TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importancia do Saneamento Basico

Por:   •  29/9/2016  •  Resenha  •  1.258 Palavras (6 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 6

IMPORTANCIA DO SANEAMENTO BÁSICO

É preciso entender o que é saneamento para entendermos esta disciplina.

Saneamento (OMS) é quando o homem toma como ação o controle do meio físico, podendo surtir efeitos sobre o bem-estar físico, mental e social da população.

O saneamento básico é o conjunto de todas as ações de controle da água, como o abastecimento, esgotamento sanitário, limpeza pública, drenagem pluvial e controle de vetores.

Já o saneamento ambiental é um trabalho que visa ações socioeconômicas, com objetivo de deprimir o mínimo possível o meio ambiente, promovendo o abastecimento de  água potável, coleta do esgoto para o seu devido tratamento, assim como resíduos sólidos, líquidos e gasosos, consequentemente controlando a proliferação de doenças transmissíveis, executando serviços de drenagem e demais obras especializadas com finalidade de proteger o meio ambiente.

A área de interesse do estudo do saneamento básico é: abastecimento de água; limpeza urbana e coleta de lixo; esgotamento sanitário; drenagem urbana.

Abastecimento de água

Segundo a politica Nacional de Recursos Hídricos, a água é um em de domínio público, de recurso natural limitado, tem valor econômico, e em situações de escassez o uso prioritário é de consumo humano e dessedentação de animais.

A situação da distribuição de água potável no mundo é crítica, pois menos de 1% da água do mundo é própria para consumo, a maior parte do esgoto é lançada em rios e lagos, existem poucos sistemas de tratamento de água no mundo, e este tratamento é muito caro, inviabilizando o uso em países pobres.

13, 7% de água doce disponível no mundo estão localizado no Brasil, sendo que 80% está na Amazônia. O uso básico de consumo de água pura tratada pelo brasileiro é cerca de 163 litros por dia. No Espírito Santo, toda a população é abastecida de água.

Esgotamento Sanitário

Os esgotos (domésticos ou industrial) produzidos pela população devem ser coletados, tratados e lançados de forma adequada ao meio ambiente.

Onde não existem sistemas públicos de coleta de esgoto, o correto é ter sistemas individuais como fossa, filtro e semidouros, para não contaminar o lençol freático e nem rios e lagos localizados na redondeza.

Se o sistema público funcionar corretamente, evita proliferação de doenças resulta em uma valorização imobiliária, menores custos com tratamento de água.

Porém, uma boa parcela da população brasileira não conhecem os benefícios do sistema público de esgoto. Principalmente no norte e nordeste do Brasil.

Drenagem Pluvial

Drenagem pluvial é o serviço de coleta das águas de chuva, 94, 5% dos municípios brasileiros possuem drenagem pluvial. Infelizmente, algumas redes de esgoto estão ligadas clandestinamente a redes de drenagem pluvial, o que gera grandes problemas.

Resíduos Sólidos

A limpeza pública consiste no recolhimento de todos os resíduos sólidos, porém o problema é para onde vão esses resíduos e o que é feito com ele. Cada vez mais está sendo conscientizada a importância da reciclagem dos produtos sólidos, para assegurar a saúde e a segurança da população, redução da poluição e contaminação ambiental.

Poluição x Contaminação

A poluição é quando é lançado ou liberado no meio ambiente, de forma impropria uma quantidade alta de matéria ou energia que prejudica a vida na terra. A poluição pode está na formas pontuais e difusas, e as fontes podem ser naturais e artificiais. Já a contaminação é quando é lançado na água substâncias nocivo à saúde e vida aquática.

Existem 3 estágios da poluição: Poluição patogênica, poluição total e poluição química.

Os principais processos da poluição são por contaminação, assoreamento, eutrofização e acidificação.

Doenças de Veiculação Hídrica

São doenças causadas por microrganismos patogênicos, presentes nas fezes humanas e de animais.

A água contaminada afeta o ser humano através da ingestão direta, preparo de alimentos, higiene de alimentos, agricultura, higiene do ambiente, processos industriais e atividades de lazer.

Estas doenças podem causar surto, quando resulta do surgimento de vários casos de pessoas com a mesma doença, num mesmo território em um curto espaço de tempo. Pode ser epidemia, quando resulta da incidência alta, acima da média de anos em períodos anteriores, na mesma área geográfica e em um tempo contínuo. E também pode acarretar endemia quando a doença prevalece em um determinado local ou numa população específica.

Existem fases de transmissão:

Período de incubação: Vai desde a penetração do agente patogênico até o aparecimento dos primeiros sinais da doença.

Período de invasão: São os primeiros sintomas da doença e reação do organismo.

Período de estado: quando a doença se manifesta com maior intensidade.

Período de declínio: Fase de atenuação da doença.

Período de convalescença: Tempo de recuperação do organismo pós o desaparecimento da doença

Período de transmissibilidade: Quando é transmitido para outras vítimas.

Para conter a proliferação de doenças causadas pela contaminação da água é preciso:

Implementar programas de proteção dos mananciais; implementação de sistemas de tratamento de esgoto; controle da qualidade bacteriológica e físico-química da água distribuída; promover programas de educação sanitária e ambiental; compete ao Cidadão a prática dos bons hábitos de higiene preservação ambiental.

Outras soluções são as medidas profiláticas como a imunização, quarentena, notificação, diagnóstico, isolamento, desinfecção e desinfestação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (84.1 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com