TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inteligencia Competitiva

Ensaios: Inteligencia Competitiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2013  •  302 Palavras (2 Páginas)  •  462 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Atividade de avaliação a distância (AD)

Short-paper

Disciplina:Inteligência Competitiva

Curso: Gestão da Tecnologia Informação

Professor Tutor: Salete Cecilia de Souza

Aluno : Wagner da Silva lopes

Data : 29/04/12

Função Inteligência e sua atuação no Cenário do ensino Superior

De acordo com o que o estudioso Walter Felix Cardoso Junior escreveu em sua obra Inteligência Empresarial Estratégica, a Função Inteligência pode ser aplicada em uma organização voltada para o ensino superior, pois existem diversos fatores que favorecem esta aplicação.

As universidades são verdadeiras incubadoras de talentos, onde podemos encontrar mão-de-obra extremamente qualificada e aberta a novos desafios. As pessoas que convivem no ambiente universitário estão preparadas para absorverem altas doses de conhecimento e informação, além disso, possuem acesso facilitado a diversos especialistas contribuindo para realização dos objetivos.

Temos como exemplo a empresa Automatisa Sistemas Ltda, que nasceu dentro da UFSC, se beneficiando de todo o cenário favorável a pesquisa, desenvolvimento e conhecimento do corpo docente. Esta empresa representa bem a Função Inteligência dentro da Universidade, na época um grupo de estudante de Engenharia se reuniu para fazer um trabalho de conclusão, neste trabalho observou-se uma grande oportunidade, tinha-se disponível mão de obra qualificada, informação, ambiente favorável e ainda possibilidade de uso de recursos internos e externos, apartir daí executou-se o projeto que deu certo e a empresa hoje é pioneira na fabricação de maquinas de corte e gravação a laser.

A partir do exemplo mencionado pode-se concluir que a função inteligência pode ser sim aplicada em uma organização focada em produto intangível com êxito e com sucesso, assim como a Empresa Automatisa. O cenário universitário favorece e contribui amenizando diversas dificuldades que seriam de impacto maior dentro de uma empresa privada. Dentro desse cenário, temos como antecipar e identificar oportunidades, beneficiando-se do ambiente universitário no qual contamos com 29/04/2012inúmeras diversidades de características inovadoras.

Bibliografia:

http://bibliotecariosms.files.wordpress.com/2009/07/elder-lopes-barboza-gestao-estrategica-da-informacao-e-a-inteligencia-competitiva.pdf http://www.automatisa.com.br/http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&langpair=en|pt&u=http://horizon.unc.edu/courses/papers/Scenario_wksp.html

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com