TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Getão De´pessoa

Monografias: Getão De´pessoa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2013  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 2

Esta Atividade Prática Supervisionada (ATPS) tem por objetivo entender o que é o fenômeno administrativo do século XXI: o empreendedorismo. A estrutura desta ATPS será diferente, a saber. Primeiramente entenderemos a prática empreendedora por meio do Plano de Negócios da Escola de Inglês Oz, para depois compreendermos o que é o Empreendedorismo.

Antes, porém, faz-se necessário que recorramos a alguns dados para que, de modo sucinto, entendamos o cenário empreendedor global, fruto genuíno do século vigente. O principal fator que faz com que as pessoas empreendam cada vez mais é a busca pelo próprio negócio; se outrora o colaborador contentava-se em trabalhar para alguém e daí extrair o seu sustento, contemporaneamente cresce o número de pessoas que encontram mais vantagens em ter o próprio negócio.

Segundo a Endeavor, instituição internacional que incentiva o empreendedorismo, 76% dos brasileiros prefeririam ter seu próprio negócio, a ser empregado ou funcionário de terceiros (essa taxa é a segunda maior do mundo, perdendo apenas para Turquia, segundo dados da Eurobarometer, 2012). Quase 90% da população brasileira entende que empreender é também gerar empregos, assumir responsabilidades e dar “asas” a criatividade. E mais, é também um meio de alcançar autonomia, prazer e, sobretudo, realização. Notemos que a ideia do empreendedorismo está relacionada com a de satisfação pessoal, de modo que o trabalho deixa de ser um sacrifício e torna-se uma realização pessoal. Isso nos remete a frase do filósofo Confúcio: “escolha o trabalho de que goste e não terás que trabalhar um único dia em tua vida”.

1.0 Plano de Negócios

É muito fácil abrir uma empresa, até porque o cenário atual motiva e favorece o empreendedorismo, mas seria ingenuidade demais acreditar que por esse fator tudo acontecerá da melhor maneira possível. Antônio Braga (2012) explica que 60% das micro e pequenas empresas fecham as portas após o terceiro ano de existência por vários motivos, destacando a falta de conhecimento do negócio e, principalmente, porque muitos não fazem um plano de negócio.

Baseados nas diretrizes do Sebrae (2009), elaboraremos um Plano de Negócio para Escola de Inglês Oz. Vale saber que esse plano é um meio eficaz de contextualizar o mercado em que iremos atuar, a necessidade do aprendizado da língua inglesa e atitudes empreendedoras que garantam a sobrevivência da empresa no mercado altamente competitivo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com