TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lean manufaturing na cadeia de suprimentos

Por:   •  19/7/2019  •  Monografia  •  3.842 Palavras (16 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 16

UTILIZAÇÃO DA LEAN MANUFACTURING NA CADEIA

DE SUPRIMENTOS.

Autor: Eduardo Prado Pereira1

Prof º.Orientador: Jonas Krause 2

RESUMO: O trabalho realizado sob o titulo “Utilização da Lean Manufacturing na Cadeia de Suprimentos” aborda a implementação da manufatura enxuta em uma linha de produção de uma empresa que utiliza como base da matéria-prima o tanino.

O presente trabalho contou com a participação de colaboradores para identificar as possibilidades de melhorias e propor ações para alcança-las. Essa implementação teve o objetivo de reduzir os custos e as perdas, além de efetuar melhorias nos níveis de produtividade, tornando o produto de maior qualidade, oferecendo , assim, preços mais competitivos e atendendo as necessidades de cada cliente.. 

Busca também garantir a qualidade de seus produtos e/ou serviços através do aprimoramento e melhoria continua, assim, a Manufatura Enxuta não garante a perfeição, mas torna a busca dela uma meta a ser perseguida constantemente pela empresa.

PALAVRAS-CHAVE: Manufatura Enxuta, desperdícios e qualidade

¹Artigo apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Produção do Grupo Educacional UNINTER (FACINTER/FATEC) para obtenção de nota.

¹Graduado em Engenharia Química – FURG, Pós-Graduando em Engenharia de Produção pelo Grupo Educacional UINTER (FACINTER/FATEC).

²Matemático – Universidade Federal do Paraná – FESP, Especialista em Gestão de TI (IBPEX) e mestrando em Eng. Biomédica UTFPR, orientador de TCC do Grupo Uninter.

1.INTRODUÇÃO

O tema do presente trabalho é a implementação da manufatura enxuta em uma linha de produção de empresa que utiliza como base da matéria-prima o tanino. Essa implementação tem o objetivo de reduzir os custos e as perdas, além de efetuar melhorias nos níveis de produtividade, tornando o produto de maior qualidade, oferecendo , assim, preços mais competitivos.

A problematização é como fazer a implementação e quais são as melhorias que podem vir a sanar os problemas existentes na linha de produção de forma que a empresa torne o seu produto mais competitivo.

O presente trabalho se justifica devido a necessidade de eliminar constantes perdas na produção, que tem ocasionado uma diminuição nos estoques e por ventura um possível atraso nas entregas de pedido. A implantação irá abranger primeiramente o setor de atomização.

. A Manufatura Enxuta vai possibilitar a empresa atender de maneira competitiva as necessidades de cada cliente, reduzindo os custos da produção, eliminando os desperdícios encontrados no processo e, assim, irá tornar a empresa mais preparada para a disputa de clientes.

A Manufatura Enxuta cria um objetivo na empresa, o da perfeição, pois a busca pela qualidade de seus produtos e serviços torna-se uma das metas a ser alcançada pela indústria.

Especificamente, os objetivos são:

a) Perceber quais são as melhorias que podem vir a ser feitas.

b) Implantar um padrão de trabalho, de maneira que elimine os desperdícios da produção e crie um produto de maior qualidade e, assim, mais competitivo para o mercado.

c) Implementação do kanban de forma que a empresa possa ter maior controle de entrada e saída de subproduto utilizado na produção.

d) Aplicação do 5s na intenção de organizar os setores reduzindo os desperdícios.

e) Implementação da SMED e do Just in Time no processo.

O surgimento da Produção Enxuta se deu no Japão após a Segunda Guerra Mundial, e a pioneira na aplicação foi a Toyota Motor Company , sendo implantada até hoje nas empresas, de maneira otimizar a produção e reduzir custos.

A pesquisa é exploratória e ação.

O presente trabalho, inicialmente, pode ser caracterizado como uma pesquisa exploratória que, através de um levantamento bibliográfico sobre o tema irá adquirir informações teóricas e na segunda fase haverá a participação do pesquisador na aplicação dos objetivos, já citados, na produção da empresa, vindo a ser uma pesquisa-ação.

Para o desenvolvimento deste trabalho, utilizou-se da seguinte metodologia:

  • Primeiramente, foi feito levantamento do tema a ser abordado e dos itens que deverá conter o relatório.

  • Em seguida, foi realizado um estudo bibliográfico do assunto proposto, com pesquisas à livros, teses, dissertações, artigos, Internet e/ou utilização de outros recursos..
  • Paralelamente à revisão bibliográfica, foi acompanhado diretamente na

empresa em que será realizado o estudo de caso, o andamento do Lean

Manufacturing. Dados foram observados e coletados (através de planilhas, indicadores, etc) para, posteriormente serem analisados e, de alguma forma, demonstrar os resultados obtidos.

  • E por fim, para a elaboração do relatório final foi utilizado o software Word,seguindo uma formatação pré estabelecida, em que todas as informações e análises foram organizadas de modo coerente.

Segue abaixo um calendário do desenvolvimento do trabalho, com um

cronograma das atividades realizadas elaborado na forma de diagrama de Gantt.

Utilização da Lean Manufaturing na cadeia de supri.png

Quadro 1: Diagrama de Gantt

2.DESENVOLVIMENTO

 Hoje, a disputa por clientes no mercado financeiro está cada vez mais competitiva e para as empresas conseguirem permanecer no mercado necessitam aumentar a qualidade dos seus produtos e serviços e diminuir os custos gerados com a produção dos mesmos. Surge, para resolver tal situação, a filosofia Lean Manufacturing ou Manufatura Enxuta, método que se torna fundamental para que as empresas aumentem a flexibilidade da produção garantindo a qualidade dos produtos e serviços e ao mesmo tempo reduzam os desperdícios.

Este trabalho objetiva demonstrar as vantagens da implementação da Manufatura Enxuta em um processo produtivo. O trabalho foi feito pela necessidade de eliminar as perdas constantes na produção que vinham ocasionando redução no estoque e, assim, provável atraso na entrega dos pedidos aos clientes. O primeiro local da produção que foi implantada a Manufatura Enxuta foi o setor de atomização.

A pesquisa-ação que foi denominada na empresa de projeto piloto, e utilizou além de referências bibliográficas a colaboração dos funcionários da empresa, para a identificação de melhorias e juntamente a elas cirando planos de abordagens, que permitissem o seu êxito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.2 Kb)   pdf (455.6 Kb)   docx (94.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com