TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HABILITAÇÃO DAS ENTRADAS DIGITAIS DO INVERSOR DE FRENQUÊNCIA POR MEIO DA PARAMETRIZAÇÃO.

Por:   •  25/9/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.267 Palavras (6 Páginas)  •  1.586 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

IFBA – Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia da Bahia – Camaçari.

Disciplina: Automação Elétrica Industrial II (INTEGRADO)

Turno: Vespertino

Data: 12/08/2013

Prática nº: 03

Tema: HABILITAÇÃO DAS ENTRADAS DIGITAIS DO INVERSOR DE FRENQUÊNCIA POR MEIO DA PARAMETRIZAÇÃO.

          OBJETIVO: Realizar a parametrização do inversor de frequência visando habilitar as entradas digitais e configurar uma velocidade mínima e máxima de aceleração para a utilização de um MIT, e posteriormente habilitar a utilização das funções multispeed para regulagem das velocidades do motor de indução através das chaves conforme os valores propostos pelo professor.

        RESUMO TEÓRICO: O inversor de frequência é um dos dispositivos mais usados na industrial especificamente na automação, eles são utilizados para variar a velocidade do motor de indução mantendo o torque constante para diferentes cargas. Acoplando o inversor em motores de corrente alternada se tem diversos benefícios como a diminuição no consumo de energia elétrica e a otimização dos processos industriais.

O inversor de frequência necessita ser parametrizado para atender as necessidades de sua utilização, tal parametrização deve ser realizada de acordo com as especificações do manual de instrução do inversor de frequência, sendo que, os parâmetros do inversor de frequência são divididos nos seguintes grupos: Parâmetros de leitura, parâmetros de regulação, parâmetros de configuração, parâmetros do motor e parâmetros das funções especiais.

         Existem dispositivos que podem ser utilizados em conjunto com o inversor de frequência, como o potenciômetro e as entradas e saídas digitais. As entradas digitais são os meios de controlar e monitorar o conversor através de sinais digitais discretos, como chave liga/ desliga e esse tipo de controle permite também controlar o sentido de rotação e seleção de velocidade.

        MATERIAL UTILIZADO:

  • Um inversor de frequência série: CFW -09; software: versão 3.1X 0899.5216 P/9.
  • Manual do inversor de frequência CFW-09;
  • Um motor de indução trifásico;
  • Cabos bananinha;
  • Um tacômetro;

         

        MEDIÇÕES E OBSERVAÇÕES: Realizamos a parametrização do inversor de frequência CFW-09 para que pudéssemos habilitar a entrada digital e configurar uma velocidade máxima e uma velocidade mínima de utilização do motor, além de habilitar posteriormente a utilização das funções multispeed para regulagem das velocidades de aceleração do motor. A parametrização foi efetuada atendendo as seguintes especificações do professor: velocidade máxima de aceleração do motor de 1710 rpm e velocidade mínima de aceleração do motor de 100 rpm.

               Para realizar a parametrização do inversor de frequência foi preciso que inicialmente ajustássemos o valor do P000 (Parâmetro 000) para o valor da senha padrão de fabrica que é 5, desta forma conseguimos obter o acesso a modificação dos demais parâmetros, não apenas visualizando-os. Após habilitarmos o acesso aos demais parâmetros, observamos que os ajustes de parametrização do motor estavam adequados ao motor que iríamos utilizar, não havendo necessidade de uma nova parametrização do motor. Realizamos o fechamento do motor em estrela e em seguida, realizamos a parametrização solicitada pelo professor para que pudéssemos realizar a partida do motor. Para isso, foi necessário que realizássemos um jumper nas entradas digitais: 0V /24v cc e posteriormente modificássemos os seguintes parâmetros: P220 – Utilizado para parametrizar a Seleção Fonte: LOCAL/REMOTO determinando a fonte de origem do comando que irá selecionar entre a situação LOCAL e a situação REMOTO. Como desejamos habilitar o inversor para que a variação da velocidade ocorra pelas entradas digitais, o P220= 4, ativando as entradas digitais DI2 a DI8.; P221 - Utilizado para  seleção de referência de velocidade situação LOCAL, P221= 8, ativando o Multispeed.; P222 - Usado para parametrizar a seleção de referência de velocidade em situação REMOTO, a parametrização foi P222=7, pois caso P221 e P222 fossem iguais, ocorreria erro em configurações a frente.; P223 - Usado para parametrizar a seleção do sentido de GIRO situação-LOCAL, P223= 4, fazendo com que a entrada digital DI2 fosse a responsável pela mudança no sentido de giro.; P224 - Usado para seleção Gira/Para em situação LOCAL, P224 = 1, ativando as entradas digitais DIx.;P225 -Usado para seleção fonte de  JOG Situação-LOCAL, P225= 2 habilitando as entradas digitais DI3 a DI8.; P226 - Usado para seleção do sentido do GIRO situação - REMOTO, P226=4, habilitando entrada digital DI2.; P227 - Seleção Gira/Para situação REMOTO, P227= 1, habilitando as entradas digitais DIx.; P228 - Seleção Fonte de JOG Situação- REMOTO, P228= 2 permitindo habilitação das entradas digitais DI3 a DI8. P265 - Responsável pela função da entrada digital DI3, P265= 5, que parametriza para Local/Remoto.; P266 - Responsável pela função da entrada digital DI4, P266= 7, que parametriza para Sem Erro Externo.;P268 - Responsável pela função da entrada  digital DI6, P268=5, que parametriza para Local/Remoto. Depois usamos o P124 e P125 para regular a velocidade mínima e máxima respectivamente, sendo assim, P124= 100 e P125= 1710. Desta forma, conseguimos habilitar as entradas digitais do inversor, aplicando uma regulagem de velocidade de aceleração mínima e máxima do motor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (174.6 Kb)   docx (26.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com