TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS PROVISÓRIAS NO CANTEIRO DE OBRAS

Por:   •  29/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.951 Palavras (8 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 8

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS PROVISÓRIAS NO CANTEIRO DE OBRAS

RESUMO

Uma das grandes responsáveis por acidentes no mercado de trabalho é a área de construção civil. Dentro desse ramo existem vários fatores de risco, sendo um dos principais, as descargas elétricas nos canteiros de obras. Por conseguinte, no local da obra ocorrem negligências quanto às instalações elétricas, sua conservação e aos meios de manutenção inadequados. Assim, neste artigo abordar-se-á o modo correto de realizar tais instalações, prevenindo acidentes e tornando o trabalho mais rentável e seguro.

Palavras-chave: Instalações elétricas provisórias – acidentes - canteiro de obra.


CONSIDERAÇÕES INICIAIS

As condições desfavoráveis de trabalho na construção civil, somadas à velocidade com que uma obra se realiza e o pensamento equivocado do empregador com relação ao custo aplicado em segurança, dificultam a organização do canteiro de obras, fazendo com que os riscos de acidentes de trabalho aumentem exponencialmente.

Estes fatores são contribuintes para o descaso do responsável pela obra, no que diz respeitos às condições ideais de instalações elétricas provisórias. A má condição de segurança das referidas instalações é uma das principais geradoras de acidentes fatais na indústria de construção civil.

As instalações elétricas provisórias, necessárias para execução de obras de construção civil, não devem ser tratadas de forma negligente. Provisório não quer dizer precário. É preciso sempre levar em consideração a segurança dos trabalhadores que se utilizam dessas instalações (SAMPAIO, 1998, p. 341).

Diante do exposto, na presente pesquisa abordar-se-á o modo correto de realizar tais instalações, prevenindo acidentes e tornando o trabalho mais rentável. Por conseguinte, buscar-se-á demonstrar os locais de risco com instalações elétricas provisórias em canteiros de obras, mostrando as formas adequadas para executá-las, a fim de auxiliar na percepção da forma adequada de executar as referidas instalações, objetivando a integridade física do trabalhador em suas possíveis ações durante as atividades em canteiros de obras.

1 SEGURANÇA NAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

 

As instalações elétricas temporárias são de suma importância para a segurança dos trabalhadores, precisando, assim, ser executadas de forma correta e por profissionais habilitados, conforme prevê a NR-18/2006. Além disso, os profissionais tem o dever de supervisionar a execução e a manutenção das instalações elétricas provisórias (ATLAS, 2005).

Por conseguinte, a elaboração de um projeto de instalações elétricas provisórias precisa ser feito por pessoas qualificadas, com planejamento das instalações elétricas, juntamente com o estudo do layout do canteiro, utilizando materiais adequados e reaproveitáveis. Ao se utilizar um projeto para instalação elétrica provisória, se economiza em todos os outros quesitos, sendo o ponto principal, a eliminação dos riscos de acidentes.

2 PROTEÇÃO CONTRA CHOQUES ELÉTRICOS

A causa principal dos acidentes de origem elétrica são os choques elétricos.

Segundo Caddick, choque elétrico é a manifestação física que ocorre quando uma corrente elétrica flui através do corpo humano. Os sintomas podem incluir desde uma leve sensação de formigamento, à violentas contrações musculares, arritmia cardíaca ou danos aos tecidos. Para os nossos propósitos podemos assumir que os danos aos tecidos causados por choque elétrico, em sua grande maioria, estão sempre associados à queimaduras e danos às paredes celulares. (BARKOKÉBAS, SOUZA, LAGO, RABBANI, SILVA, 2007).

Assim, para evitar-se os choques elétricos, deve-se conhecer as principais formas pelas quais eles ocorrem, sendo elas, por contato direto ou contato indireto.

2.1 CONTATO DIRETO

O contato direito é o contato da pessoa com as partes vivas da instalação, ou seja, partes que normalmente estão energizadas para que a instalação funcione de modo correto.

Assim, as principais maneiras de evitar o choque elétrico por contato direto são a isolação, barreiras e obstáculos.

A isolação se dá pelo ato de isolar as partes vivas da instalação através de fitas isolantes, capas isolantes, ou qualquer outro material que não conduza corrente elétrica.

Por conseguinte, em relação às barreiras, ocorrem por meio de proteção por barreiras isolantes em locais onde as partes vivas da instalação poderão ter o contato com o operário.

Por fim, no que tange aos obstáculos, são grades, cercas, e outros obstáculos que não necessariamente são de materiais isolantes, porém mantem trabalhadores não autorizados fora do alcance das partes vivas da instalação.

2.2 CONTATO INDIRETO

Contato indireto é o contato do trabalhador com partes condutoras que normalmente não deveriam estar energizadas, mas que por uma falha na isolação, acabam por estar energizadas.

Assim, as principais maneiras de evitar o choque elétrico por contato indireto são por meio de dispositivo DR e aterramento.

Em relação ao dispositivo DR, é um dispositivo que monitora a corrente que alimenta a carga e que volta para a fonte de alimentação impedindo o funcionamento do circuito caso ocorra fuga de corrente em seu percurso. A NBR-5410 recomenda que, em locais úmidos, ou com facilidades para fugas inesperadas de corrente, como o choque elétrico, seja instalado o dispositivo DR.

Quanto ao aterramento, depreende-se que ajuda na atuação do sistema de proteção atuando como caminho de menor resistência a passagem de corrente elétrica, aumentando a rapidez e precisão dos dispositivos de proteção dos circuitos quando ocorrer qualquer energização indesejada.

3 LOCAIS DE RISCO ELÉTRICO EM UM CANTEIRO ELÉTRICO

Dentro de um canteiro de obras existem locais de instalação onde se necessita uma maior atenção no sentido de um possível acidente com a energia elétrica. Na verdade, onde existe potencial elétrico ou corrente elétrica, sempre há um risco de natureza elétrica e este risco deverá ser controlado para que não ocorram acidentes com eletricidade.

Com isso, pode-se apontar como principais locais de risco no ambiente do canteiro de obras:

  • Máquinas e equipamentos;
  • Iluminação provisória;
  • Plugues e tomadas;
  • Instalações subterrâneas;
  • Instalações aéreas;
  • Dispositivos de proteção e manobra;
  • Quadros de distribuição, terminal e medição.

4 QUADROS DE DISTRIBUIÇÃO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (233.4 Kb)   docx (101.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com