TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS PROVISÓRIAS EM CANTEIROS DE OBRAS

Por:   •  25/4/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.739 Palavras (7 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 7

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS PROVISÓRIAS EM CANTEIROS DE OBRAS

João Carlos da Silva Moreira

Joaocardlos_tiradim@hotmail.com

Eletrotécnica – Tony Dornelas – Engenharia Civil (4º periodo)

Resumo

Na implantação de um canteiro de obra são montadas instalações elétricas temporárias que têm por finalidade a ligação de máquinas e iluminação do local da construção, sendo desfeitas ao término da obra, muitas vezes isso ocorre de forma irregular, o que acarreta risco aos trabalhadores da obra. Pensando nisso, este artigo foi desenvolvido com o propósito de transmitir informações necessárias para que sejam feitas instalações elétricas temporárias visando à prevenção de acidentes de origem elétrica nos canteiros de obras, buscando orientar a todos sobre a forma certa de fazer tais instalações. Utilizou-se como metodologia a revisão de literatura.

Palavras-chave: Intalações Elétricas. Canteiro de Obra.

Introdução

        O crescimento no setor da construção civil nos ultimos anos (BALDINI, 2015) tem levado a contratação de mais e mais funcionários. Sendo assim, aumenta-se também a preocupação com a integridade física e a saúde do trabalhador que sofre com a falta de planejamento, organização, treinamento, entre outros problemas enfrentados pela construção civil.

Em sua monografia TOMIYAMA (2006) explica que com a finalidade em prevenir acidentes, as instalações temporárias precisam ser feitas e mantidas de forma segura por um profissional qualificado, sob a supervisão de um profissional legalmente habilitado com projeto, atenção e com dispositivos de segurança que condizem com as normas vigentes. Possuindo medidas de controle preventivas de forma a garantir a segurança e a saúde do trabalhador.

Alguns riscos são decorrentes do simples fato de que a corrente elétrica e a diferença de potencial elétrico, pois são invisíveis aos olhos dos trabalhadores e isso faz com que estes riscos se tornem submissos no trabalho causando os acidentes do trabalho com estas instalações (Baldini, 2015). Tendo isso em vista é preciso orientar a equipe sobre a utilização das instalações elétricas de modo que não haja sobrecarga de fonte de energia, como não usar furadeira, lixadeira e britadeira na mesma tomada, e sempre usar materiais resistentes à água (BALDINI, 2015).

Esse tipo de “gambiarra” ocorre devido à execução dessas instalações as preças, tornando as instalações precárias e comprometendo a segurança dos trabalhadores (TOMIYAMA, 2006). Pois durante o desenvolvimento da obra, as instalações vão sofrendo modificações procurando suprir as necessidades de cada etapa de serviços. O autor prossegue com o raciocinio e conclui:

Atualmente é possivel notar mudanças de comportamento na gestão de canteiros de obra. Exemplo disso é a preocupação recente na utilização da NR-18, discutida de forma tripartite (governo, sindicatos e empregadores), o que resulta em mudanças de cultura na construção civil, pois praticar segurança do trabalho nas obras por objetivo e não por obrigação e dar aos trabalhadores condições favoráveis de trabalho e convívio, traz benefícios para todos, gerando bem-estar, economia e produtividade para a empresa (TOMIYAMA, 2006).

Objetivou-se transmitir informações para que sejam feitas instalações elétricas temporárias tendo em vista à prevenção de acidentes, orientando sobre os procedimentos quando há utilização de equipamentos elétricos.

1 Instalações Elétricas Nos Canteiros De Obras

Existem alguns aspectos importantes neste tema: o primeiro, já abordado, é que instalações mesmo provisórias devem ter projeto, instalação e montagem realizados e acompanhados por profissionais capacitados na área; além disso, é importante destacar que as ligações clandestinas (crime) não devem sequer ser cogitadas (LINS, 2017). A necessidade de aterramento e equipotencialização são essenciais nos projetos de instalações elétricas em geral, e se tratando de instalações provisórias, a importância é ainda maior, uma vez que geralmente os cuidados com a segurança são menosprezados e é muito frequente utilizar por exemplo estruturas metálicas, fazendo elevar o risco de choque elétrico por contato indireto.

Se o empreendedor tiver a visão de que um bom projeto reduz riscos de acidentes e representa economia, vai perceber que muitos materiais e equipamentos podem ser reaproveitados em instalações futuras. Atualmente existem sistemas portáteis seguros desenvolvidos para a utilização em locais provisórios, podendo ser armazenados e reutilizados por inúmeras vezes. Sistemas estes que podem ser instalados pelo fabricante de acordo com as necessidades de cada obra (BALDINI, 2015).

Por isso, na fase de planejamento, devem ser relacionados os equipamentos e instalações necessários à execução da obra, listando as cargas elétricas requeridas. Dessa forma, obtém-se uma estimativa do dimensionamento e do custo do quadro ou cabine de entrada da obra. Com esses dados, é possível avaliar se a rede externa da concessionária tem capacidade para suportar as cargas elétricas ou se haverá necessidade em solicitar reforço.

Além do planejamento, há necessidade de treinamento. Os trabalhadores devem ser informados sobre a origem dos riscos e perigos decorrentes do uso da eletricidade. Nesse sentido, devem possuir noções das normas de execução de serviços onde envolve eletricidade e também instruídos a relatar aos encarregados que encaminham aos eletricistas os serviços solicitados (BALDINI, 2015). Recomenda-se que os eletricistas recebam instrução de apenas uma pessoa na obra, de modo a organizar o serviço e planejar corretamente as etapas sem improvisações.

As instalações elétricas do canteiro podem ser dimensionadas a partir de layout do canteiro de obras, dividindo-as em circuitos elétricos de acordo com os setores de trabalho (escritórios, áreas de vivência, vestiários, etc). A prevenção de acidentes em um canteiro de obras pode ser garantida com a aplicação de medidas simples, desde a organização da rede elétrica, da instalação e utilização de forma segura das redes e equipamentos de alta tensão, do emprego de elementos de proteção, até a manutenção das instalações elétricas (TOMIYAMA,2006).

2 Distribuição Da Rede Elétrica Dentro Do Canteiro

O item 18.21.5 da NR-18 prevê que a rede de distribuição elétrica da obra deve ser devidamente isolada e não deve obstruir a circulação de materiais, pessoas e equipamentos.  Sendo adotadas medidas preventivas de controle do risco elétrico e de outros riscos adicionais, mediante técnicas de análise de risco, de forma a garantir a segurança e a saúde no trabalho e que as medidas de controle adotadas integrando-se às demais iniciativas da empresa, no âmbito da preservação da segurança, da saúde e do meio ambiente do trabalho (BALDINI, 2015).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (137 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com