TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ideias e Solução de Problemas Atividade

Por:   •  12/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  506 Palavras (3 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 3

Design Thinking o método de solução de problemas

O Design Thinking, é um método de solução de problemas originário do campo do design, o termo significa “pensamento do design”. Este método possui sua aplicação em diversos campos, inclusive no mundo dos negócios pois tem relação direta com inovação. 

Como base o Design Thinking, possui os valores de empatia, colaboração e experimentação. Empatia para entender os pontos de vista do outro como se fosse o seu, colaboração pois é necessário formar equipe multidisciplinar para que tenha diversos pontos de vistas, aumentar a capacidade de entendimento e reduzir a possibilidade de erros e experimentação para reduzir possíveis falhas e problemas durante a implementação da ideia.

As sete etapas para realizar a metodologia DT são compreender, observar, definir, idealizar, prototipar, testar e implementar. Para realizar estas etapas é necessário que a mentalidade dos participantes esteja de acordo com os valores.

  • Compreender: A primeira etapa do processo de aplicação do design thinking é a compreensão, nela, a equipe precisa ter empatia com as diversas perspectivas para entender o problema. Nesta etapa pode se usar ferramentas como pesquisas e entrevistas para entender os demais pontos de vista.
  • Observar: Nesse passo, o designer precisa observar os processos, interações e interfaces que compõem aquela atividade, especialmente avaliando do ponto de vista de quem realiza. Nesta etapa pode ser usada a ferramenta sombra, que é basicamente o acompanhamento do realizado da atividade, durante todo o processo a ser executado.
  • Definir: Nesse passo deve ser levantado todos os dados observados nas etapas anteriores e alinhar os propósitos e requisitos das partes interessadas. Nesta etapa pode ser usada as ferramentas de mapas conceituais para organizar os dados levantados.
  • Idealizar: Essa é a etapa em que as ideias são geradas. Fazendo um levantamento de possíveis soluções para o problema. Nesta etapa pode ser usada a ferramenta matriz de SWOT, onde os participantes podem levantar oportunidades, ameaças, forças e fraquezas.
  • Prototipar: Nesse passo são realizados experimentos para verificar a viabilidade das ideias, ou seja, são para avaliar a possibilidade de execução das atividades idealizadas e verificar se as atividades idealizadas realmente solucionam o problema. Nesta etapa podem ser usadas ferramentas de protótipo de papel para realizar a apresentação de uma ideia a usuários, empresa ou a própria equipe de DT.
  • Testar: Nesse passo, testamos com o cliente ou empresa se as possíveis soluções que desenvolvemos são válidas, para coletar informações diretamente de quem vai utilizar o produto final desse projeto: o usuário. Eles testam o produto/serviço e oferecem o feedback sobre o seu ponto de vista.
  • Implementar: Nesse passo, juntamos os resultados construídos nos passos anteriores e os colocamos em prática. Realizamos um levantamento de lições aprendidas e compartilhamos com as partes interessadas da organização para mantermos o conhecimento organizacional.

A principal diferença entre o Design Thinking e a Administração Cientifica é que ao contrário da administração científica, o processo de implementação do DT possui um caminho com maior liberdade para apresentação de ideias e soluções, já utilizando a metodologia de Administração Cientifica, o caminho é mais “binário” e racional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (32.2 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com