TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UM NOVO MATERIAL QUE ESTÁ SENDO APLICADO NA CONSTRUÇÃO CIVIL (nome, Como Foi Formado E Sua Aplicação)

Ensaios: UM NOVO MATERIAL QUE ESTÁ SENDO APLICADO NA CONSTRUÇÃO CIVIL (nome, Como Foi Formado E Sua Aplicação). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  518 Palavras (3 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 3

TRABALHO DE QUIMICA:

TEMA: UM NOVO MATERIAL QUE ESTÁ SENDO APLICADO NA CONSTRUÇÃO CIVIL (nome, como foi formado e sua aplicação)

PATENTES NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Uma das pesquisas atuais do LaMaV refere-se ao desenvolvimento de revestimentos arquitetônicos artificiais feitos com vitrocerâmica que imitam granito e mármore, têm um custo menor e podem substituir o uso de pedras naturais, que estão em extinção. "É uma linha fantástica, a ser explorada em breve, pelo mercado da construção civil", adianta o pesquisador. A pesquisa começou há 10 anos e surgiu de estudos do laboratório sobre processos envolvidos no aquecimento do pó de vidro e na união dos seus grãos. "O material usado não é vidro puro, porque o vidro tem uma estrutura molecular desorganizada. Para melhorar as propriedades, é preciso cristalizá-lo. Depois desse processo, o material passa a ser denominado vitrocerâmica, que apresenta maior resistência mecânica", afirma Zanotto. A pesquisa teve apoio da Fapesp e do CNPq e o produto final, apesar de não ter um nome comercial, já foi patenteado.

O laboratório da UFSCar desenvolveu, ainda, um outro material vitrocerâmico para o mesmo setor de construção civil, a partir da demanda da Usiminas. "Fomos contratados pela siderúrgica que precisava desovar a escória resultante da produção de aço. Com aquele material obtivemos um produto vitrocerâmico muito bonito, resistente, de cor escura, que pode ser utilizado para revestimento. Agora, só falta encontrar um investidor interessado em montar uma empresa próximo à Usiminas para poder aproveitar o material descartado por ela", diz Zanotto.

*GESSO MAIS RESISTENTE:

Desenvolver materiais a base de gesso para aplicação na construção civil é o objetivo de uma pesquisa desenvolvida entre o Instituto de Física da USP-São Carlos . A idéia é produzir estruturas de gesso com elevada resistência mecânica para substituir, em alguns casos, o uso do cimento na construção civil. Os estudos têm mostrado que é possível preparar placas de gesso com adição mínima de água para satisfazer a reação de hidratação. Dessa forma, são obtidas peças mais densas e, portanto, de alta resistência mecânica.

Além disso, o gesso é material não combustível, 100% reciclável, de baixo custo, não causa poluição em sua fabricação e seu uso na construção civil ajuda a reduzir o emprego indiscriminado de madeira.

"Com pouca água, o gesso passa a ter outro tipo de consistência. O material não vira uma pasta e sim um pó umedecido que, ao ser comprimido, gera peças mais fortes até do que as de concreto".O novo material é também mais resistente do que o gesso utilizado regularmente na substituição das divisórias internas pela construção civil. Essas estruturas, conhecidas como dry wall, apresentam alta capacidade de absorção de água, e, por conta disso, desenvolvem baixa resistência à compressão e à flexão.

A nova técnica permite que o produto seja usado em paredes internas e externas, piso, forro e como isolante térmico e acústico. O isolamento térmico e acústico, bem como o aumento da resistência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com