TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Higiene do trabalho

Por:   •  18/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.205 Palavras (5 Páginas)  •  5.393 Visualizações

Página 1 de 5

Atividade 2         Shirley Volpi – Eng. Segurança do Trabalho

  1. Em uma operação com forno metalúrgico, verifica-se que o operador gasta 3 minutos carregando o forno, aguarda 4 minutos para que a carga atinja a temperatura esperada e, em seguida, gasta outros 3 minutos para descarregar o forno. Durante o tempo em que aguarda a elevação da temperatura da carga (4 minutos), o operador do forno fica fazendo anotações, sentado à mesa que está bastante afastada do forno. Nesse cenário, assinale a alternativa correta:

  1. Para avaliação ambiental, deve-se encontrar o IBUTG (índice de bulbo úmido termômetro de globo) e metabolismo ponderados no tempo, para na sequência verificar o atendimento dos limites de tolerância. correto
  2. O ciclo se repete 10 vezes em uma hora (60 / 6) com alterações térmicas e metabólicas.
  3. O Índice Metabólico Geral – IMG, em uma hora, é igual 15 que equivale a 60 minutos divididos por 4 minutos, este último como tempo de descanso térmico por operação.
  4. Os IBUTG (índice de bulbo úmido termômetro de globo) são iguais para as operações de carga, espera e descarga.
  5. O Índice Metabólico Geral – IMG combinado com IBUTG (índice de bulbo úmido termômetro de globo) permite avaliar a possibilidade de câimbras e vasodilatação periférica por intermédio de ábacos fisio-anatômicos do ser humano.
  1. A legislação brasileira estabelece que a exposição ao calor deve ser avaliada pelo índice de bulbo úmido ou  termômetro de globo – IBUTG que consiste em um índice de sobrecarga térmica, definido por uma equação que correlaciona alguns parâmetros medidos no ambiente de trabalho. A equação, para o cálculo do índice, varia em função da presença, ou não, de carga solar no momento da medição, sendo para ambientes internos ou externos, sem carga solar, é dada pela expressão: IBUTG = 0,7 Tbn + 0,3 Tg. Considere: Tbn = temperatura de bulbo úmido natural;  Tg = temperatura de globo e Tbs = temperatura de bulbo seco. Com base nos conhecimentos sobre termologia, assinale a resposta correta:
  1. O IBUTG, expresso em ºC, é medido diretamente pelo calorímetro ambiental e serve para mensurar a entalpia do sistema térmico.
  2. O aumento da velocidade do ar e redução da umidade relativa contribuem para diminuir Tg.
  3. A temperatura Tg é fortemente impactada pelo calor radiante devido à considerável quantidade de radiação infraverde que o organismo humano ganha.
  4. A temperatura Tbn é representante de fenômenos que pesam 30% do IBUTG, pois traz consigo mecanismos de impedância térmica que afetam diretamente o metabolismo humano.  
  5. O aumento da velocidade do ar e redução da umidade relativa contribuem para diminuir Tbn. correto
  1. Lord Kelvin (título de nobreza dado ao célebre físico William Thompson, 1824-1907) estabeleceu uma associação entre a energia de agitação das moléculas de um sistema e a sua temperatura. Deduziu que a uma temperatura de -273,15 ºC, também chamada de zero absoluto, a agitação térmica das moléculas deveria cessar. Considere um recipiente com gás, fechado e de variação de volume desprezível nas condições do problema e, por comodidade, que o zero absoluto corresponde a –273 ºC. É correto afirmar:
  1. O estado de agitação é o mesmo para as temperaturas de 100 ºC  e 100 K.
  2. À temperatura de 0 ºC o estado de agitação das moléculas é o mesmo que a 273 K correto.
  3. As moléculas estão mais agitadas a –173oC do que a –127 ºC.
  4. A -32 ºC  as moléculas estão menos agitadas que a 241 K.
  5. A 273 K as moléculas estão mais agitadas que a 100 ºC.

  1. Podemos caracterizar uma escala absoluta de temperatura quando:
  1. dividimos a escala em 100 partes iguais.
  2. associamos o zero da escala ao estado de energia cinética mínima das partículas de um sistema.correto.
  3. associamos o zero da escala ao estado de energia cinética máxima das partículas de um sistema.
  4. associamos o zero da escala ao ponto de fusão do gelo.
  5. associamos o valor 100 da escala ao ponto de ebulição da água.
  1. A temperatura em que a indicação da escala Fahrenheit é o dobro da indicação da escala Celsius é:

a) 160°C  correto.                         b) 160°F                         c) 80°C                          d) 40°F                           e) 40°C

  1. Foram colocadas dois termômetros em determinada substância, a fim de medir sua temperatura. Um deles, calibrado na escala Celsius, apresenta um erro de calibração e acusa apenas 20% do valor real. O outro, graduado na escala Kelvin, marca 243 K. A leitura feita no termômetro Celsius é de

a) 30°                          b) 6°                            c) 0°                           d) – 6° correto                           e) – 30°

  1. Com base nos conhecimentos de termologia, assinale a alternativa correta:

  1. Ao nível do mar, a água ferve a 100ºC. No alto de uma montanha, onde a altitude é maior, a água ferve a uma temperatura maior que 100 ºC, enquanto no subterrâneo profundo de mina, a água ferve a uma temperatura menor que 100 ºC .
  2. Uma garrafa de vidro e uma lata de alumínio, cada uma contendo 330ml de refrigerante, são mantidas em um refrigerador pelo mesmo longo período de tempo.  Ao retirá-las do refrigerador com as mãos desprotegidas, tem-se a sensação de que a lata está mais fria que a garrafa. A lata está realmente mais fria, pois a capacidade calorífica da garrafa é maior que a da lata.
  3. Em dias frios, os pássaros costumam eriçar suas penas para acumular ar entre elas. Nesse caso, o ar acumulado constitui-se em um bom isolante térmico diminuindo as trocas de calor, por condução, com o ambiente.
  4. Considera-se artificialmente frio, para de insalubridade, a temperatura  inferior a 15º (quinze graus) nas regiões centro-oeste, norte e nordeste; a 12º (doze graus) na região sudeste e a 10º (dez graus) na região sul.
  5. Sublimação ocorre quando se coloca um líquido em contato com uma superfície de temperatura maior que a de ebulição do líquido. Nesse processo o líquido gira rapidamente, adquire forma esférica, divide-se em esferas menores que se movem rápida e desordenadamente, emitindo um som característico. O líquido não entra em contato com a superfície aquecida.correto


8[pic 1]

[pic 2]


[pic 3]

9

[pic 4]


[pic 5]

[pic 6]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (512.4 Kb)   docx (30.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com