TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Malha viaria de Ipatinga MG

Por:   •  20/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.448 Palavras (6 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS – UNIPAC

ENGENHARIA CIVIL

MALHA VIÁRIA DE IPATINGA

IPATINGA

2013

MALHA VIÁRIA DE IPATINGA – MG

Trabalho apresentado a disciplina de Introdução a Engenharia Civil da Faculdade Presidente Antônio Carlos -  Unipac Vale do Aço

Alunos: Bruna Rocha, Deane, Marcelio, Tatiele

Orientadora: Mariana

 

IPATINGA
2013

SISTEMA VIÁRIO

Compõe-se de uma ou mais redes de circulação, para receber veículos automotores, bicicletas e pedestres, articulando as atividades que ocorrem na cidade.

Deve permitir:

  • Deslocamentos fáceis e rápidos
  • Percursos os mais diretos possíveis
  • Constituição racional dos quarteirões, praças e logradouros públicos 
  • Evitar trechos supérfluos e cruzamentos arteriais excessivos ou muito próximos.
  • Ser planejado para receber veículos automotores, bicicletas, pedestres, etc .

De todos os subsistemas de infra-estrutura urbana, o viário é o mais delicado, merecendo estudos cuidadosos, pois:

  • é o mais caro dos subsistemas;
  • ocupa uma parcela importante do solo urbano;
  • é o subsistema que está mais vinculado aos usuários.

No sistema viário ocorre a utilização das vias por pessoas, veículos e animais, isolados ou em grupos, conduzidos ou não, para fins de circulação, parada, estacionamento e operação de carga ou descarga, esta utilização é denominada trânsito.

O caos no trânsito, um problema cotidiano das grandes capitais, torna-se cada vez mais uma realidade das médias cidades brasileiras.

Assim Ipatinga apresenta vários pontos de congestionamento como: como o acesso do Cariru ao Centro, no trecho do viaduto; a rotatória do Jardim Panorama; a Avenida Fernando de Noronha, no Bom Retiro, a rotatória do Cidade Nobre, a Avenida Brasil, entre várias outras vias.

Alguns motivos de congestionamento:

  • Acidentes;
  • Obras;
  • Veículos quebrados;
  • Chuvas;
  • Sobrecarga da via.

MALHA VIÁRIA DE IPATINGA

O município de Ipatinga elaborou, em 1975, o seu Plano Diretor para o Sistema Viário Urbano. As diretrizes estabelecidas no Plano abrangiam a melhoria, ampliação e a criação de novas vias que integrassem de forma harmônica todos os setores da área urbana. Elaborado o Plano e apresentado à sociedade, o município passou a desenvolver os projetos executivos das diretrizes aprovadas, o que ocorreu por volta de 1977, sendo as obras de implantação e duplicação dos eixos viários principais, formados pelas rodovias BR-381 e 458, iniciadas em 1978.

Mas após o crescimento acalerado da população do município, bem como dos municípios vizinhos, provovou o saturamento de alguns segmentos viários. Dessa forma, soluções deveriam encontradas. Algumas medidas já projetadas:

Interligação Canaã – Parque Ipanema (BR-458)

A Avenida Minas Gerais, um dos componentes dos eixos viários principais, se encontra hoje no limite de saturamento, principalmente nos horários de pico, em razão de alguns fatores. Além de ser a principal via de acesso aos bairros Canaã, com cerca de 26.000 habitantes, Bethânia com 28.000 habitantes, e ao município de Santana do Paraíso, com 22.000 habitantes, tem implantado um intenso setor comercial, o que agrava ainda mais a situação. As melhorias realizadas na avenida, tais como a transferencias para o canteiro central das duas faixas de ciclimos existentes, proporcionando a criação de mais uma faixa de tráfego em cada sentido. Mas não foram suficientes para resolver o problema do fluxo de trânsito. Foram inseridas duas propostas no Plano Diretor Geral, que foi aprovado em 2006:

  • A primeira proposta - implantação a curto prazo: ligação Canaã – Parque Ipanema (Br 458), passando pelo Vale do Ribeirão Ipanema, e que, além de oferecer alternativas para os veículos que hoje usam a Avenida Minas Gerais como passagem, articulará de forma adequada o sistema viário dos bairros Cidade Nobre, Iguaçu, Esperança, Bom Jardim, Limoeiro, Barra Alegre. Essa nova via será ladeada por parque linear a ser implantado nas áreas livres. Terá também a função de eliminar a ocupação das margens por edificações clandestina ou não e evitar futuras ocupações. A via projetada é composta por duas pistas de rolamento, uma em cada margem do ribeirão, além de ciclovias e passeios.
  • A segunda proposta – implantação poderá ocorrer a longo prazo: prevê o prolongamento em linha reta da Avenida Selim José de Salles até encontrar a BR – 381 no bairro Ferroviários. É constituída de túneis, pontes, etc. Os custos, tanto de implantação quanto de operação, são imensamente mais elevados.

Ligação entre os bairros Cidade Nobre e Vila Celeste

A ligação atual é feita através de uma ponte com dimensões de 7 m de pista de rolamento e 2 m de passeio em cada lado. O espaço é disputado por veículos diversos (caminhões, ônibus, veículos de médio e pequeno porte, motos e bicicletas), além dos pedestres, transformando-se em uma situação caótica nos horários de pico.

Proposta: a Associação de Moradores do bairro Vila Celeste se molilizaram e aprovaram no Conselho Municipal de Orçamento uma proposta para melhoria da situação. Do projeto elabora consta a duplicação da ponte existente e a criação de um novo trecho de via que formará um binário de tráfego com as vias atuais.

Ligação entre os bairros Córrego Novo e Chácaras Madalena

A nova via recém-implantada, ligando os bairros Cidade Nobre e Limoeiro, é uma extensão da Avenida Felipe dos Santos, e a exemplo da ligação anterior, é articulada com a Rua Tucanuçu unicamente através de uma passarela sobre o Ribeirão Ipanema, que é utilizada por pedestres e ciclistas.

Proposta: aprovada no Conselho Municipal de Orçamento, prevê a construção de uma ponte nos moldes da ligação anterior.

Centro  de Ipatinga

No Centro da cidade concentra-se basicamente as atividades de comércio e serviços. Para um município com uma população em torno de 240.000 habitantes, a populaçao do Centro é de 1.800 habitantes, o que dá idéia da prevaleência das outras atividades em relação à residêncial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (151.1 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com