado foram definidas, com base nas normas e resoluções estabelecidas em âmbito nacional, estadual e municipal (respectivamente pelo CONAMA, COPAM e CODEMA), os critérios de segregação, as condições de armazenamento, as ações de gerenciamento (reutilização, reciclagem, tratamento), a forma de transporte e disposição final, quando for o caso. Atenção especial foi dada aos resíduos perigosos, gerados principalmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (69 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com