TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Meio Ambiente

Por:   •  19/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  471 Palavras (2 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 2

A cultura, essa capacidade que permite ao homem reproduzir o mundo dinamizando a existência dos indivíduos que existem. O fato de estar sempre criando ou recriando sua obra ou suas manifestações faz da cultura uma das marcas mais tipicamente humanas, pois é principalmente pela sua capacidade de recriar o mundo e as manifestações culturais que o homem se diferencia dos demais existentes: por ser cultural deixa de ser apenas homo para ser sapiens. (CARNEIRO, 2009)

A formação de uma cultura nacional contribuiu para criar padrões de alfabetização universais, generalizou uma única língua vernacular como o meio dominante de comunicação em toda a nação, criou uma cultura homogênea e manteve instituições culturais nacionais, como, por exemplo, um sistema educacional nacional. Dessa e de outras formas, a cultura nacional se tornou uma característica-chave da industrialização e um dispositivo da modernidade. (Hall, 2005)

Portanto, aliado a cultura têm-se o trabalho e suas formas de desenvolvimento. O trabalho se origina a partir da vontade do homem produzir o que necessita, ao mesmo tempo que busca a sua sobrevivência. Ou seja, entendendo as várias concepções de trabalho, pode-se afirmar que o homem está cada vez mais dependente dele e que forma a sua cultura a partir dele.

De forma mais clara, o trabalho, paralelo aos modos de produção, domina o modo de comportamento do ser humano ao longo dos tempos, esses determinarão a execução e a organização do trabalho. Toda sociedade é um momento no processo histórico, e só pode ser apreendida como parte daquele processo. O processo histórico significa a forma pela qual o homem produz sua riqueza e que com os processos sociais. A exemplo do escravismo, feudalismo e capitalismo estabelecem direcionamento para o futuro dos processos de trabalho e organização humana. (OLIVEIRA, 2003)

Portanto, o homem ao produzir sua identidade, sua cultura, sua forma de se caracterizar perante os outros seres humanos, assim como quando forma os seus hábitos e costumes próprios, também cria, ao mesmo tempo, o modo de produzir do seu trabalho. Uma comprovação disso é possível ao se observar como se pode identificar diferentes épocas da história a partir do modo de trabalho que se utilizava. Como exemplos, a caça está atrelada ao tempo das cavernas, a escravidão e os latifúndios é automaticamente ligada o Brasil Colonial, e o uso de máquinas e longas jornadas de trabalho sem direitos do trabalhador é uma maneira de identificar a Revolução Industrial. A partir destas análises, é possível perceber e entender a cultura das sociedades em cada época.

LIBÂNEO J.C; OLIVEIRA J.F; TOSCHI M.S. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo, Cortez 2003.

CARNEIRO, Neri de Paula. Uma Antropologia da Cultura* III: Cultura: a criação humana. 2009. Disponível em: Acesso em: abril 2016

A identidade cultural na pós-modernidade / Stuart Hall; tradução Tomaz Tadeu da Silva, Guaraeira Lopes Louro – 10. Ed. - Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (50.3 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com