TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica

Por:   •  3/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.240 Palavras (17 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 17

Sumário

Sistemas de produção – conceitos e tipos de operações 4

Gestão da cadeia de suprimentos 4

Utilizando a gestão da cadeia de suprimentos como vantagem competitiva 4

Entrevista 5

Logística de manufatura 6

Produção empurrada 6

Produção Puxada 6

Entrevista 7

Logística de distribuição 9

Outsourcing 9

Estudo de caso: Empresa AD 10

Tópico avançado em logística 11

Entrevista 11

Casos de sucesso 15

Referência Bibliográfica 16

Sistemas de Produção – conceitos e tipos de operações

Gestão da cadeia de suprimentos

O gerenciamento da cadeia de suprimentos é um conjunto de métodos que são usados para proporcionar uma melhor integração e uma melhor gestão de todos os parâmetros da rede: transportes, estoques, custos, etc. Esses parâmetros estão presentes nos fornecedores, na sua própria empresa e finalmente nos clientes. A gestão adequada da rede permite uma produção otimizada para oferecer ao cliente final o produto certo, na quantidade certa. O objetivo é, obviamente, reduzir os custos ao longo da cadeia, tendo em conta as exigências do cliente – afinal, isso é qualidade: entregar o que o cliente quer, no preço e nas condições que ele espera.

Esta gestão é por vezes difícil, especialmente para um sistema que não tenha controle sobre toda a cadeia. Por exemplo, uma empresa que terceiriza uma parcela da produção ou da logística, deixou de ter controle sobre uma parte importante do processo. É difícil também porque a demanda do cliente é desconhecida na maioria das vezes e varia substancialmente de um mês ao outro, o que implica um planejamento da produção mais complexo. Os produtos a serem fabricados também podem mudar (nova estação, moda, modelos, melhorias), o que colocará em evidência a necessidade de uma estratégia de preços e cálculos de custos de fornecimento e estoque.

Vários níveis de planejamento também podem (e devem) ser considerados: estratégico, tático e operacional. Trata-se de conhecer sua própria rede de distribuição já existente com os controles de estoques sendo utilizados e de iniciar uma primeira estratégia de coordenação da entrega dos produtos, iniciada antes mesmo da fabricação dos mesmos. Além disso, devem-se utilizar os modelos de tomada de decisão baseados em programação linear e modelos de transporte, que tornam mais evidentes os custos e as interdependências entre as etapas.

Utilizando a gestão da cadeia de suprimentos como vantagem competitiva

Considerando o mercado atual cada vez mais globalizado, as grandes empresas nos diferentes segmentos estão, cada vez mais, ofertando produtos semelhantes. Levando em consideração que os clientes já têm as suas preferências, resta saber quais os critérios que eles, clientes, se baseiam. São diversos fatores determinantes, entre eles podemos citar três grupos de variáveis:

a) Mercadológicas;

b) Psicológicas também chamadas de comportamentais;

c) Logísticas.

As duas primeiras variáveis são dominadas pelas grandes empresas do mercado, portanto, o terceiro tem sido objeto de estudo. É daí que surge a importância da gestão da cadeira de suprimentos.

Atualmente, existe uma infinidade de técnicas e ferramentas para a boa gestão da cadeia de suprimentos. Todas elas buscam criar vantagem competitiva no mercado, tais como:

a) maior valor adicionado ao produto pelo serviço ao cliente;

b) maior produtividade à empresa pela redução de custo ou otimização do uso dos recursos.

Os fabricantes de embalagem devem analisar criteriosamente todas as etapas da cadeia produtiva e procurar identificar e explorar todas as oportunidades de melhoria. A correta gestão da cadeia de suprimentos permite escolher entre:

a) fabricar grandes lotes (e estocar mais) ou lotes menores (com maior custo de setup);

b) instalar unidades in house (com maior investimento) ou estruturar um bom sistema de transporte;

c) gerenciar o fluxo físico ou o fluxo de caixa.

Entrevista

Empresa: Grob do Brasil

Colaborador: Kaue Aparecido

Cargo: Gestor de Compras

Questões

1) Como funciona o desenvolvimento de parceria com os fornecedores?

É feita uma pesquisa na empresa a qual irá fornecer o serviço, para se verificar se é possível ou não atender as necessidades e especificações exigidas pela B. Grob do Brasil. Sendo possível é estabelecido o contato e o fornecedor entra em uma lista que mantemos de cadastro de fornecedores. A partir daí surgindo novas cotações é encaminhado diretamente.

2) Como é controlada a performance dos fornecedores?

É feito no próprio fornecedor pelo departamento de qualidade da empresa e quando chega o material na Grob também é feito o controle de qualidade para ver se está de acordo com as especificações solicitadas.

3) Como são auditados os processos dos fornecedores?

Todos os fornecedores da B.Grob do Brasil são auditados, homologados e certificados pela ISO9001, entre outras especificações que são auditadas na homologação antes que se feche o contrato de prestação de serviço, durante o período de contratação o fornecedor também é submetido ao acompanhamento de prazos e qualidade exigida.

Logística de Manufatura

Produção Empurrada

Em sistemas que utilizam o método de controle de produção "empurrado”, a produção inicia após um planejamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.2 Kb)   pdf (235.2 Kb)   docx (25.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com