TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impacto Dos Veículos Elétricos No Sistema Elétrico Brasileiro

Por:   •  9/4/2024  •  Abstract  •  832 Palavras (4 Páginas)  •  17 Visualizações

Página 1 de 4

Nome: Daiany Carolline Lima da Conceição

IMPACTO DOS VEICULOS ELÉTRICOS NO SISTEMA ELÉTRICO BRASILEIRO

Os veículos com motores de combustão interna são considerados a causa da poluição em grandes cidades, através da fumaça que produzem. O mercado mundial de veículos que são movidos com energia elétrica tem se expandido e este crescimento tende a aumentar, pois medidas e mudanças regulatórias vem sido adotadas ao redor do mundo, justamente para reduzir a emissões de partículas poluentes que contribuem para o aquecimento global e ao efeito estufa.

Um exemplo disso é o Acordo de Paris, no ano de 2015, o qual possui um único objetivo: reduzir o aquecimento global. Vários países, incluindo o Brasil, assumiram esse compromisso. Países como Alemanha e Holanda recentemente anunciaram que em um futuro não muito distante, proibirão a comercialização de veículos de combustão, assim como Reino Unido e a França.

A dificuldade maior encontrada em países que dependem fortemente de energia termoelétrica, pois nestes casos a redução da poluição promovida pelos veículos elétricos pode ser comprometida, pelo aumento da poluição na produção de energia elétrica.

 A estrutura de um sistema elétrico de potência (SEP) compreende os sistemas de geração, transmissão e distribuição, em geral cobrindo uma grande área geográfica. No Brasil o sistema elétrico de potência é interligado formando o sistema interligado nacional (SIN), que abrange a maior parte do território nacional: as regiões Sul, Sudeste, Centro-oeste, Nordeste e parte da Norte.

Em uma breve análise dos impactos que os veículos elétricos podem trazer ao sistema elétrico de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, estes veículos são uma opção eficiente para diminuir as emissões de CO2 (dióxido de carbono). Porém podem se mostrar desafiador e causar impactos ao sistema de energia elétrica, mas estudos realizados pela CPFL Energia, mostram que a carga adicional gerada poderá ser absorvida pela capacidade do sistema elétrico atual.

Os veículos elétricos possuem uma tecnologia mais moderna, tendo como objetivo principal a eficiência energética e preservação do meio ambiente com sustentabilidade. Armazenam energia em bancos de baterias que devem ser recarregadas através da rede elétrica. Há também os carros que são denominados híbridos, que podem ser abastecidos com combustíveis convencionais. Neste caso, a energia cinética gerada pelo motor na combustão é utilizada para recarregar o banco de baterias que alimenta a tração elétrica.

Os modelos elétricos, mesmo sendo híbridos, são mais eficientes, gastam menos combustível para percorrer a mesma distância e emitem menos poluentes do que um modelo que possui somente motor a combustão. Quando esta comparação é feita entre um modelo puramente elétrico, a emissão é zero.

Os veículos elétricos merecem muita atenção, principalmente do ponto de vista técnico de sua entrada em circulação, pois problemas no sistema elétrico de potência serão consideráveis, e as consequências se mostram preocupantes frente à análise dos resultados.

O sistema elétrico passa diariamente por algumas horas críticas, o chamado horário de pico, é resultado da coincidência do horário de banho da grande maioria da população com a entrada da iluminação. O problema só se agravará se agregar a este horário a demanda imposta pela recarga dos veículos elétricos. Com a inserção em massa dos veículos, grandes mudanças deverão ser impostas frente aos hábitos de consumo da população.

O Brasil por ser um País com grande potencial para cogeração energias renováveis, poderá aumentar a oferta de energia elétrica na geração distribuída em longo prazo. Vale mencionar também que a energia solar e eólica possui um grande potencial de crescimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (65.5 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com