TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Guia Eletronico

Trabalho Universitário: Guia Eletronico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 2

segue abaixo principios de funcionamento do sensor infra-vermelho, e fotos e videos

As placas que não deran certo foram por componentes com defeito, erro na hora de montagem do layout da placa e soldagem de componentes.

sensor

alimentado em 9v , alterando a resistencia do led emissor aumentamos a corrente de sinal , na qual captada pelo led receptor em forma de frequencia é enviada para o Circuito integrado LM567(Detector de tom) e convertido de frequencia para sinal eletrico saindo pelo pino 8 e acendendo o led. Os capacitores eletroliticos (1uF/50v)fazem a filtragem primaria e os capacitores cerâmico (104(100nano))a secundaria, os transistores funcionam como amplificadores e sendo um de dopagem pnp e outro npn e os resistores em volta deste intergrado fazem o calculo da frequencia de trabalho aproximadamente 1khz.

Comparador

realimentado com os mesmos 9v do circuito anterior, utilizamos o Circuito integrado LM358 (Amplificador duplo operacional) em nosso projeto como compardor de tensão onde temos uma refencia ligando os pino 3 e 5 vindo do pino 8 do LM567. os resistores em série 10k,4k7,10k obtemos duas comparações a 1ª saindo do pino 2 e 2ª saindo do pino 6 , as saidas dos comparadores são as o pino 1 vai para o resistor depois led e pino 7 vai do resistor para o 2º led e em paralelo a segunda saida o buzzer .

Motor

realimentado com os mesmos 9v dos dois circuitos anteriores, utilizamos dois transistores para fazer a inversão do sinal de saida do comparador, motor utilizado de um celular velho (A1200 e outros dois) sendo disparado assim que a refencia do circuito anterior passe do primeiro comparador atingindo o segundo estagio.Em paralelo com ele esta un diodo 1n4148 (evitando retorno de corrente) depois passa por um indutor de 100uH, para evitar inteferencia no circuito por causa do motor. resistores para diminuir a tensão do circuito.

OBS: não esquecer de colocar um botãozinho para liga e desligar quando não for utilizada.

Qual quer duvida estou a disposição,

Att Fábio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com