TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODELAGEM DE ROTAS LOGISTICAS

Por:   •  19/8/2018  •  Artigo  •  4.065 Palavras (17 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 17

 ANALISE E APLICAÇÃO DE TÉCNICAS E FERRAMENTAS PARA OTIMIZAR O PROCESSO DE DISTRIBUIÇÃO LOGÍSTICA DE UMA EMPRESA DO RAMO ALIMENTÍCIO

Felipe Campos Sales

Universidade Federal de Ouro Preto, Departamento de Engenharia de Produção

João Monlevade – Minas Gerais

Alexandre Xavier Martins

Universidade Federal de Ouro Preto, Departamento de Engenharia de Produção

João Monlevade – Minas Gerais

RESUMO: A rápida globalização em que estamos inseridos tem levado as empresas a buscas e repensar as mais diversas técnicas disponíveis no mercado para manterem competitivas. Logo, neste cenário, problemas clássicos como localização e roteamento de veículos tem aumentado constantemente sua relevância quando falamos em qualidade de serviços. Neste contexto, este trabalho buscou identificar o melhor ponto para a instalação de um centro de distribuição e quais as melhores rotas em termos de custo de uma empresa localizada em Leeds no Reino Unido. Buscou-se aqui mesclar conceitos clássicos da engenharia de produção com a expertise de uma empresa do ramo alimentício para criar conteúdo de alto valor para a empresa estudada. Implementamos um método simples para a localização de um único centro de distribuição e através de um algoritmo de varredura para realizar o roteamento ideal. Assim, foram geradas 39 rotas somando 18.297 Km. Os resultados apontaram que com a nova localização sugerida a empresa obteria uma redução de custos de pelo menos 5% ao ano com a distribuição de seus produtos.

PALAVRAS-CHAVE: Logística, centro de distribuição, otimização.

  1. INTRODUÇÃO

A empresa estudada neste trabalho é uma empresa britânica de importação e distribuição de alimentos, que tem sua sede na cidade de Leeds, Inglaterra. Desde o ano 2000 a empresa estudada projeta, desenvolve e fornece ingredientes em forma de amidos, proteínas, fibras, e farinhas para a indústria “Clean Label”. O conceito de mercado “Clean Label” se refere a alimentos que possuem em sua composição somente ingredientes naturais: são isentos de aditivos artificiais e possuem uma lista de ingredientes simples e de mais fácil compreensão, que são dispostos de forma clara nos rótulos.

A otimização dos processos produtivos no ambiente industrial tem sido objeto de estudo e pesquisa nas mais diversas áreas de conhecimento como em gestão de negócios, economia, logística, entre outras; sendo mais notoriamente estudada em engenharia de produção (KUNNATHUR et al., 2004). Em um mercado cada dia mais globalizado, a busca pelo aumento da eficiência operacional se tornou rotina obrigatória para empresas dos mais diversos setores e tamanhos, quando falamos de empresas do ramo da distribuição de alimentos, fatores como tempo de entrega e tempo de estocagem são as variáveis determinantes da qualidade e margem de lucro.

O objetivo do presente estudo é apresentar uma proposta para o aumento da eficiência da empresa estudada através de dois métodos conhecidos da Engenharia de Produção. Primeiramente será utilizado o método do Centro de Gravidade para determinar a nova localização do centro de distribuição da empresa, após esta etapa iremos fazer uma busca pela rota que torna o processo de distribuição mais eficiente do que é atualmente, este problema é uma versão clássica do Problema de Roteamento de Veículos com frota homogênea “PRV” que é vastamente encontrado na literatura.

2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Nesta seção apresentamos uma breve revisão da bibliografia acerca problemas de localização de uma única facilidade e de roteamento de veículos.

Um dos métodos mais utilizados para localização de uma planta única, terminal, armazém ou prestador de serviço, é o do chamado centro de gravidade exato ou método centróide (BALLOU, 2001; SLACK et al., 1997).

Para SLACK et al. (1997), esse método é baseado na ideia que todas as localizações possíveis têm um valor que é dado pela soma de todos os custos de transporte entre aquela localização e seus pontos de atendimento. A melhor localização, a que minimiza custos, é representada pelo que seria o centro de gravidade ponderado de todos os pontos de demanda para onde os bens são transportados. Desse modo, os parâmetros que são levados em consideração aqui são a taxa do transporte e o volume dos pontos.

Procura-se minimizar o custo total de transporte que é dado pelo somatório do produto entre o volume em um ponto, a taxa do transporte para enviar ao ponto e a distância ao ponto.

Seja[pic 1]o conjunto de localidades que devem ser atendidas. Cada localidade [pic 2]possui um volume de demanda ou oferta [pic 3] e uma taxa de transporte [pic 4]. Ao localizarmos um centro temos também para cada localidade a distância até esse centro, indicada por [pic 5]. Supondo que os pontos estejam em um plano cartesiano, cada localidade [pic 6] possui também suas coordenadas predefinidas ([pic 7]).

Para encontrarmos a localização ideal do centro ([pic 8]), segundo essa metodologia, devemos então resolver inicialmente as equações (1) e (2):

[pic 9]                                                      (1)

[pic 10]                                                      (2)

De posse dos valores iniciais para ([pic 11]), podemos calcular a distância euclidiana ([pic 12]) para cada ponto. Assim, atualizamos as coordenadas ([pic 13]) de acordo com as equações (3) e (4):

[pic 14]                                                      (3)

[pic 15]                                                      (4)

O processo de atualização de ([pic 16]) e ([pic 17]) deve continuar até que não exista mais alteração dos valores ou que a variação esteja dentro de uma margem de erro aceitável.

Segundo SLACK et al. (1997), o custo total do transporte ([pic 18]) é dado por:

                                      [pic 19]                                                        (5)

Definida a localização de um centro de distribuição outro problema que comumente aparece é como roteirizar as entregas em cada ponto de demanda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)   pdf (887.6 Kb)   docx (3.1 Mb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com