TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Grafeno: A futura grande inovação na tecnologia

Por:   •  5/6/2018  •  Projeto de pesquisa  •  343 Palavras (2 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 2

Grafeno: A futura grande inovação na tecnologia

Resumo:

O grafeno ultimamente vem se tornado algo muito promissor no avanço da tecnologia, devido as suas excelentes propriedades elétricas, térmicas, ópticas e etc....  Por ser tratar de um elemento muito abundante na natureza, a utilização desse material pode baratear a produção dos eletrônicos, além de dar um grande salto no avanço dos mesmos.

O composto foi descoberto em 1947, pelo físico Phillip Russel Wallace, o primeiro a estudar de forma teórica sobre o material. Mas apenas em 1962 que ele se tornou realidade, através do químico Ulrich Hoffman.

Desde 2010, o grafeno vem sendo estudado devido às suas propriedades. Porém, processos de obtenção mais eficazes ainda estão sendo estudados. O filme de carbono tem apenas um átomo de espessura e é dotado de uma estrutura hexagonal. Com isso tudo poderiam surgir uma nova eletrônica, a spintrônica, que com ela poderão surgir computadores quânticos bem mais rápidos do que o de hoje em dia. E com isso a informação magnética não seria transmitida só pela corrente elétrica, mas sim também pelo seu spin. E como só existem dois valores possíveis para o spin ele também poderia ser utilizado como um “armazenamento de dados” só que muito superior aos de hoje em dia.

Para transformar o spin do grafeno num meio capaz de transmitir informações num sistema quântico é necessário de uma inserção de um objeto magnético na arquitetura atômica em forma de colmeia composta apenas por carbonos. A presença desse ímã faria que o carbonos vibrassem sucessivamente da mesma maneira. A vibração seria, então repassada a seu vizinho e assim por diante. Mas o problema é que a corrente do grafeno com o passar do tempo se dissemina por todas as direções.

Pesquisadores já desenvolveram também uma antena de grafeno capaz de transmitir         1 terabit por segundo a um metro de distância. As propriedades também possibilitam em uma criação de bateria que foi descoberta acidentalmente por um estudante da Califórnia. E há diversas opções além dessas, como as telas, que é torná-las inquebráveis

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (39.3 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com