TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inteligencia Competitiva

Artigos Científicos: Inteligencia Competitiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2013  •  330 Palavras (2 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 2

A inteligência competitiva é compreendida como um processo dinâmico, formado pela gestão da informação e pela gestão do conhecimento. Dentro dela, é interessante destacar algumas questões essenciais para seu desempenho positivo, como a cultura organizacional que é fundamental para o sucesso do processo de IC, as atividades pertinentes ao monitoramento da informação, a gestão do conhecimento e informação como fator do processo, assim como o processo em si e sua importância para a inovação tecnológica.

O processo de inteligência competitiva (I. C.) é extremamente importante para as organizações que necessitam ser competitivas perante o mercado consumidor, seja ele regional, nacional ou internacional. A I. C. ocorre em âmbitos organizacionais, logo é influenciado constantemente pelos elementos internos e externos. É o método que investiga o ambiente no qual a empresa está presente, com o objetivo de revelar oportunidades e diminuir os riscos, assim como faz o diagnóstico de seu ambiente interno organizacional, buscando estabelecer estratégias de ação a curto, médio e longo prazo.

Esta é fundamental para a organização em vários aspectos, como por exemplo, para gerentes e diretores desenvolverem suas atividades profissionais, para que os setores táticos definam suas estratégias de ação, focando a competitividade, o mercado e a globalização. Além disso, é perceptível as necessidades informacionais, nos mais diferentes graus de complexidade, da empresa como um todo e que são abastecidas através do processo de I. C..

Perante o ambiente competitivo atual, implementar um setor especializado de I.C, torna-se crucial para sobrevivência. Devido ao excesso de informações presentes atualmente na sociedade, vê-se indispensável coletar informações sobre a concorrência para aprender tanto com seus erros quanto com seus acertos e mais que isso, superar-se e destacar-se dentro do ambiente competitivo. Conclui-se portanto que no quadro atual, a Inteligencia Competitiva é um componente crucial da crescente economia do conhecimento. Ao analisar as características de seus concorrentes, esta metodologia possibilita que empresas antecipem futuras direções e tendências do mercado, ao invés de meramente reagir a elas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com