TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL EM UMA INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

Por:   •  17/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.028 Palavras (9 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 9

IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL EM UMA INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

Tutor: Prof.ª Eliana Sgarbi de Carvalho

Kleberson Cunha Mendes Mat:201812000308

Resumo

O trabalho tem como principal objetivo desenvolver e constatar os benefícios obtidos em uma indústria de laticínios o estudo de uma implantação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA). Uma indústria que recebe um volume aproximado de 50.000 litros de leite diariamente, onde parte dele é processado para a produção de derivados, e outra parte é comercializado a granel. Devido à grande quantidade e diferentes produtos lácteos elaborados pela empresa, é possível quantificar quase todos os aspectos ambientais e os impactos gerados na empresa. Nos processos de produção há geração de efluentes líquidos e resíduos sólidos, e também a utilização de água, madeira e energia elétrica. Com o SGA é possível detectar as melhorias do impacto ambiental obtidas com a implantação do programa de gestão, por isso faz se necessários estudos para monitorar o processo produtivo, como uso da água, geração de efluente líquido, geração de resíduos sólidos, etc. Os resultados mostraram que o SGA traz vários benefícios para a empresa.

1 - INTRODUÇÃO

A globalização econômica está impondo limites e determinações as empresas de grande ou pequeno porte, tendo a questão ambiental e à consequente necessidade avaliar todo o ciclo de vida dos produtos das empresas. Todo este processo faz com que as empresas tenham um grande desafio, enquadrar-se dentro dos parâmetros ambientais corretos, ao menor custo, mantendo a competitividade. Mas para conseguir isto é necessário buscar uma avaliação completa de seu atual processo industrial e principalmente organizacional (REVISTA GESTÃO AMBIENTAL, 1996). O SGA promove continuamente programas e desempenho ambiental, as necessidades do consumidor e as expectativas da comunidade, partindo dos requisitos da legislação ambiental, tendo como referência a ISO 14.000. De acordo com a norma ISO 14001, o sistema de gestão ambiental prevê a adoção de ações preventivas a ocorrência de impactos adversos ao meio ambiente, assumindo uma postura proativa com relação às questões ambientais, com o objetivo de assegurar a melhoria contínua do desempenho ambiental da empresa. As indústrias pequenas e médias representam mais de 90% das empresas brasileiras, estas enfrentam diversos problemas que afetam diretamente a sua sobrevivência, o que dificulta os investimentos principalmente nas questões ambientais. Porém o crescente interesse pela preservação do meio ambiente leva progressivamente a conscientização da população em consumir produtos e serviços que gerem menor impacto ambiental, o que exige por parte das empresas uma adequação de seus processos produtivos (SILVA, 2000). Dentro deste contexto industrial está inserida a Indústria de Laticínios, que tem como principal matéria-prima o leite, que através de seu processamento tem-se a obtenção de vários produtos derivados como queijos, manteiga, leite pasteurizado, iogurte, bebida láctea e outros. No processo industrial ocorre a geração de efluentes líquidos originados de diversas atividades industriais, que contém resíduos de leite e dos seus derivados, resíduos de produtos químicos diversos. Com base neste argumento, tem a importância da preservação ambiental pelas indústrias diante do contexto da sustentabilidade, este artigo tem como objetivo demonstrar na prática a aplicabilidade do SGA, bem como apresentar melhora nos resultados e desempenho ambiental após a implantação do SGA.

2 - OBJETIVO

O objetivo geral deste trabalho é apresentar realizar estudos para a implantação do sistema de gestão ambiental na indústria de laticínios.

3 - MATERIAIS E MÉTODOS

 A indústria de laticínios em recebe cerca de 50.000 litros de leite por dia, onde cerca de 45% deste volume é destinado para a produção de derivados (Queijos). O restante do volume, cerca de 55% é padronizado e resfriado, sendo vendido a granel. Este estudo é a implementação de um modelo de SGA baseado nos requisitos da norma NBR ISO 14.001, este modelo é aplicado a empresa de todos os setores, onde pode ser dividido em algumas etapas, sendo uma delas a realização de um diagnóstico geral da empresa com levantamento da situação atual da empresa e identificação dos aspectos e impactos ambientais. E a outra etapa é implantação do plano de ação com procedimentos de controle, ações corretivas, indicadores de desempenho, estabelecimento de metas, gerenciamento dos resíduos sólidos e líquidos. Sendo assim é possível observar as melhorias obtidas com a implementação do SGA na indústria de laticínios, avaliando o desempenho ambiental obtido após a implementação do SGA. Alguns parâmetros monitorados dependeram de análises laboratoriais, como DBO, DQO, SST, pH e OG. Os outros indicadores como consumo de água, geração e destinação de resíduos sólidos, geração de efluente líquido. O objetivo de identificar as melhorias obtidas com a implantação de um  modelo proposto do Programa de Sistema de Gestão Ambiental, bem como avaliar outros indicadores.

 A identificação dos indicadores de desempenho ambiental é de grande importância visando o comparativo antes e depois da implantação do SGA, porém todos os indicadores devem ser monitorados diariamente.

Se a empresa consome água proveniente de captação subterrânea de poços artesianos, a média de consumo antes da implantação do SGA com uma recepção de leite de 50.000 litros por dia, e consome em média 50m³ litros de agua, está gera em média 100 m³litros/dia de efluente líquido, proveniente do processamento do leite e industrialização dos produtos.

Os resíduos sólidos gerados em toda a empresa, contando, escritório, áreas externas e área industrial gerados na indústria é de Papel/papelão 100,0 kg/mês, Plástico 300,0 kg/mês, Metal 100,0 kg/mês, Lâmpadas fluorescentes 05 unidades/mês, Resíduos orgânicos 100 kg/mês, e tem a energia consumida pela indústria um custo bastante alto, tendo em vista o alto custo da mesma, tendo um exemplo de consumo médio de 40.000 KW/mês, esta tem uma média de 0,800 KW/litro de leite.

 Após a etapa de levantamento dos dados, e a identificação dos aspectos e impactos ambientais, inicia-se de fato a implementação do SGA, com a adoção de ações desenvolvidas visando melhorar o desempenho ambiental da indústria. No quadro abaixo está relacionado às ações que podem ser desenvolvidas adotadas de acordo com os impactos ambientais gerados em cada setor, visando melhorar os indicadores ambientais e o desempenho ambiental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (89.7 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com