TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impactos da Pandemia do Covid19 na industria de Petroleo

Por:   •  16/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  761 Palavras (4 Páginas)  •  65 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA

FACULDADE DE ENGENHARIA

DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA

MARCOS ANDRADE CORREA – 201765844AJ

 

Impactos da Pandemia de Covid-19 na Indústria de Petróleo e Gás

JUIZ DE FORA

JANEIRO / 2021

MARCOS ANDRADE CORREA - 201765844AJ

Impactos da Pandemia de Covid-19 na Indústria de Petróleo e Gás

Trabalho apresentado para a Disciplina Petróleo e Gás.

Professor: Leandro Ramos de Araújo.

JUIZ DE FORA

JANEIRO / 2021

LISTA DE FIGURAS

FIGURA 1: PREÇO DO PETRÓLEO NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2020        p.6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        p.4

2 IMPACTOS DA PANDEMIA NA INDÚSTRIA GLOBAL DE PETRÓLEO        p.5

3 IMPACTOS NA INDÚSTRIA DO PETRÓLEO BRASILEIRA        p.6

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS        p.6

5 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        p.7

  1. INTRODUÇÃO

O ano de 2020 todo o globo terrestre foi pego de surpresa com o surgimento da Pandemia do Novo Coronavírus (Sars-Cov-2), espalhando pânico e medo em todos os Países ao redor do mundo. Esse ano tem sido emblemático para o setor energético. No dia 25 de agosto de 2020 uma das empresas mais conhecidas no setor de petróleo, a Exxon Mobil, que já foi a maior empresa de capital aberto do mundo, foi retirada no índice Dow Jones Industrial, um dos principais índices do país. A empresa estava no índice desde de 1929 e já enfrentou diversas crises.

A Indústria de Petróleo e Gás já estavam em declínio na última década devido a fatores como preocupações com mudanças climáticas, a grande queda no custo de energias renováveis, superprodução resultando na queda dos preços. E então, no ano de 2020, o COVID-19 chegou, resultando em um grande golpe contra a Indústria petrolífera. Já em meados de março, quando países começaram a decretar fechamento de fronteiras e “Lockdown”, a demanda global por petróleo já havia caído 5%, e a atividade global de transporte rodoviário estava 50% abaixo da média de 2019. O transporte aéreo também sofreu muito com uma queda de 60% em relação a média do ano de 2019.

  1. IMPACTOS DA PANDEMIA NA INDÚSTRIA GLOBAL DE PETRÓLEO

Antes mesmo da pandemia ter início, a indústria de petróleo e gás já estava sofrendo devido a briga comercial entre Estados Unidos e China, resultando em uma desaceleração econômica, e consequentemente em uma diminuição da demanda e superprodução, derrubando os preços. Logo após esse fato surgiu um impasse entre a Rússia e a Arábia Saudita que é o principal membro da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo). Esse impasse surgiu quando em março, com a demanda caindo muito, a Arábia Saudita propôs a Rússia um corte na produção, porém a Rússia se recusou. Esta briga resultou na queda de 60% no preço do óleo bruto como é possível visualizar no gráfico da figura 1, detalhando os principais acontecimentos do primeiro trimestre de 2020. Quando finalmente a Rússia e Arábia Saudita chegaram em um acordo algumas semanas implementando cortes na produção já era tarde pois a COVID já estava espalhada em todo o globo. Os preços do petróleo nos Estados Unidos chegaram em um patamar negativo, onde basicamente os vendedores tinham que pagar pra descarregar seus carregamentos de óleo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (253.6 Kb)   docx (192.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com