TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução a Suspensão e Direção de um protótipo Baja

Por:   •  26/11/2017  •  Projeto de pesquisa  •  448 Palavras (2 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 2

Diferencial blocado: O diferencial permite que uma roda gire mais do que a outra conforme o necessário, como em uma curva por exemplo. O ponto negativo do diferencial é quando uma roda está no seco e a outra no barro, essa vai patinar e o carro ficará atolado. Já o diferencial blocado não permite essa diferença de rotação das rodas e na Gaiola ou Baja sai mais fácil do atoleiro. O sistema diferencial blocado não serve para rua e não altera a velocidade final do carro.

Geometria de Ackermann: Como os Bajas são usados exclusivamente no barro, há a utilização da Geometria de Ackermann modificado, ou seja, a roda interna (roda que percorrerá a circunferência menor) possui um ângulo de esterçamento ligeiramente maior do que a externa (roda que percorrerá a circunferência maior), garantindo que qualquer que seja o ângulo de direção todas as rodas irão traçar circunferências concêntricas. Carros de passeio não podem usar essa geometria, pois seus pneus iriam desgastar muito rapidamente. O mesmo não acontece na lama, já que ela não é tão abrasiva quanto o asfalto.

[pic 1]

Cambagem (ou Camber): É o alinhamento vertical longitudinal da roda em relação ao carro, é esse alinhamento que garante o equilíbrio dos pneus e evita desgastes.

Trata-se de um serviço no “câmber”, ângulo de inclinação da roda em relação ao solo, que é ajustado para distribuir o peso do carro sobre a banda de rodagem.  Se ele não estiver de acordo com as especificações da fabricante, provavelmente, você vai ter dores de cabeça com desgaste irregular dos pneus. Alguns carros têm cambagem positiva (quando os pneus estão voltados para fora) e outros têm cambagem negativa (pneus voltados para dentro). A cambagem nula (pneus em um ângulo reto) só é encontrada quando o carro está fazendo uma curva – neste momento, as rodas “buscam” a cambagem perfeita para garantir que o carro faça a curva com segurança. (Tip 2.0: cambagem positiva)

Convergência: É o alinhamento horizontal, longitudinal em relação ao carro.

Caster: É o prumo da roda em relação ao eixo longitudinal do carro, isso é, o ângulo de inclinação para frente (negativo) ou para trás (positivo) do pino-mestre ou do braço de suporte do eixo na parte superior, com relação a um plano vertical. O caster é responsável pela estabilidade direcional do veículo. Pouco ou nenhum caster ocasionará um bamboleio na roda, resultando em desgaste acentuado em pontos localizados da banda de rodagem de um pneu. O caster desigual faz com que a roda puxe para um lado, provocando um desgaste irregular da banda de rodagem do pneu. O caster excessivo originará um desgaste total e prematuro da banda de rodagem do pneu

[pic 2]

[pic 3]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (162.5 Kb)   docx (99.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com