TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade e produtividade na construção civil

Por:   •  11/9/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  862 Palavras (4 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 4
  1. INTRODUÇÃO

Não a mais como ainda contradizer que para se ter sucesso, alcançar metas ou objetivos e obter o resultado esperado, seja em quaisquer segmentos profissionais, se não houver planejamento, organização e controle do que será executado. E para a Construção Civil também se aplica, não fica de fora.

O mercado da Construção Civil, cada vez mais competitivo e exigente, fomenta por gestores, para promover nos canteiros de obras, incluindo também a parte administrativa dos mesmos, métodos e aplicações que garantirão uma produtividade com qualidade.

A excelência no processo produtivo na Construção Civil, refletirá em “obras de arte” bem executadas, gerando resultados positivos.

 

  1. OBJETIVOS

Este relatório técnico tem como escopo, a análise ou conhecimento de algumas dentre milhares de iniciativas e práticas que almejam uma execução bem elaborada, com excelência, dentro de um ambiente organizacional adequado, buscando a melhora na qualidade e produtividade na Construção Civil.

  1. BUSCANDO QUALIDADE

A construção civil, assim como a maioria das indústrias, evoluiu bastante ao longo do tempo e hoje existem muitas técnicas construtivas que utilizam tecnologia de ponta aliada a uma boa gestão de recursos. Porém, ainda nos dias de hoje é possível encontrar muitas obras utilizando métodos antiquados, sem a preocupação com consumo correto de materiais, com ausência de planejamento e dando pouca importância para manter um ambiente organizacional tranquilo.

Dentre estes aspectos, está listado abaixo algumas premissas, entre muitas, que contribuem para uma boa qualidade na Construção Civil melhorando a produtividade.

  1. Qualificação de mão-de-obra: Treinamentos, palestras de incentivo, reciclagens, são alguns métodos de qualificação. A qualidade dos recursos humanos é uma das principais causas de sucesso ou fracasso de uma empresa. Apesar disso, alguns empreendimentos contratam e selecionam o funcionário pensando no salário mais baixo que irá pagar.
    Essa política permite economia no curto prazo, mas implica, em médio prazo, no aumento de custos por causa de baixa produtividade, falta de qualidade, ausências e pequeno tempo de permanência do funcionário. o resultado de um funcionário capacitado compensa o valor investido em sua capacitação mesmo com pouco tempo de produção.

  1. Acompanhamento “extra-obra”: Saber e se inteirar da vida ou do dia-a-dia do funcionário fora dos horários de trabalho, pode trazer resultados significativos na produção. Um colaborador que passa por algum tipo de problema pessoal, seja com família, vícios ou problemas psicológicos, se trazido com ele para dentro do canteiro de obras, contribuirá para um baixo rendimento na execução de suas tarefas, proporcionando a falta de concentração, aumentando riscos de acidentes de trabalho, atraso em cronogramas e gerando custos. Pode auxiliar neste processo o auxílio do profissional em Psicologia, onde aplicará métodos mais aprofundados de acompanhamento que possibilitará o surgimento de melhores resultados.

  1. Utilizar tecnologias sustentáveis: A introdução de uma grande variedade de materiais, ferramentas, equipamentos, técnicas especiais, processos construtivos e administrativos voltados à Construção Civil contribui para a melhoria de vários aspectos de organização e conduz a uma maior qualidade, reduzindo custos. A utilização destas inovações aparece como uma importante ferramenta para que as construtoras obtenham vantagens competitivas e diferenciação frente aos seus concorrentes, agregando maior eficiência às atividades de produção. São destacadas diversas evoluções no setor, como por exemplo a movimentação de materiais de manual para mecanizada, uso de ferramentas, máquinas e técnicas especiais, mecanismos e iniciativas que reduzem a variabilidade (esquadros grandes, gabaritos para banheiros, cones removíveis para tubulações, níveis laser, contra-piso e emboço de teto zero, etc) e utilização de elementos pré-fabricados e kits prontos, novos produtos para transportes de materiais, utilização de equipamentos polivalentes, recursos para comunicação interna, organização do canteiro de obras, etc.
  1. Combate ao desperdício de materiais: As empresas de construção civil têm convivido com inúmeras críticas relacionadas ao desperdício de materiais nas obras. O grande volume de entulho desprezado é algo que sempre aparece como notícia em jornais, em revistas e em outros meios de comunicação. Sabe-se que o desperdício de materiais possui um número significativo nas construções. Medidas cautelares podem ser tomadas para que esse paradigma seja quebrado tais como: ter sempre um projeto ou esboço em mão que facilita o levantamento de quantitativos, o orçamento e evita aquisições exageradas de materiais. A efetivação de uma pequena equipe de planejamento e administração de materiais que permitirá reduzir o desperdício que chega a representar um custo adicional por volta de 12% do valor da obra. Programar uma lista de materiais para as compras necessárias para toda a obra e também não comprar os materiais todos de uma só vez, pois a grande quantidade pode levar ao desperdício, salvo se for uma etapa da obra em que já se tem levantado o exato quantitativo para aquela execução.
  1. CONCLUSÃO

De fato, concluímos que qualidade na Construção Civil traz desenvolvimento. Obras bem executadas provavelmente tiveram seus rumos e objetivos traçados e seguidos fielmente. Para se melhorar a qualidade e produtividade na Construção Civil, há que se tenha um bom planejamento, conhecimento exímio das etapas a serem concluídas, conciliando o setor de recursos humanos com execução, garantindo a entrega da edificação em tempo hábil, obediência aos cronogramas, com máxima redução de custos, com menos índices de afastamentos e acidentes de trabalho e galgando o resultado final positivo que é o lucro esperado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (83.2 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com