TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPACTOS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS GLOBAIS (MCG) SOBRE OS BIOMAS

Por:   •  12/6/2015  •  Artigo  •  1.637 Palavras (7 Páginas)  •  782 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Ministério da Educação

Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Câmpus Francisco Beltrão

Engenharia Ambiental – Química Ambiental

[pic 2][pic 3]

IMPACTOS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS GLOBAIS (MCG) SOBRE OS BIOMAS

ALOMA HANCKE

Disciplina/Código: Química Ambiental / QA34E - 4AM

Prof. Dr. Davi Zacarias de Souza

Francisco Beltrão

31/03/2015

Resumo

O aquecimento e resfriamento do planeta se deram de forma gradativa no passado geológico, onde centenas de gerações de plantas e animais por milhares de anos sofreram a atuação dos mecanismos de evolução. Entretanto com a atuação do homem, sobretudo a partir da Revolução Industrial no fim do século XVIII, os processos de alterações começaram aumentar, passando da escala de milhares de anos para a escala secular, ocasionando uma grande discrepância entre a velocidade das mudanças climáticas e os processos evolutivos, essa evolução acelerada compromete as condições de adaptação de muitas espécies podendo leva-las a extinção, ocasionando uma grande perca de biodiversidade.  Apesar do avanço da tecnologia ser o principal vilão das alterações climáticas, vale ressaltar que estas não se dão apenas em decorrência das atividades humanas, mas também podem ter causas naturais, como alterações na radiação solar e dos movimentos orbitais da terra.

Palavras chaves: Mudanças Climáticas, Biodiversidade, Aumento de Temperatura, Atividades Humanas.

  1. Introdução

As mudanças climáticas são cada vez mais frequentes, devido ao agravamento do efeito estufa em decorrência das atividades humanas, estas aumentam a emissão de gases, tornando-a cada vez mais espessa, retendo assim, mais calor na terra, consequentemente aumentando a temperatura terrestre e dos oceanos, ocasionando o aquecimento global.

Um dos mais complexos e relevantes regimes internacionais é o das mudanças climáticas, pois implica entre a economia e o ambiente global, de grande interesse entre os países desenvolvidos, emergentes e pobres.

Com o surgimento de evidencias cientificas sobre as mudanças climáticas acarretarem problemas socioambientais despertou-se a preocupação da população, pois se torna cada vez mais visível seu efeito sobre os biomas.

  1. Revisão da literatura

Quando falamos de impactos ambientais em decorrência de alterações climáticas, logo perguntas como, o que é aquecimento global?  O que é efeito estufa? Quais são as causas? Quais atividades humanas influenciam nessas mudanças? Entre outras nos são feitas e muitas vezes nos calamos, deixando-as passar sem respostas por falta de conhecimento e entendimento do assunto, mas não é certo desprezarmos estas ocorrências que comprometem um futuro tão próximo.

  1. Efeito Estufa

Ao contrario do que muitos pensam o efeito estufa é um fenômeno natural que traz benefícios à vida na terra, pois sem ele o planeta poderia chegar a temperaturas que inviabilizassem a sobrevivência de espécies.

O efeito estufa é uma camada de gases composta por gás carbônico (CO2), metano (CH4) e vapor de água, que cobre a superfície da terra, e retêm parte da radiação solar mantendo o planeta aquecido, porem atividades que aumentam a emissão de gases acabam alterando o objetivo deste fenômeno.  A emissão constante e em grande escala dos gases formadores deste processo, faz com que a camada fique cada vez mais espessa, retendo cada vez mais calor, ocasionando o tão famoso aquecimento global.

Segundo Girard, o clima global é determinado pela quantidade de energia na atmosfera, ou seja, a radiação reabsorvida pelos gases do efeito estufa, onde para manter a energia em equilíbrio a radiação absorvida pelos gases deve ser irradiada na mesma proporção de volta para o espaço. A quantidade de energia na atmosfera da Terra pode ser alterada por três fatores: alterações na atividade do sol ou da órbita, mudando a radiação solar; mudanças na fração de radiação solar que é refletida; e mudanças na radiação infravermelha que é irradiada de volta para o espaço.

  1. Mudanças Climáticas Globais (MCG)

As Mudanças Climáticas Globais (MCG) representam um dos maiores desafio da humanidade, este requer a conscientização de todos, em relação aos seus hábitos de consumo e comportamento, pois foram estas atividades quem comprometeram e comprometem o planeta. As alterações climáticas drásticas em curto período são as que mais prejudicam a biodiversidade dos biomas, que encontram-se em constantes adaptações e percas, associadas ao clima instável.

As evidencias obtidas por observações do Quarto Relatório de Avaliação do Grupo de Trabalho II do IPCC, concluiu que todos os continentes e maior parte dos oceanos, mostram que muitos sistemas naturais estão sendo afetadas pelas mudanças climáticas regionais, principalmente pelos aumentos de temperatura, em relação aos seus estudos, as principais conclusões em relação aos impactos foram:

 Efeitos adversos da mudança do clima

  • Diminuição da disponibilidade de água em regiões carentes do insumo, em especial em terras áridas e semi-áridas em regiões sub-tropicais.
  • Redução da produtividade agrícola: (a) nos trópicos e sub-trópicos para quase qualquer aquecimento, e (b) nas latitudes médias para aquecimento maior que alguns poucos graus.
  • Mudanças na produtividade e composição de sistemas ecológicos, com florestas e recifes de corais sendo os mais vulneráveis.
  • Aumento do risco de inundações, deslocamento/mudança de milhões de pessoas devido ao aumento do nível do mar e a eventos de chuvas fortes, especialmente em pequenos estados insulares e em deltas de rios de baixa altitude.
  • Aumento, em especial nas regiões tropicais e sub-tropicais, da incidência da mortalidade por “stress gerado pelo calor” (“heat stress”) e do número de pessoas expostas a doenças transmissíveis por vetores, como malária e dengue, e pela água, como cólera.

 Consequências benéficas da mudança do clima

  • Aumento da produtividade agrícola em algumas regiões de latitude média no caso do aumento de alguns graus na temperatura média
  • Aumento da disponibilidade de água em algumas regiões carentes do insumo, por exemplo, em partes do sudoeste da Ásia.
  • Diminuição da mortalidade no inverno em regiões de média e alta latitudes.
  • Potencial aumento do suprimento global de madeira advindo de florestas manejadas.

Em 2007, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), por meio de dados climáticos coletados e analisados estatisticamente concluiu que “o balanço das evidencias sugere que há uma influencia humana discernível no clima global”, ou seja, as atividades humanas possivelmente são as principais causas do aquecimento global.

O dióxido de carbono () está intimamente relacionado com os seres vivos que vivem sobre a superfície terrestre e as atividades que estes desenvolvem, porém este gás também compõem o efeito estufa, sendo assim a combustão, atividade bastante frequente entre a humanidade compromete o aquecimento global, pois a liberação de  é significativa.[pic 4][pic 5]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (289.6 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com