TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inteligencia Competitiva

Pesquisas Acadêmicas: Inteligencia Competitiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2013  •  222 Palavras (1 Páginas)  •  514 Visualizações

INTELIGÊNCIA COMPETITIVA

A prática da IC tem uma importância forte no mundo dos negócios de hoje, já que os gerentes têm que adotar um estilo direto, orientado para a ação e focado nos fatores visíveis do ambiente competitivo. Em muitos casos este comportamento é um tanto quanto improvisado, e acaba por redundar em ações onde se considera apenas alguns aspectos fragmentados do ambiente de negócios.

As empresas que realizam a implantação de um processo de IC bem estruturado geram efetiva inteligência, a qual pode ser utilizada na defesa e no ataque aos competidores, além de ser um importante fator na definição das estratégias competitivas empresariais.

O aumento da rivalidade competitiva, a pequena margem de erro para a tomada de decisões e a velocidade das mudanças, provocaram uma transformação nas regras existentes.

As empresas com sucesso necessitam saber o que estão a fazer os seus competidores, como estão a mudar as necessidades dos clientes, como estão a amadurecer os mercados globais e, a partir daí, desenvolver tendências nas suas indústrias. Reunir estas necessidades de informação é do que trata a inteligência competitiva (Gregory, 1999; Prencipe,2000), que é uma metamorfose de dados em informação, em conhecimento, em inteligência.

Em suma, a Inteligência Competitiva vai permitir, no futuro, estreitar laços entre países, a fim de desenvolver conjuntamente objetivos comuns, pois as organizações não podem operar efetivamente sem inteligência (Miller, 2000).

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com