TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Implantação de sistemas de gestão ambiental

Por:   •  25/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  589 Palavras (3 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 3

Implantação do sistema de gestão ambiental

O sistema de gestão ambiental tem o objetivo dotar as empresas de ferramentas que permitam reduzir os danos ao meio ambiente, mas de modo que seus benefícios excedam aos custos de sua implantação. Primeiramente, é necessário um treinamento eficiente com a empresa, fazendo um levantamento das necessidades, um projeto instrucional, uma apresentação do treinamento a um público significativo a fim de validar o mesmo, e uma implantação e avaliação da reação, aprendizado, comportamento e resultados. Depois de feito, esse treinamento possibilita despertar o interesse e a atenção dos funcionários para a importância do tema na empresa, desenvolver cada vez mais suas habilidades e conhecimento em aspectos que afetam diretamente o desempenho ambiental da organização e desenvolver lideranças que possam auxiliar na eficácia dos processos do SGA. Estabelecido o problema e o objetivo da pesquisa, elabora-se um referencial teórico com a finalidade de se conhecer e analisar os pressupostos teóricos que pudessem embasar o seu desenvolvimento técnico e científico. Para isso, é feito um relatório de coleta de dados, para guiar as ações dos pesquisadores e garantir maior confiabilidade dos resultados, e então um estudo de campo. Na análise documental verificaram-se o manual de gestão ambiental, a matriz de documentos, a matriz de responsabilidades, as instruções de trabalho relativas ao SGA e alguns registros, incluindo os resultados das reuniões de análise crítica e dos treinamentos. É importante também a demonstração do comprometimento da alta direção, a qual ocorre por meio da sua participação ativa nas decisões e eventos relacionados ao SGA. Além disso, uma parceria com a área de gestão de pessoas, a formação de um comitê de gestão ambiental, o alinhamento do sistema de gestão ambiental com a missão e demais políticas da empresa, o treinamento e o desenvolvimento dos membros da empresa tem um papel fundamental no processo.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A crescente conscientização ambiental da sociedade aumentou a pressão sobre a comunidade empresarial de que os padrões de produção e consumo correntes são insustentáveis. Assim, as empresas entenderam que, para continuarem funcionando, terão que integrar, cada vez mais, componentes ambientais a suas estratégias comerciais e seu planejamento estratégico. Logo, as empresas que oferecem mais informações sobre o seu desempenho ambiental devem, com certeza, melhorar as relações com acionistas, fornecedores e consumidores, o que representa uma vantagem de mercado.

Como pude observar, a implementação de um sistema de gestão ambiental é um processo voluntário. Porém, o grande motivo para a implantação desse sistema é que o meio ambiente representa ao mesmo tempo riscos e oportunidades, para que uma empresa seja bem-sucedida ela deve controlar os riscos e desenvolver as oportunidades. Ao optar pela implantação de um SGA, as empresas não recebem apenas benefícios financeiros, como economia de matéria-prima, menores gastos com resíduos, aumento na eficiência na produção e vantagens de mercado, mas sim, estão também diminuindo os riscos de gerenciar inadequadamente seus aspectos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (39.3 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com