TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo de relatório de estágio de engenharia

Por:   •  16/1/2016  •  Relatório de pesquisa  •  819 Palavras (4 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI[pic 1][pic 2]

INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Recuperação do metanol

Integrantes: Felipe Donato

                     Jessica Vanessa Pereira

Márcia Marinho Reis

Matheus Augusto Cunha

Raphael Albuquerque

Disciplina: Química Tecnológica II                                

Professor: Juan Pedro Roa

Diamantina

Julho / 2014

  1. INTRODUÇÃO

O processo de produção de Biodiesel  utiliza uma reação de Transesterificação de duas etapas, seguida pelas etapas de neutralização e lavagem. A reação de Transesterificação de duas etapas converte aproximadamente 100% dos triglicerídeos presentes no óleo ou gordura em biodiesel (éster metílico).

A recuperação de metanol é uma das partes mais importantes do processo de produção, a seguir à reação. Pouco mais de metade do metanol utilizado no processo de reação é efetivamente consumido, deixando quantidades elevadas no biodiesel e no glicerol. Com os preços atuais do metanol, isto significa que qualquer produtor de biodiesel, simplesmente não se pode dar ao luxo de desperdiçar quase metade do metanol que compra.

O metanol excedente é recuperado e o biodiesel é seco na mesma etapa. Ao final, o biodiesel é resfriado e filtrado para a remoção de possíveis impurezas formadas a temperaturas inferiores à ambiente. Na recuperação do metanol, o mesmo excedente é recuperado do biodiesel, da glicerina e das matérias graxas, depois é retificado para atingir um grau de pureza acima de 99%, para ser reutilizado no processo.

O metanol é um álcool de fórmula CH3OH que embora seja considerado como parte dos GNC (gases não condensáveis), é líquido nas condições atmosféricas o ponto de ebulição está em torno dos 64,9 ºC, sua densidade é de 790 KG/m3e seu poder calorífico é de 5420 Kcal/Kg. Proveniente da madeira acompanha o licor negro do processo de cozimento da celulose e é em sua maior parte vaporizado nos primeiros estágios de evaporação. No caso de instalações que utilizam sistema de pré-evaporação com segregação dos condensados é possível a retirada da maior parte do metanol já neste primeiro estágio.

  1. OBJETIVO
  1. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
  1. Materiais
  • 2 corpos universais
  • Balança
  • Manta aquecedora
  • Proveta
  • Agarras
  • Destilador reto
  • Proveta
  1. Procedimento

Da pratica passada foi separada a glicerina e outros, dos outros componentes do biodiesel, que será utilizada para destilação do metanol para uso futuro. Ao retirar o metanol ia ser feito a pignometria (medida de densidade com o grau de precisão grande) mas não houve tempo.

Primeiramente foi montado o destilador simples, nele há um balão com cabeça de destilação e nesse foi acoplado um destilador reto e foi preso com algumas agarras (para não ter movimento) e com isso começou o processo de destilação. Todo o condensador reto que foi utilizado tem 2 entradas, uma entra agua (sempre na parte de baixo) e sai pela parte de cima, essa agua tinha que estar em circulação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (292.6 Kb)   docx (316.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com