TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS IMPACTOS DA PANDEMIA NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA

Por:   •  13/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.444 Palavras (10 Páginas)  •  67 Visualizações

Página 1 de 10

             

 

 IMPACTOS DA PANDEMIA NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA.

                                                                                       

IMPACTOS DA PANDEMIA NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA.

                                                                                       Paulo Felipe Guimarães silva

RESUMO

Este artigo apresenta uma discussão sobre como a pandemia do Covid-19 tem causado impacto na farmácia, principalmente no que se diz a produção de remédios, vacinas e a grande pressão que a indústria farmacêutica sofre para a origem de uma possível solução para a pandemia que aflora a vida de muitas pessoas pelo mundo. Além de se discutir a importância de tomar as medidas certas para que não se acredite na eficiência de certos medicamentos para a neutralização do vírus, como por exemplo, a cloroquina, medicamentos sem eficácia comprovada para a doença. Tendo o objetivo de promover uma reflexão para a população sobre como a farmácia é essencial para que o combate contra o novo vírus seja efetivo, desde que haja um uso consciente de medicamentos.

PALAVRAS-CHAVE: Farmácia, medicamentos, COVID-19, pressão, pandemia.

INTRODUÇÃO

O presente artigo mostra como a pandemia da nova doença impactou de modo profundo na produção de medicamentos no mundo em geral, visto que com a descoberta do novo vírus na China trouxe um grande impacto nos estudos nas áreas moleculares da biologia, assim como outros vírus como o vírus da hepatite A ou o Influenza vírus A (Gripe).

Porém, o Covid-19 atingiu a proporção de pandemia (Doença que se espalha mundialmente) e causou a preocupação da grande maioria da população mundial, exigindo um isolamento social, uso de máscara e a necessidade de haver uma quarentena em países com altos números de casos.

Com essa pandemia, a indústria farmacêutica sofre uma grande pressão para conseguir obter melhores informações sobre o vírus e uma possível contenção da doença, seja por medicamentos ou por uma própria vacina com alta eficiência sobre o vírus, sendo, portanto, a farmácia uma das principais áreas da ciência responsáveis para que se possa acabar com a pandemia.

No entanto, mesmo com a importância dos estudos de cientistas e de farmacêuticos em todo o mundo, muitas pessoas não confiam nessas pesquisas cientificas e criam e espalham desinformações sobre o novo vírus, por meio, principalmente, de Fake news científicas (Noticias falsas relacionadas com a ciência) relacionadas à eficácia de certos medicamentos contra a Covid-19, como por exemplo, o atual presidente da republica do Brasil Jair Messias Bolsonaro, que afirma que o medicamento Cloroquina é eficaz ao combate ao Covid-19, mesmo com nenhuma evidencia científica sobre tal efeito.

É visto que a farmácia deve ser mais que em qualquer outro momento valorizada e ser mais bem estudada pela população, seja para evitar possíveis desinformações, ou para se entender de forma mais complexa o impacto na pandemia do mundo.

A FARMACIA

        

        A farmácia é a parte da farmacologia que trata das propriedades químicas de substâncias e suas respectivas classificações, visando ao preparo e conservação dos medicamentos.

“O Farmacêutico faz misturas agradáveis, compõe ungüentos úteis à saúde e seu trabalho não terminará.” (Eclesiástico 38:7).

A origem das atividades relacionadas à farmácia se deu a partir do século X com as boticas ou apotecas, como eram conhecidas na época. Neste período, a medicina e a farmácia eram uma só profissão. Na Espanha e na França, a partir do século X, foram criadas as primeiras boticas (Estabelecimento físico onde se vendia os medicamentos da época).

        Com um grande surto de propagação da lepra leva Luís XIV, entre outras iniciativas na área da saúde pública, houve a necessidade de ampliar o número de farmácias hospitalares na França. Mais adiante, no século XVIII, a profissão farmacêutica separa-se da medicina e fica proibido ao médico ser proprietário de uma botica. Com isso, dá início na antiga Roma à separação daqueles que diagnosticavam a doença e dos que misturavam matérias para produzir porções de cura.

        As boticas chegaram ao Brasil no século XVIII, porém desde a colonização do Brasil já havia vindo boticários para tratar as doenças dos colonizadores e dos nativos catequizados, sendo tratado como comercio de medicamentos somente em 1640. Sendo presente ate hoje no cotidiano de muitos brasileiros, tanto no estudo, tanto no comércio.

        Atualmente é uma área bastante relacionada não somente com a produção de fármacos e medicamentos, mas também no estudo de diversas substancias que podem favorecer para a obtenção de certo medicamento ou entender melhor o comportamento desses fármacos. Sendo, portanto muitas vezes confundida com a medicina, porém o médico faz diagnóstico, analisa exames, receita medicamentos e faz cirurgias, participa ainda de programas de prevenção e de planejamento de saúde coletiva, logo ambas as áreas se complementam e são igualmente essências para que se tenha uma sociedade saudável e consciente da ciência.

A PANDEMIA

A palavra vírus vem do Latim vírus que significa fluído venenoso ou toxina. Estes são seres muito simples e pequenos, formados basicamente por uma cápsula protéica envolvendo o material genético, que, dependendo do tipo de vírus, pode ser o DNA, RNA ou os dois juntos, sendo parasitas intracelulares obrigatórios, ou seja, necessitam de outros seres vivos para poderem viver e se reproduzir.

Identificados nos anos 1960, os Coronavírus pertencem à subfamília taxonômica Orthocoronavirinae da família Coronaviridae, da ordem Nidovirales. Eles se subdividem em vários gêneros, espécies e cepas. Alguns atacam animais, outros afetam a espécie humana, causando desde doenças leves, com sintomas parecidos ao de um resfriado comum, até doenças graves como a SARS, a MERS e atual COVID-19.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (119.2 Kb)   docx (515.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com