TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Instruções Para Preenchimento do Relatório de Estágio Supervisionado (Observação)

Por:   •  9/10/2016  •  Relatório de pesquisa  •  3.740 Palavras (15 Páginas)  •  500 Visualizações

Página 1 de 15

Instruções para preenchimento do Relatório de Estágio Supervisionado (Observação)

Senhor(a) Licenciando (a):

Este Relatório será composto de duas partes: uma delas versará sobre questões relativas ao Estágio Supervisionado realizado neste semestre em Unidade Escolar de Ensino Fundamental e/ou Médio; a outra, sobre avaliação que você faz da disciplina Prática de Ensino (ainda em andamento), sobre sua vida acadêmica anterior ao ingresso no Curso de licenciatura em Física, suas impressões sobre o Curso em andamento e suas atuais concepções sobre o ensino e a aprendizagem.

Lembre-se que a parte inicial, o Relatório em si, faz parte da avaliação de seu desempenho na disciplina de Prática de Ensino. Na segunda parte, esperamos sua contribuição para a avaliação da disciplina, a maneira com que vem sendo conduzida e para a reestruturação de cursos de formação inicial de docentes de Física.

Portanto, evite pressa; procure responder às questões da maneira mais detalhada possível, com clareza, de forma espontânea, evitando consulta a outros colegas. Sua opinião (pessoal) é relevante para as finalidades acima citadas. Por favor, colabore. Os dados aqui levantados serão utilizados apenas para fins didáticos e de pesquisa; em caso de divulgação, garantimos a preservação de sua identidade.

Para a digitação, siga a formatação do próprio documento. Ao inserir suas respostas, use letras de tamanho 12 e espaço simples. O Relatório deverá ser impresso e entregue no final das aulas, no Depto. de Educação, com o Sr. Alberto ou Sra. Elaine. Anexe ao Relatório documentos que você considera relevantes, tais como textos, modelos de provas, questionários e outros documentos coletados durante seu estágio nas Unidades Escolares. É imprescindível anexar a ficha de estágio com freqüências diárias assinadas pelo docente da Unidade Escolar onde foi realizado o estágio mais carimbo e assinatura da direção da UE.

Uma cópia do arquivo deverá ser encaminhada também por e-mail (@fc.unesp.br). Ao nomear o arquivo, no lugar da palavra aluno, coloque seu sobrenome (Exemplo: Relatório Prática I-III – 2005 - Aluno).

Caso seja necessário você será convidado a refazer o Relatório. Há possibilidade também de você ser chamado para uma entrevista com a finalidade de aprofundar alguns pontos de suas respostas a este Relatório.

Lembro que as aulas presenciais estão agendadas conforme o calendário já enviado a todos e entre os temas a serem desenvolvidos, serão feitas as reflexões e avaliação do estágio.

Em caso de dúvida, não hesite em encaminhar um e-mail, telefonar ou nos procurar. Grato

Prof.  – Docente de Prática de Ensino  – Depto. Educação/F.C.

                     

  1.         
  2. Departamento de Educação
  1. RELATÓRIO DE ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO

1. IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA

Nome: Prática de Ensino de Física I/III

(2o Semestre de 2.006)

Docente Responsável: Prof. Dr. Roberto Nardi

2. IDENTIFICAÇÃO DO ESTAGIÁRIO

Aluno:                  No.:

  1. Curso: Licenciatura em Física

Período do Estágio: 2ºsemestre de

Carga Horária: 15 horas-aula (Prática I)/ 30 horas (Prát.I-III)

3. OBJETIVOS DO ESTÁGIO:

  1. Identificar as questões que se colocam sobre a prática pedagógica e seus pressupostos. Refletindo sobre a função social da escola e sobre o papel do professor em um dado contexto escolar.
  2. Analisar as relações entre conhecimento, educação, escola, desenvolvimento de currículos e ação pedagógica a partir da realidade, tendo como foco a especificidade do trabalho docente.
  3. Analisar os dados observados em um determinado contexto escolar, relacionando os aspectos básicos do trabalho pedagógico com objetivos, conteúdos e métodos, bem como a articulação entre conteúdo e forma.
  4. Analisar os dados observados na realidade buscando estabelecer os aspectos acerca do compromisso de tal prática pedagógica com ma teoria da avaliação e com o projeto pedagógico do professor.
  5.    Observar criticamente a realidade do Ensino de Física atualmente ministrado nas escolas de nível médio e propor alternativas de melhoria

4. IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE ESCOLAR

Nome da escola:

Endereço: 

Cidade:

Fone:

 

Dados da Direção da Escola:

Nome do Diretor (a):

( X ) Efetivo(a)   (   ) Designado(a)  

Licenciado (a) em:  Pedagogia, Matemática, Química e Física

Nome do Vice-Diretor:

( X ) Efetivo   (   ) Designado   Licenciado em:

Prof (a). Coordenador (a) Pedagógico (a):

Secretário (a)da Escola:

Cursos mantidos:

(   ) Pré-escola:        (   ) Fundamental (1ª a 4ª)(   ) Fundamental (5ª a 8ª)        ( X ) Ensino Médio   ( X  ) Outros

Número de Alunos (), de Professores (   ) e de funcionários ( 17 )

Períodos de funcionamento:

( X )Manhã                ( X ) Tarde                 ( X ) Noite

3. DESCRIÇÃO DAS AULAS OBSERVADAS (DIÁRIO DE CLASSE):

O docente, o qual acompanhei suas aulas durante o estágio é um professor, cuja idade não me senti confortável em perguntar, mas aparentava estar entre 29 e 35 anos.Licenciado em física pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”(UNESP). Sua metodologia de trabalho é  tradicional com lousa e giz. Como material didático fez uso apenas de livros de didáticos (autor: Paraná, e Paulo Ueno). Suas aulas eram compostas no padrão teoria e exercícios; conforme o tema abordado (por exemplo: Calor e temperatura) aplicava-se apenas aulas expositivas, e sua avaliação foi feita através de provas, trabalhos, e visto no caderno referente a matéria apresentada e exercícios propostos aos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.1 Kb)   pdf (307.3 Kb)   docx (25.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com