TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Iso 14001

Trabalho Escolar: Iso 14001. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  717 Palavras (3 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE PITÁGORAS DE BETIM – ENGENHARIA MECÂNICA – 5° PERÍODO

Aluno: Alan Carlos Diniz

Turma: 6768220111B

Professora: Viviane - Gestão Ambiental

_____________________________________________________________________

Introdução

Este artigo tem como objetivo apresentar um pouco das normas técnicas da ISO 14000. A mesma tem por finalidade a certificação em qualidade ambiental nos processos de produção de uma organização.

A organização que obtém essa certificação se mostra preocupada com o meio ambiente e com a qualidade de seus produtos e como estes estão sendo produzidos. Como consequência, podemos citar a imagem positiva perante a sociedade e maximização dos lucros.

Reflexão

Hoje é grande a preocupação com o meio ambiente e o os consumidores estão cada vez mais exigentes e tendem a dá preferências por produtos que tenham qualidade ambiental, onde a organização tenha critérios rigorosos com a qualidade do produto e do meio ambiente.

ISO 14000 e seus objetivos

A ISO 14000 nasceu como resultado de uma rodada no Uruguai de negociações do GATT (General Agreement on Tariffs and Trade) (Acordo Geral Sobre Tarifas e Comércio) e da CNUMAD (Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento), conhecida como ECO-92, que ocorreu no Rio de Janeiro. O GATT tinha a preocupação em reduzir as barreiras não tarifárias e a ECO gerou o comprometimento com o meio ambiente em todo o planeta e fortaleceu a discussão do conceito de Desenvolvimento Sustentável.

No início da década de 90, vários países desenvolviam normas e procedimentos no campo ambiental. Houve então a necessidade de uma norma internacional para o gerenciamento ambiental com a finalidade de promover um sistema de gestão ambiental, facilitando as habilidades das organizações em atender e medir as melhorias do desempenho ambiental, surgindo a ISO 14000.

As normas técnicas que estabelecem esses critérios para as organizações é a ISO 14000 ou ISO 14001 (International Organization for Standardization), que busca um gerenciamento onde os produtos e processos de uma produção não prejudiquem o meio ambiente, tais como os resíduos gerados sejam tratados de forma limpa. A norma leva em conta todos os aspectos ambientais influenciados pela organização e outros passíveis de serem controlados.

Os objetivos e metas devem refletir nos aspectos ambientais, os resíduos gerados e seus impactos no meio ambiente. Também se devem considerar as exigências legais e outros aspectos pertinentes às atividades da organização.

Certificado da ISO 14000

Para obter o Certificado ISO 14000, a organização deve elaborar um sistema de Gerenciamento Ambiental, também conhecido como SGA. A norma elaborada pela ISO (International Organization for Standardization), que tem sede na Suíça e reúne vários países com a finalidade de criar as normas internacionais. Cada país tem uma entidade responsável por essas normas. No caso do Brasil temos a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Por ser internacional, o processo de elaboração das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com