TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEntes cientficias

Por:   •  10/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.380 Palavras (14 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE PAULISTA

Leonardo Nathan Passarela Santiago

Lucas Chilavert Siqueira Proença

Luiz Otavio Dias Monteiro

Marco Antonio Giordo Cireli

Ulisses Santos da Costa

Valentina Emi Maeda

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Engenharia e suas Bases

SÃO PAULO

2015

Leonardo Nathan Passarela Santiago

Lucas Chilavert Siqueira Proença

Luiz Otavio Dias Monteiro

Marco Antonio Giordo Cireli

Ulisses Santos da Costa

Valentina Emi Maeda

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Engenharia e suas Bases

Trabalho de conclusão do primeiro semestre do curso de Engenharia modulo básico apresentado à Universidade Paulista - UNIP

           SÃO PAULO

2015

AGRADECIMENTOS

Agradecemos em primeiro lugar à DEUS por ser a base das nossas conquistas;

A nossas famílias e amigos, por acreditarem e terem interesses em nossas escolhas, apoiando-nos para que supríssemos todas elas.

Aos professores pela dedicação em suas orientações prestadas na elaboração deste trabalho, incentivando-nos e colaborando no desenvolvimento de nossas ideias.

"A gravidade explica os movimentos dos planetas, mas não pode explicar quem colocou os planetas em movimento . Deus governa todas as coisas e sabe tudo que é ou pode ser feito."

(Isaac Newton)

RESUMO

A engenharia sempre foi de grande importância para a construção da sociedade, tanto hoje quanto no passado, ela atua em diversas áreas de nosso cotidiano, como por exemplo nossas gigantescas construções que desafiam as leis da gravidade, ou mesmo no mais singelo automóvel utilizado no seu dia-a-dia. Mas, de onde vem os alicerces para essa área tão grandiosa?

Neste trabalho acadêmico são apresentados ao leitor três grandes mentes que influenciaram a engenharia: René Descastes, por exemplo, o filósofo matemático, que admitiu a Matemática como a única grande ciência universal, pois nela ele encontrou respostas para os mais diversos problemas de sua época, apesar de alguns deslizes.

Carl Gauss e sua brilhante mente que, desde cedo despertou o interesse dos homens mais influentes e poderosos de sua geração, estudou as mais diversas áreas da matemática e da mecânica. Ainda temos Newton e sua incessante busca pelo conhecimento, que, no entanto, o atrapalharam em seus relacionamentos sociais

Todos, cada um ao seu modo, ajudaram e influenciaram a engenharia para torna-la o que é hoje.

Sumário

1.René Descartes8

2.Carl Friedrich Gauss10

3.Isaac Newton12

   4.Conclusão16

    5.Bibliografia17

INTRODUÇÃO

Este trabalho consiste em apresentar de forma lógica e coerente, algumas das principais bases para a engenharia, sendo considerado um filosofo, um matemático e um físico, tendo como conteúdo suas respectivas biografias e principais obras, comprovando-as e analisando o trabalho como um todo, para, por fim analisar suas respectivas influencias na engenharia.

DESENVOLVIMENTO

1. René Descartes

Em 31 de março de 1596, em La Haye, Tourani, França, nasceu um dos maiores filósofos de todos os tempos, cuja sua obra La Géometre deu origem ao que hoje chamamos de Geometria Cartesiana, também responsável por sugerir a fusão da álgebra com a geometria que deu origem a geometria analítica, chave na revolução científica, muitos especialistas atribuem a ele o início do racionalismo da idade moderna, são apenas algumas das coisas que fazem René Descartes ser considerado um dos maiores filósofos do pensamento ocidental e “pai da matemática moderna”.

Sua mãe, Jeanne Brochard, morreu quando ele tinha apenas um ano de idade. Seu pai, Joachim Descartes era advogado e juiz, proprietário de terras, com o título de escudeiro, primeiro grau de nobreza, o que deu a Descartes condições favoráveis para seu estudo.

Com oito anos de idade Descartes ingressou em um prestigiado colégio jesuíta de La Flèche, em Anjou onde permaneceu até os 16 anos de idade, foi lá que Descartes aprendeu sobre lógica, filosofia aristotélica tradicional e matemática, uma curiosidade que se iniciou nessa época foi a de que era permitido a Descartes ficar na cama até as onze horas devido sua saúde frágil.

Ainda muito jovem, Descartes iniciou a obra de sua vida, ao perceber o quão pequeno eram seus conhecimentos e reparar que a matemática era a única matéria que realmente chamava-lhe a atenção, foi isso que fundamentou seu pensamento  

Depois, formou-se em direito pela universidade de Poitiers em 1616, mas nunca chegou a exercer a profissão. Alistou-se na escola militar de Breda. No ano de 1617 passou a aprofundar seus estudos em matemática e a buscar por uma ciência natural única sobre a tutela de um grande cientista Holandês Isaac Beeckman.

Em 1618 juntou-se ao exército da Bavária, foi aí que se iniciou período de grandes viagens para Descartes. Em 1619 foi para Dinamarca e a Polônia, em 1622 voltou ao seu país de origem onde permaneceu por seis anos, após esse período resolveu fixar residência nos Países Baixos onde permaneceu até o ano de 1649. Durante este período, começou a trabalhar em seu maior tratado em física: Le Monde, ou Traité de La Lumière, mas não chegou a concluir, pois recebeu a notícia da prisão domiciliar de Galileu e por isso Descartes resolveu não publicá-lo, ele foi pressionado por seus colegas cientistas para que publicasse seu trabalho, porém isto só aconteceu de fato após a sua morte e ainda sim faltando alguns trechos. Nessa época Descartes publicou outro tratado cientifico intitulado Discours de la méthod pour bien conduire sa raison et chercher la vérité dans les sciences (discurso sobre o método) três ligações a esse trabalho são La Dioptrique (A Dióptrica), Les Météores (Os Meteoros), e La Géometrie (A Geometria), que foi publicado em 1637, em Leiden, nesse trabalho Descartes demonstra que tinha como filosofia a matemática, pois só ela é correta, portando devemos nos basear apenas nela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)   pdf (234.2 Kb)   docx (55.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com