TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ROTATIVIDADE DE PESSOAL: REALIDADE EM ESCRITÓRIOS DE CONTABILIDADE NA CIDADE DE IPATINGA - MG

Por:   •  1/9/2017  •  Monografia  •  9.530 Palavras (39 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 39

ROTATIVIDADE DE PESSOAL: REALIDADE EM ESCRITÓRIOS DE CONTABILIDADE NA CIDADE DE IPATINGA – MG

RESUMO

O presente trabalho irá abordar a rotatividade de pessoal nos escritórios de Contabilidade da cidade de Ipatinga-Minas Gerais. Ao longo dos anos, o profissional pode se desmotivar com a função que exerce por não ver perspectivas de crescimento e desenvolvimento profissional e caso isto ocorra, elevados índices de rotatividade podem implicar expressivamente nos resultados organizacionais. Para que a empresa permaneça sólida no mercado, diante da grande competitividade, ela necessita de recursos humanos engajados que favoreçam de forma positiva para o seu crescimento. É essencial que a empresa invista humanos na sua força de trabalho e na gestão de pessoas, pois esta tem grande contribuição na eficiência dos funcionários. Diante desse fato, este estudo tem como objetivo identificar o índice de turnover, os fatores que elevam este índice e sugestões de melhorias pra reduzi-lo. Para isso, foi utilizado o método de estudo de caso, com a aplicação de questionário em empresas de contabilidade da Cidade de Ipatinga. Dentre os principais resultados encontrados destacam-se insatisfação com o salário, trabalho não reconhecido, um relacionamento ruim com o superior e a falta de oportunidade de crescimento como os principais impactantes que levam à rotatividade. Ao final, o estudo demonstra que investir em gestão de pessoas e na valorização do capital humano pode diminuir gastos com a rotatividade de pessoal.

PALAVRAS-CHAVE: ROTATIVIDADE; VALORIZAÇÃO; PESSOAL; ÍNDICE.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        5

1.1 APRESENTAÇÃO DO TEMA        5

1.2 PROBLEMÁTICA        6

1.3 OBJETIVOS        6

1.3.1 Geral..................................................................................................................................6

1.3.2 Específicos        6

1.4 JUSTIFICATIVA        7

1.5 METODOLOGIA        8

1.6 ESTRUTURA DA PESQUISA        8

2 REFERENCIAL TEÓRICO        10

2.1 HISTÓRIA DA CONTABILIDADE        10

2.2 SERVIÇOS CONTÁBEIS        14

2.3 ROTATIVIDADE DE PESSOAL        19

2.3.1 Índice de rotatividade de pessoal        20

2.3.2 Causas da rotatividade de pessoal        23

2.3.3 Determinação do custo da rotatividade de pessoal        26

3 DISCUSSÃO DOS RESULTADOS        29

3.1 DADOS DAS EMPRESAS        29

3.2 INFORMAÇÕES OBTIDAS ATRAVÉS DOS FUNCIONÁRIOS        31

3.3 ÍNDICES DE ROTATIVIDADE        34

4 PARECER FINAL        36

REFERÊNCIAS        37

APÊNDICE..........................................................................................................................37


  1. INTRODUÇÃO

Atualmente cresce cada vez mais a competitividade no mercado de trabalho, sendo que as organizações precisam desenvolver diversas ações para manter o colaborador na organização.

No passado, os gestores tomavam decisões sem considerar aspectos, que hoje, são extremamente relevantes, pois os cenários eram menos suscetíveis a mudanças. “Com a globalização, o avanço tecnológico, a concorrência do mercado e as novas práticas de gestão, novos conceitos surgiram, exigindo dos profissionais maior nível de conhecimento, competência e qualificação.” (MAXIMIANO, 2004). Neste contexto, “as grandes organizações são vistas como as principais responsáveis pelas mudanças, gerando oportunidades para os colaboradores e valorizando novas formas de conseguir otimizar os resultados produtivos pelas organizações” (MARRAS, 2000). 

Ao longo dos anos, o profissional pode se desmotivar com a função que exerce porque não vê perspectivas de ser mais e melhor, de se realizar profissionalmente. Ou seja, o profissional não consegue enxergar para onde ele pode crescer em função dos impedimentos que uma estrutura hierarquizada gera. Isso, além de desestimulá-lo, pode fazer com que o profissional busque oportunidades em outra empresa que conseguirá preencher essa lacuna (dando mais autonomia e poder para ele resolver determinadas situações). Porém, isso pode ser considerado outra ilusão, pois a grande maioria das organizações podem ter as mesmas práticas e os mesmos obstáculos.

  1. APRESENTAÇÃO DO TEMA

 A rotatividade de funcionários, também conhecido como turnover, pode gerar impactos financeiros e de produtividade que podem interferir negativamente na imagem da organização, devido à perda de capital intelectual e conhecimento, entre outros, afetando o mercado de negócios da organização.

A competitividade está cada vez mais presente, e a busca constante pelo reconhecimento, faz com que as organização invistam mais em recursos eficientes, para atender a demanda nos diversos setores da economia e manter um quadro de colaboradores satisfeitos, já que o sucesso do negócio não depende somente da administração da empresa e sim de todos que nela atuam, pois é através de um trabalho em conjunto que todos conseguirão atingir os objetivos, por isso a busca por profissionais capacitados tem sido cada vez mais frequente. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (65.4 Kb)   pdf (910.5 Kb)   docx (552 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com