TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PERFIL SOCIO-ECONÔMICO DE IPATINGA/MG:ESTUDO CONJUNTURA

Por:   •  3/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.946 Palavras (12 Páginas)  •  512 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS

IVENS DE ASSIS SANTANA

PERFIL SOCIO-ECONÔMICO DE IPATINGA/MG:Estudo

conjuntura

SÂO PAULO 2016

PERFIL SOCIO-ECONÔMICO DE IPATINGA/MG:ESTUDO

CONJUNTURA

Trabalho de Conclusão Semestral em Ciências Econômicas apresentado á Universidade Paulista – UNIP.

SÂO PAULO

2016

PERFIL SOCIO-ECONÔMICO DE IPATINGA/MG:ESTUDO CONJUNTURA

Trabalho de Conclusão Semestral em Ciências Econômicas apresentado á Universidade Paulista – UNIP.

Aprovado em:

BANCA EXAMINADORA

 _        / _        /         Prof. (a). Márcia

Universidade Paulista - UNIP

SÂO PAULO 2012

A cidade de Ipatinga foi constituída a partir das procuras dos mineradores por ouro e novos minérios é foi com a criação da ferrovia que ligou vitória a minas, que Ipatinga hoje é uma cidade referência em todo o Brasil, na produção de aço, com a principal empresa com sede em seu estado a USIMINAS.

Ipatinga possui aproximadamente 580.000 mil habitantes, com uma expectativa de vida de aproximadamente de 72 anos.

Neste trabalho, analisaremos informações sobre os setores,  primários, secundários e terciários com base no Instituto Brasileiros de Geografia e Estatísticas.

O Objetivo do trabalho e analisar os índices mais relevantes  da cidade de Ipatinga, a partir das procuras dos exploradores até os tempos atuais, indicando os períodos de desigualdade e pobreza.

The city of Ipatinga was founded from searches for gold miners and new ores is was with the creation of the railroad that connected the mines victory, which today is a city Ipatinga reference throughout Brazil, in steel production, with the main company based in your state USIMINAS.

Ipatinga has approximately 580 million inhabitants, with a life expectancy of approximately 72 years.

In this paper, we analyze information about the sectors, primary, secondary and tertiary-based Brazilian Institute of Geography and  Statistics.

The Aim of the work and analyze the most relevant indices city Ipatinga, from searches of the explorers to contemporary times, indicating periods of inequality and poverty.

Sumário

INTRODUÇÃO.        06

  1. Ipatinga e a iniciação do setor primário        07
  1. Setor Agrícola        08
  1. Crescimento do terceiro setor apos a expansão econômica        09
  2. Expansão econômica e siderúrgica do setor secundário        10
  1. Diferenças PIB 2003 a 2008        11
  1. Desigualdade social        12
  1. Inclusão social        15

CONCLUSÃO        16

BIBLIOGRAFIA.        17

INTRODUÇÃO

Tudo se iniciou entre os Séculos XVI e XVII, quando mineradores foram para a região à procura de ouro e outros materiais de valor. E com a constante descoberta de produtos minerais, a Coroa portuguesa abominou a moradias na região do Vale do Rio Doce, para evitar o contrabando de materiais preciosos. As primeiras pessoas a  chegarem até a região de Ipatinga e do atual Vale do Aço, vieram entre 1752 e 1759 de várias regiões mineiras. No início do século XX, as principais atividades econômicas eram a agricultura e a pecuária. No ano de 1901, com a criação da Estrada de Ferro Vitória a Minas - EFVM, um estudo comprova o alto teor de ferro nas jazidas  de minério  de Itabira.  O  interesse  internacional  dos ingleses muda  o   projeto  original da ferrovia, para facilitar o escoamento da produção para o Porto de Vitória, pelo qual seria levado em direção à Europa.

A partir da construção da estrada de ferro Vitória a Minas, começaram a vir os primeiros habitantes da pequena cidade de Ipatinga e da região metropolitana do Vale  do Aço. Através dos trilhos da estrada de ferro, isso fez com que se fixassem na região é além dos operários, e viajantes de várias partes de Minas Gerais é do Brasil que a princípio vieram tentar  a  sorte  na  cidade.  Em 22  de  agosto de 1922,  foi inaugurada a Estação Pedra Mole, a primeira da cidade até então o primeiro a para sobre a estação foi o José Fabrício Gomes um grande explorador, que se instalou aonde hoje é conhecida com o nome de Ipatinga. A Estação de Ipatinga (atualmente Estação Memória) foi construía para substituir a de Pedra Mole, que desabou em virtude da instabilidade do terreno.

  1. IPATINGA E O INICIAÇÃO DO SETOR PRIMARIO

O produto primário é umas das principais fontes de trabalho da cidade, aonde boa parte deste serviço primário e destinado a mineração de aço e a agropecuária.

A Região Metropolitana do Vale do Aço se enquadra no grupo das regiões metropolitanas emergentes ou incipientes por não ter uma cidade que ocupe de forma contundente a função de cidade polo (Olic, 2003). Em 2006 a lei complementar nº 90 (Minas Gerais, 2006) apresentou um grupo de municípios que, por estarem no entorno da RMVA, são considerados áreas de expansão da RMVA, e por isso, foram inseridos no chamado Colar Metropolitano da RMVA: Açucena, Antônio Dias, Belo Oriente, Braúnas, Bugre, Córrego Novo, Dom Cavati, Dionísio, Entre-Folhas, Iapu, Ipaba, Jaguaraçu, Joanésia, Marliéria, Mesquita, Naque, Periquito, Pingo-d’Água, São José do Goiabal, São João do Oriente, Sobrália e Vargem Alegre.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)   pdf (355.3 Kb)   docx (39.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com