TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Implantação da gestão da qualidade na construção civil

Por:   •  15/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.198 Palavras (17 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

UNIVERSIDADE FUMEC

FACULDADE DE ENGENHARIA E ARQUITURA – FEA

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CIVIL

Aline Barros Sampaio Alves

IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO DA QUALIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Professor:

Marco Elisio

Belo Horizonte

Novembro / 2015

        IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO DA QUALIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL

        

Aline ALVES¹

RESUMO

Na última década, o fortalecimento da classe média juntamente com o aumento da renda e do crédito e diminuição do desemprego foram fatores que mudaram o cenário atual do mercado construtivo que se tornou cada vez mais competitivo com clientes cada vez mais exigentes. Porém neste ano de 2015, o país vive em um período de recessão, aumentando o desemprego, diminuindo a renda familiar e com diminuição de créditos, mas isso não fez com que as empresas já existentes no mercado deixassem de ser competitivas ou que os clientes deixassem de ser exigentes, tornando assim a qualidade como um fator decisivo na hora da compra de um imóvel. Este artigo tem como principal objetivo apresentar uma análise da eficácia da implantação de um sistema de gestão da qualidade na construção civil, contribuindo positivamente nos resultados operacionais e financeiros das empresas construtoras, tornando as construções mais econômicas, com menos desperdícios e maior qualidade.

Palavras-chave: construtoras, gestão da qualidade, planejamento.

1. INTRODUÇÃO

A gestão da qualidade, quando implantada em uma construtora, consegue proporcionar diversas vantagens para o processo organizacional e produtivo, como por exemplo o aumento do nível de organização interna, um maior controle administrativo e um aumento considerável na produtividade devido a diminuição dos desperdícios, diminuição de retrabalho e principalmente a diminuição de atrasos na obra. Com isso é possível obter uma redução de custos para a

construtora e uma melhora com relação a credibilidade dos clientes, torando-se assim a implantação da gestão da qualidade na construção civil um benefício também financeiro.

As construtoras utilizam das normas NBR ISO 9001:08 e da Referencial SiAC / PBQP-H como guia para a implantação da gestão da qualidade dentro da empresa. Essas normas são alvos dos empreendedores que tem uma visão mercadológica de médio e longo prazo.

O PBQP-H, Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat, é um instrumento do Governo Federal para cumprimento dos compromissos firmados pelo Brasil quando da assinatura da Carta de Istambul (Conferência do Habitat II/1996). A meta do PBQP-H é organizar o setor da construção civil em torno de duas questões principais: a melhoria da qualidade do habitat e a modernização produtiva. A busca por esses objetivos envolve um conjunto de ações, entre as quais se destacam: avaliação da conformidade de empresas de serviços e obras, melhoria da qualidade de materiais, formação e requalificação de mão-de-obra, normalização técnica, capacitação de laboratórios, avaliação de tecnologias inovadoras, informação ao consumidor e promoção da comunicação entre os setores envolvidos. Dessa forma, espera-se o aumento da competitividade no setor, a melhoria da qualidade de produtos e serviços, a redução de custos e a otimização do uso dos recursos públicos. O objetivo, em longo prazo, é criar um ambiente de isonomia competitiva, que propicie soluções mais baratas e de melhor qualidade para a redução do déficit habitacional no país, atendendo, em especial, a produção habitacional de interesse social.

A norma NBR ISO 9001 é aplicável a qualquer produto, a qualquer tipo de serviço e a qualquer tamanho da organização. É também compatível com outros sistemas de gestão e focada em melhoria contínua. Contudo, a norma NBRISO 9001 é voltada para os resultados dos negócios. O SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade) faz parte de vários sistemas que existem nas construtoras, entre eles: o Sistema de Informação, o Sistema Financeiro, o Sistema de Vendas. Quando o SGQ é implantado na empresa, tem-se como objetivo buscar algo que seja compatível com a construtora, que agregue valor e que seja interligado com outros processos organizacionais. As construtoras precisam ser lucrativas, pois se não for lucrativa pode ir a falência prejudicando assim não somente os funcionários da construtora, como também as famílias desses funcionários e os próprios clientes que precisam da construtora para a construção do empreendimento comprado.

Para a implantação tanto da NBRISO 9001, quanto da Referencial SiAC / PBQP-H, é necessário primeiramente que se haja um bom planejamento, sendo este um passo essencial para a gestão da qualidade. O planejamento são as decisões tomadas visando uma situação futura que contém as definições antecipadas das decisões que deverão ser tomadas durante o processo de realização da obra.

2. PLANEJAMENTO

  1. Conceito de Planejamento

Para Mattos (2010), o gestor ao planejar, dota a obra de uma ferramenta importante para priorizar suas ações, acompanhar o andamento dos serviços, comparar o estágio da obra com a linha de base referencial e tomar providências em tempo hábil quando algum imprevisto é detectado. Para Xavier (2008), planejamento de uma obra significa a execução de trabalho e preparação para qualquer empreendimento, seguindo um roteiro e métodos determinados, com objetivos e bases técnicas definidas, que inclui atividades que devem ser identificadas, analisadas, coordenadas e gerenciadas, sendo o resultado de um plano de ação.

O planejamento traz benefícios como o conhecimento pleno da obra, detecção de situações desfavoráveis, agilidade de decisões, relação com o orçamento, otimização da alocação dos recursos, referência para acompanhamento, padronização, referência para metas, documentação e rastreabilidade, criação de dados históricos e profissionalismo (MATTOS, 2010).

A ausência ou a inadequação do planejamento das obras podem ocasionar em consequências desastrosas para uma construção, podendo acarretar atrasos e aumento de custos, assim como colocar em risco o sucesso do empreendimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.5 Kb)   pdf (189.1 Kb)   docx (25.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com