TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Influências de Taylor e Fayol nas empresas modernas

Por:   •  7/4/2015  •  Artigo  •  342 Palavras (2 Páginas)  •  3.112 Visualizações

Página 1 de 2

Taylor e Fayol tiveram uma participação fundamental na história da administração. A partir de seus estudos e métodos, pôde-se pensar na administração como ciência. Taylor mudou os métodos empiristas de sua época para conseguir maior eficiência nos resultados dentro das organizações. Fayol buscou métodos que melhorassem o ambiente de trabalho, ou seja, passou a pensar na estrutura organizacional, assim como, todas as esferas da organização (operacionais e gerenciais).

Esses dois engenheiros revolucionaram o modo como as organizações produziam seus bens. Entretanto, tiveram muitas críticas por tornar as pessoas alienadas a tarefas específicas do trabalho, manipular os trabalhadores através de iniciativas materiais e salariais, além da excessiva unidade de comando.

Contudo, seus estudos e métodos adotados na época são vistos até hoje nas organizações e permanecerão por muito tempo, pois a eficiência e o lucro nas organizações são essenciais.

Entre as contribuições que Taylor e Fayol tiveram para as empresas modernas, podemos citar:

  • Taylor
  1. Descrição de cargo e seleção

Taylor mostrou que os operários deveriam ser selecionados de acordo com suas aptidões e depois treiná-los para serem mais eficientes e bater suas metas.

  1. Divisão do trabalho

O trabalhador passou a fazer somente uma etapa do processo de montagem do produto. Isso trouxe economia de tempo e maior produção para empresa.

  • Fayol
  1. Divisão de autoridade por departamentos

Fayol dividiu a organização em departamentos (financeiro, comercial, segurança, etc.). Cada departamento tinha um líder fazendo a organização e o controle para que as metas fossem alcançadas.

  1. Estabilidade do Pessoal

Este era um dos 14 princípios de Fayol. Promover a lealdade e a longevidade do empregado. As organizações devem buscar reter seus funcionários, evitando o prejuízo/custos decorrente de novos processos de seleção, treinamento e adaptações.

Podemos dizer que Taylor e Fayol foram os percursores da administração moderna e que suas contribuições foram essenciais para empresas de hoje, tendo em vista que seus métodos sempre visavam maior eficiência e maior lucratividade, fatores fundamentais para uma empresa que queira se tornar grande e competitiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (76.8 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com