TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modulo Atividades Teoria das Restrições

Por:   •  16/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.295 Palavras (6 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 6

Módulo 6 – Teoria das Restrições (TOC)

Desenvolva as atividades abaixo:

  • Quais os três objetivos operacionais básicos que o OPT/TOC considera? Discuta sucintamente cada um deles. Quais as vantagens, de acordo com os defensores do OPT/TOC, do uso desses três objetivos em vez dos tradicionais?

             

            Os principais objetivos operacionais básicos que o OPT/TOC considera são: Throughput, Inventory e Operating expenses. O Throughput é a maximização dos produtos vendidos, medindo a taxa com que o sistema gera lucro por meio das vendas. O Inventory é sobre reduzir os níveis de estoque do sistema. Por fim, o Operating Expenses é a redução dos custos operacionais. Esses custos se referem ao que o sistema OPT gasta para transformar os estoques em fluxos.

            A principal vantagem em relação ao sistema operacional tradicional é que o sistema produtivo devido as diversas estações de trabalho se torna uma única unidade, fazendo assim com que a concepção do andamento e tempo de produção sejam aplicados na gestão de programação.

 

  • O OPT/TOC considera que há dois tipos de recursos dentro dos sistemas produtivos. Quais tipos são esses e por que mereceriam tratamento diferente?

            Os dois tipos de recursos são: Recursos não restritivos e Recursos restritivos. Ambos merecem tratamento diferente pois de acordo com o OPT, é impossível balancear a capacidade de grande parte das situações, por conta da variedade de produtos processados nas unidades produtivas.

  • Qual a diferença entre “ativar” um recurso e “utilizar” um recurso?

            Utilizar um recurso é basicamente ele estar em atividade naquele momento, contribuindo assim para a produção final. Já "Ativar" um recurso é coloca-lo em atividade, sendo o seu ganho de produção não constante, pois é limitado pelo recurso gargalo.

  • Em termos do sistema OPT/TOC, o que são os lotes de processamento e de transferência, qual a relação entre eles para um recurso e quais as principais vantagens de considerar ambos como diferentes?

            O lote de processamento é o tamanho do lote que será processado antes que o mesmo seja preparado para o processamento de outro item. Já o lote de transferência é a fração do lote de processamento.

            O lote de processamento está relacionado ao recurso gargalo, tendo a vantagem de que este recurso produz o maior lote possível visando a diminuição do tempo de preparação gasto no recurso gargalo.

            O lote de transferência está relacionado aos recursos de não-gargalo, tendo como vantagem a utilização do tempo ocioso destes recursos para aumentar o tempo set-ups, aumentando assim a flexibilidade dos recursos e consequentemente reduzindo o tempo de passagem dos produtos pela fábrica.

  • Descreva sucintamente o funcionamento do mecanismo de drum-buffer-rope do OPT/TOC.

           

            O mecanismo tem como função programar as atividades da produção, para otimizar o processamento dessas atividades. O mecanismo é dividido em Tambor-Pulmão-Corda.

            O Tambor determina o ritmo para a restrição, determina em detalhes as restrições com todos os itens que devem ser produzidos, quantidades e horários de início e fim.

            O Pulmão é um mecanismo de tempo utilizado para proteger o gargalo. O pulmão é medido em unidades de tempo e atua como um "fôlego" fazendo com que o gargalo nunca pare, para que a produção nunca seja afetada.

            Por fim temos a Corda que sincroniza a fábrica e determina a liberação dos materiais na cadeia de suprimentos. A Corda assegura que a liberação será feita na quantidade exata necessária e processada pela restrição. Ela garante também que o níveis de estoque no processamento não aumentem.

  • Quais os passos a serem seguidos para bem gerenciar um sistema produtivo utilizando o OPT/TOC? Descreva sucintamente cada um.

             Os passos a serem seguidos são os princípios do OPT, que servem para auxiliar o mecanismo e deixa-lo o mais próximo da perfeição possível.

            O primeiro é equilibrar o fluxo e não a capacidade, que é basicamente focar no balanceamento da capacidade e após isso estabelecer um fluxo de materiais. Outro passo é que a utilização de um recurso não gargalo não é determinada pela sua disponibilidade, a produção deve ser baseada na maior capacidade do gargalo.  

            Há diferença na ativação e utilização de um recurso e tempo ganho no recurso gargalo, é tempo ganho para o sistema global. Diferentemente do tempo ganho em um recurso não-gargalo, que não resulta no ganho de lead time.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (214.8 Kb)   docx (166.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com