TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS NOVAS TECNOLOGIAS DA LOGÍSTICA DE ROTAS

Por:   •  14/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.631 Palavras (7 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 7

NOVAS TECNOLOGIAS DA LOGISTICA DE ROTAS

  1. INTRODUÇÃO

                A economia mundial passa por grandes transformações com a intensificação do processo de globalização dos mercados. A concorrência acirrada exige a atuação de empresas capitalizadas no aspecto financeiro e competitivas no aspecto tecnológico, capazes de acompanhar as tendências de inovação dos mercados. Segundo Bacic (2004), “a estratégia empresarial, compreendida dentro do contexto do processo competitivo, deve articular duas grandes esferas da dinâmica empresarial: a esfera da inovação e a da racionalidade”. A primeira esfera compreende as ações que visam proporcionar uma ruptura, a partir da introdução de novos produtos, processos e gestão, em determinada situação competitiva. A segunda esfera compreende as ações que visam desenvolver a cooperação em situação de oligopólio.

A inovação dos processos consiste em melhorias nos equipamentos e técnicas que geram maior produtividade e produtos de melhor qualidade. E por último, a inovação da gestão que se refere a forma de organização dos negócios, envolvendo a coordenação de matérias-primas, produção, vendas, distribuição, etc. O objetivo maior na introdução de inovações na produção é a redução de custos de produção e aumento da produtividade. A vantagem trazida pelas inovações só ocorre quando a empresa, investindo por exemplo em tecnologia, consegue introduzir a inovação com antecipação em relação aos demais concorrentes.

            A implementação de novos processos de produção e de gestão de negócios visando à busca da eficiência através da otimização de custos e ganhos de escala e de escopo proporciona maior poder de competição. A racionalidade por trás dessa visão de gestão proporcionou o desenvolvimento da função Logística que passou de uma simples atividade operacional (centro de custos) para uma atividade estratégica e uma ferramenta gerencial. A exploração da Logística como arma estratégica é o resultado da combinação e utilização de novas tecnologias. Na base dessas tecnologias estão as Tecnologias da Informação (TI) e de Comunicação (TC) que têm atingido a definição de instrumento de mudança social, cultural e económica. Estas tecnologias proporcionaram uma evolução dos conceitos de gerenciamento logístico como, por exemplo o Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos (Supply Chain Management - SCM). Este conceito de cadeia de suprimento (supply chain) evoluiu rapidamente para o de value chain, que são cadeias de valor agregado, na qual para que uma cadeia seja competitiva em relação às demais, é preciso que seus vários elos ajam de maneira colaborativa e eficiente. Do contrário, de nada adianta esforços e implementação de tecnologia nos demais elos da cadeia. Essa idéia traz também uma mudança no conceito de competição, onde as cadeias são que competem e não mais as empresas isoladamente (Porter, 1986).

 Na prática esses conceitos, tomaram-se possíveis graças a criação, na última década, de inúmeros Sistemas Integrados de Gestão (Enterprise Ressource Planning - ERP). Um sistema ERP pode ser definido como um conjunto de componentes inter-relacionados que coleta informações para suportar atividades de decisão, coordenação e controle nas organizações. Em adição a estas funções os Sistemas ERP's podem também auxiliar gerentes e trabalhadores a analisar problemas, visualizar situações complexas, criar novos produtos, simular tendências e comportamento de mercado etc. Os sistemas ERP's têm, portanto, muita importância, já que ajudam na troca de informações e nas tomadas de decisões estratégicas ao longo de toda cadeia produtiva. Os sistemas modernos de informações gerenciais permitem às empresas eliminar as redundâncias da cadeia de suprimento (supply chain), trocando insegurança por informação e reduzindo por meio destes dois grandes obstáculos da cadeia logística: estoques e custos com transporte. O estoque gerenciado pelo fornecedor, com reposição automática, assim que as reservas do parceiro atinjam um nível mínimo estipulado, possibilita a redução de custos pela diminuição de incertezas devido a maior transparência do processo. O mesmo vale para o transporte, que representa de longe o maior custo dentro de qualquer cadeia de suprimento.

Existem inúmeras áreas de aplicações das Tecnologias de Informação (TI) e Comunicação (TC) que causam enorme impacto nas áreas de Transportes e Logística. Podemos destacar entre outras: Telemática e Eletrônica Embarcada, Sistemas de Controle de Tráfego Urbano (UTC), Sistemas de Gerenciamento de Transportes (TMS), Sistemas de Rastreamento e Monitoração de Veículos, Sistemas de Roteirização de Veículos, Sistemas de Informação Geográfica (GIS), Sistemas de Gerenciamento de Armazéns (WMS), Sistemas de Planejamento de Recursos de Distribuição (DRP), Sistemas de Informação aos Motoristas, Sistemas de Informações Turísticas e Planejamento de Viagens, etc. Considerando a relevante função dos transportes como meio de integração entre os diversos elos da cadeia de suprimento {supply chain), as empresas transportadoras de cargas também foram obrigadas a alterar os seus serviços incorporando o gerenciamento de risco, os sistemas de controle de frete, os sistemas de informações geográficas (GIS), os sistemas de rastreamento por satélite, os sistemas de roteirização, entre outros, no controle de veículos. Obviamente, o transporte rodoviário de cargas no Brasil, um dos setores chave da economia, também sofreu o impacto dessas transformações e passou a adotar gradativamente o Sistema de Gerenciamento de Transportes (TMS).

O crescimento dos mercados nacionais e internacionais, a expansão das linhas de produtos e as possibilidades enormes das telecomunicações, fazem da distribuição e do processo logístico um conjunto importante das operações gerenciais.

  1. - INOVAÇÃO EM TI E TC E SEU IMPACTO NO SETOR DE TRANSPORTE

As Tecnologia da Informação (TI) e Comunicação (TC) atualmente são intrínsecas às atividades das empresas, criando e alterando paradigmas e consequentemente a maneira como os negócios são concebidos, dirigidos, operados, e provocando uma melhor utilização do insumo informação. Neste contexto são alteradas as relações não só dentro da organização como, e principalmente, entre as empresas, governo e sociedade (Reinhard, 1996).

A implantação da TI e da TC dentro das empresas não é um processo isento de problemas, no entanto a percepção do que sejam os problemas prioritários na aplicação dessas Tecnologias tem mudado radicalmente ao longo dos últimos anos, em função da evolução da TI em si, dos seus usos na empresa e do seu ambiente externo. As relações entre ciência, tecnologia e desempenho económico mudaram ao longo dos anos 90, ampliando o papel crítico que a inovação representa em relação ao sucesso das empresas e em relação ao crescimento económico, juntamente com as facilidades criadas pelas Tecnologias da Informação (TI) e Comunicação (TC) em relação à inovação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (91.3 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com