TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ISO 9000 E 14000

Ensaios: ISO 9000 E 14000. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2013  •  9.000 Palavras (36 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 36

Sumário

ABNT NBR ISO 9001:2008 1

4 Sistema de gestão da qualidade 4

Manutenção Produtiva Total (TPM) 48

ABNT NBR ISO 9001:2008

Introdução

0.1 Generalidades

Convém que a adoção de um sistema de gestão da qualidade seja uma decisão estratégica de uma organização.

O projeto e a implementação de um sistema de gestão da qualidade de uma organização são influenciados por

a) Seu ambiente organizacional, mudanças neste ambiente e os riscos associados com este ambiente,

b) Suas necessidades que se alteram,

c) Seus objetivos particulares,

d) Os produtos fornecidos,

e) Os processos utilizados,

f) Seu porte e estrutura organizacional.

Não é intenção desta Norma impor uniformidade na estrutura de sistema de gestão da qualidade ou uniformidade da documentação.

Os requisitos do sistema de gestão da qualidade especificados nesta norma são complementares aos requisitos para produtos. As informações identificadas como ‘’NOTA’’ se destinam a orientar o entendimento ou esclarecer o requisito associado.

Esta Norma pode ser usada por partes internas e externas, incluindo organismos de certificação, para avaliar a capacidade da organização de atender aos requisitos do cliente, os estatutários, aplicáveis ao produto e aos requisitos.

Os princípios da gestão da qualidade declarados nas ABNT NBR ISO 9000 e ABNT NBR 9004 foram levados em consideração durante o desenvolvimento desta Norma.

0.2 Abordagem de processo

Esta Norma promove a doação de uma abordagem de processo para o desenvolvimento, implementação e melhoria da eficácia de um sistema de gestão da qualidade para aumentar a satisfação do cliente pelo atendimento aos seus requisitos.

Para uma organização funcionar de maneira eficaz, ela tem que determinar e gerenciar diversas atividades interligadas. Uma atividade ou conjunto de atividades que usa recursos e que é gerenciada de forma a possibilitar a transformação de entradas em saídas pode ser considerado um processo. Freqüentemente a saída de um processo é a entrada para o processo seguinte.

A aplicação de um sistema de processos em uma organização, junto com a identificação, interações desses processos e sua gestão para produzir o resultado desejado, pode ser referenciada como a ‘’abordagem de processos’’.

Uma vantagem da abordagem de processo é o controle contínuo

que ela permite sobre a ligação entre os processos individuais dentro do sistema de processos, bem como sua combinação e interação.

Quando usadas em um sistema de gestão da qualidade, esta abordagem enfatiza a importância

a) Do entendimento e atendimento dos requisitos.

b) Da necessidade de considerar os processos em termos de valor agregado.

c) Da obtenção de resultados de desempenho e eficácia de processe.

d) Da melhoria contínua de processos baseada em medições objetivas.

O modelo de um sistema de gestão da qualidade, baseado em uma abordagem de processo, conforme mostrado na Figura 1 ilustra as ligações dos processos apresentadas nas Seções 4 a 8. Esta ilustração mostra que os clientes desempenham um papel significativo na definição dos requisitos como entradas. O monitoramento da satisfação do cliente requer a avaliação de informações relativas à percepção do cliente sobre se a organização atendeu aos requisitos do cliente. O modelo mostrado na Figura 1 abrange todos os requisitos desta Norma, mas não apresenta processos em um nível detalhado.

NOTA Adicionalmente pode ser aplicada a metodologia conhecida como ‘’Plan-Do-Check-Act’’ (PDCA) para todos os processos. O modelo PDCA pode ser descrito resumidamente como segue:

Plan (planejar): estabelecer os objetivos e processos necessários para gerar resultados de acordo com os requisitos do cliente e com as políticas da organização.

Do (fazer): implementar os processos.

Check (checar): monitorar e medir processos e produtos em relação às políticas, aos objetivos e aos requisitos para o produto e relatar os resultados.

Act (agir): executar ações para promover continuamente a melhoria do desempenho do processo.

0.3 Relação com a ABNT NBR ISO 9004

As ABNT NBR ISSO 9001 e ABNT NBR ISO 9004 são normas de sistema de gestão da qualidade, as quais foram projetadas para se complementarem mutuamente, mas podem, também, ser usadas independentemente.

A ABNT NBR ISO 9001 especifica requisitos para um sistema de gestão da qualidade que podem ser usados

pelas organizações para aplicação interna, para certificação ou para fins contratuais. Ela está focada na eficácia do sistema de gestão da qualidade em atender aos requisitos dos clientes.

À época da publicação desta Norma Brasileira, a ABNT NBR ISO 9004 estava em revisão. A edição revisada da ABNT NBR ISO 9004 fornecerá orientação para atingir sucesso sustentado para qualquer organização em um ambiente complexo, exigente e de constante mudança. A ABNT NBR ISO 9004 provê foco mais amplo sobre a gestão da qualidade do que a ABNT NBR ISO 9001; ela contempla as necessidades e expectativas de todas as partes interessadas e sua satisfação, por meio da melhoria contínua e sistemática do desempenho da organização. Entretanto, ela não se destina ao uso para certificação, regulamentar ou contratual.

NOTA Na época da publicação desta Norma, a ABNT NBR ISO 9004 encontrava-se em revisão.

0.4 Compatibilidade com outros sistemas de gestão

Durante o desenvolvimento desta Norma, as prescrições da ABNT NBR ISO 14001:2004 foram consideradas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com