TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Indicadores de Performace e Desempenho

Por:   •  1/3/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  679 Palavras (3 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 3

Pag 334 Humanator[1] Avaliação de funções consiste na determinação do seu peso especifico, medido como contributo e impacto que o conteúdo funcional tem nos resultados de negocio da empresa.

Um método ou sistema de avaliação de funções é uma ferramenta analítica objectiva que permite determinar o impacto de cada função nos resultados da empresa ou organização.

A sua importância resulta da utilização, pela empresa, de um mesmo método de análise, um mesmo sistema de peso e medidas para avaliar o impacto que as diversas funções, qualquer que seja a área de actividade em que se encerem, tem nos resultados dos negócios.

Segundo Sebastião Teixeira (2005 pag.21)[2], a avaliação do desempenho consiste na comparação dos patrões com as realizações, ou seja, no calculo dos desvios, verificando  se os nível de tolerância foram ou não ultrapassado.  

Idealmente, a comparação entre os patrões e as realizações devia ser feita de uma base de antecipação, isto é, antes de ser efectuadas as tarefas, fabricados os produtos  ou executadas acções que se avaliam ___ e assim evitar os desvios. Mais na prática isso é, de modo geral, inviável devem os desvios ser detectados o mais rapidamente possível, evitando acréscimos de custos e, portando, prejuízos.

Quando os patrões são bem determinados e existem meios para se apurar com rigor o que os trabalhadores executam, a avaliação de desempenho não apresenta grandes dificuldades. com tudo , nas áreas menos técnicas, muitas vezes acontece  que não só os patrões são difícil de definir mais também a avaliação do desempenho não é tarefa fácil.

Pensemos por exemplo na definição  de patrões e na avaliação de desempenho das tarefas de um  Director financeiro, um Director da produção ou dos recursos humanos numa empresa.

Segundo Chiavenato (2004)[3] define avaliação desempenho como “uma apreciação sistemática do desempenho de cada pessoa no cargo e seu potencial de desenvolvimento futuro toda avaliação é um processo para estimular ou julgar o valor, excelência, as qualidades de alguma pessoa “ . Desta maneira, avaliação de desempenho e um método em que a pessoa é observada pela chefia para melhorar suas qualidades e habilidades na organização, promovendo seu crescimento pessoal e profissional.  Além disso a avaliação de desempenho pode estimular o individuo alcançar melhor salário, bonificações, promoções, treinamento, e planeamento de carreira . Para organização a avaliação é suma importância para corrigir os desvios, assim obtendo melhores resultados.

Avaliar significa, em sínteses, comparar os resultados alcançados com os esperados(planejados ), de forma que apenas o trabalho previamente planejado deve ser objecto de avaliação. e se pressupõe não só a comparação entre o que se espera do individuo em termos de realização (resultados esperados) e a sua actuação efectiva(trabalho realizado),mais também a existência de algum mecanismo  de acompanhamento que permite corrigir desvios  para assegurar  que a execução corresponda ao que foi planejado(Lucena  (1977); Aluri e Reichel(1994).

Para Andreassi, 1994. A avaliação de desempenho é um mecanismo que busca conhecer e medir o desempenho dos indivíduos na organização, estabelecendo uma comparação entre o desempenho esperada e o apresentado por este individuo. É um meio pelo qual pode ser localizado problemas de super visão de pessoal, de motivação, de integração do empregado á empresa ou ao cargo que ocupa, de não aproveitamento de empregado com potencial mais elevado que o exigido pelo cargo, entre outros. isso colaborando com a determinação de uma politica adequada as necessidades da empresa. Segundo Pontes (1991), “A avaliação ou administração de é um método que visa, continuamente, a estabelecer um contacto com os funcionários referentes aos resultados desejados pela organização acompanhar os desafios propostos, corrigindo os rumos quando necessários, e avaliar os resultados conseguidos “.                        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (50.8 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com