TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mecanizaçao da Agricultura

Por:   •  10/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  258 Palavras (2 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 2

Perspectiva Historica

Mecanização da agricultura:

Para entender melhor a importância das inovações no meio agrícola é necessário analisar o contexto histórico que levou ao desenvolvimento da agricultura mecanizada voltando até meados do século XV.

Com a acumulação de riquezas e capitais gerados através da Revolução Comercial, a burguesia Europeia, fortalecida com o desenvolvimento de seus negócios, passou a investir tempo e dinheiro no aperfeiçoamento de suas técnicas de produção. Esse foi o inicio do que futuramente ficaria conhecido como a Revolução Industrial.

A primeira fase da Revolução Industrial ocorreu na Inglaterra graças à grande quantidade de carvão existente em seu território e ao gigantesco poderio naval inglês, que possibilitava o comercio dos novos produtos industrializados com diversos países e aumentava o acúmulo de capital.

O êxodo rural, provocado pelos “enclosures”, juntamente com as altas taxas de desemprego que favoreciam a grande demanda de mão de obra, facilitaram o processo de inicio da industrialização. Tal industrialização não se deu apenas nas cidades e gerou mudanças consideráveis em todo o território europeu. Com um aumento populacional de cerca de 200 milhões de pessoas, uma demanda cada vez maior por alimentos e um número reduzido de trabalhadores no campo, o continente europeu necessitava aumentar cada vez mais a produtividade agrícola para suprir as necessidades dos novos trabalhadores.

A agricultura passou a partir de então a sofrer fortes mudanças que vão desde as primeiras colheiteiras movidas à tração animal, inventadas na Grã-Betanha e Estados Unidos, até as atuais técnicas de manipulação dos genes num organismo, realizadas atualmente pelas grandes empresas de Engenharia Genética.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (39.1 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com