TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medida com trena

Por:   •  8/4/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.129 Palavras (5 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 2]

Disciplina: Laboratório de Física I

Professor: Bruno Francisco Melo Pereira

Relatório do experimento 01

Medidas de Comprimento com trena

Alunos: Gustavo Henrick Marcondes Silva Costa

                                           Kelvin Franklin da Silva

                                           Ronan Alves de Lima

                                           Cícero Friche Neto

             

Betim, 26 de fevereiro de 2019

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO …………………………………….….…………………….

2

2. OBJETIVOS …………………………………………………….…………..

2

3. MATERIAIS E MÉTODOS ………………………………………………..

2

3.1 Materiais Utilizados ………………………………………………….

2

3.2 Procedimento Experimental …………………….………………...

3

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO ………………………….……….………

3

5. CONCLUSÕES ………………………………………….…….……………

5


[pic 3][pic 4]

  1. INTRODUÇÃO

A medida está presente em tudo, pois tudo que vemos e existe tem alguma medida; e é a partir dela que conseguimos mensurar qual é o volume e área.

Para tanto, existe vários equipamentos que podemos usar para fazer tal aferição, apesar de terem uma menor ou maior precisão ou incerteza.

A incerteza está presente em todo tipo de equipamento de acordo com a sua construção e precisão empregada, para tanto tem fórmulas que pontua qual é essa incerteza, aplicando a imprecisão em questão.

Nessa atividade experimental nós medimos com a trena analógica, cuja qual foi considerado uma imprecisão de +/-0,05 mm, entretanto era para ser considerado 0,1mm, por ser a menor precisão da medida.

Para uma maior relação com a realidade, cada um dos 4 participantes aferiu 4 vezes, sendo todas as medidas realizadas em milímetro. E foi realizada a média, desvio padrão e incerteza da medida.

2. OBJETIVOS

  O experimento foi feito com o objetivo de calcular o volume das peças, por meio das medições feitas com a trena. Seguindo o procedimento de encontrar a média das 4 medições feita pelos integrantes utilizando a incerteza da trena.

 

3. MATERIAIS E MÉTODOS

3.1 Material Utilizado

Para realização do experimento, utilizamos um Bloco retangular em vidro acrílico, um Cilindro em aço, um Corpo de alumínio, uma Manga redonda, uma trena e um Pino de apoio.

 

3.2 Procedimento Experimental

Durante a prática fizemos a medição com a trena dos componentes. Primeiramente medimos o bloco cilíndrico em vidro acrílico, cada dimensão foi feita por cada integrante do grupo, primeiro medimos seu comprimento, depois sua largura e por último sua espessura registrando os valores em uma folha de papel, nas medições apoiamos a extremidade da trena na quina do bloco e alinhamos a escala da trena com a lateral do bloco. Após, medimos o Cilindro de aço, cada dimensão foi feita por cada integrante do grupo, primeiro medimos seu diâmetro, depois sua altura registrando os valores em uma folha de papel, apoiamos a extremidade tangenciando o cilindro e colocando a escala ao centro, a altura foi feita apoiando a extremidade da trena na quina e estendendo até a outra extremidade. Após, medimos o Corpo de alumínio, cada dimensão foi feita por cada integrante do grupo, dividimos as dimensões em duas partes, na primeira medimos o diâmetro e a altura do cilindro grande do corpo e na segunda medimos o diâmetro e a altura do cilindro pequeno registrando os valores em uma folha de papel, essas medidas foram feitas na mesma metodologia do cilindro de aço. Por último medimos a Manga redonda, inicialmente medimos o diâmetro interno e externo mais o comprimento externo, já a profundidade usamos uma medição indireta utilizando a parte menor do Pino de aço e marcando quando ele tocou o fundo, após medimos esse comprimento.

 

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO

Após realizarmos o procedimento registramos todos os valores, e calculamos a media de cada dimensão, para efetuarmos o calculo dos volumes. E discutimos sobre a incerteza das medidas que por ser muito pequenas adotamos a incerteza da metade da menor medida que se encontra na trena utilizada, 0,05 cm sendo a menor medida 1 cm. Abaixo seguem as tabelas com os valores e o e forma utilizada para calcular:

Tabela 1: Bloco retangular em vidro acrílico

Bloco retangular em vidro acrílico

Comprimento em cm


Largura em cm


Espessura em cm

5,00 + 0,05

4,00 + 0,05

2,00 + 0,05

Volume em cm³:  40,00 + 0,05

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (241.3 Kb)   docx (39 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com